Olá pessoal!

Viajar é muito bom não é? E se for gastando pouco? Pois é, podemos começar pelo meio de transporte mais em conta, o trem.

Como todo transporte, andar de trem tem suas vantagens e desvantagens, mas não deixa de ser uma viagem prazerosa.

– As passagens são muito mais baratas que os transportes rodoviários ou aéreos, porém a viagem pode durar um dia inteiro.

1

– Existem duas classes, a classe executiva, que possui ar-condicionado, e a econômica que não possui, portanto as janelas ficam abertas e isso faz com que os passageiros se sujem de minério quando o trem cruza com os trens de carga.

– O trem liga diversas cidades, uma vez embarcado o passageiro não desce do trem enquanto não chegar ao seu destino, entretanto é possível andar por todos os vagões do trem.

– De tempo em tempo, funcionários do restaurante passam com carrinhos oferecendo lanches para serem comprados. Existe um vagão chamado Carro Restaurante onde se vende e se prepara os lanches e refeições, em outro vagão encontramos mesas e cadeiras usadas para realizar as refeições.

2

– Há uma área com cadeiras, pequenas mesas e tomadas para serem utilizadas com laptops, celulares, e outros aparelhos eletrônicos.

3

– Entre alguns vagões há uma área aberta onde ocorre o embarque e o desembarque, e quando o trem está em movimento é possível ficar lá vendo a paisagem.

4

 

5

– O trem Vitória-Minas, parte de Belo Horizonte e chega à cidade de Vitória e vice-versa, ligando diversas cidades de Minas e do Espírito Santo. Na imagem abaixo, é possível ver o nome das estações e das respectivas cidades.

6

Espero que esse post deixe vocês animados para viajar de trem!

7

Dúvidas, críticas e sugestões: [email protected].

Beijocas!

assinatura_raquelw

  • Josiane Borges

    Caramba! Não sabia que ainda existia trem para viagens no Brasil !
    Meu pai conta que ele ia, quando criança, do Paraná à Campinas de trem e que a viagem levava mais ou menos 1 dia e que como eles eram pobres, vinham na classe econômica, e que os bancos eram de madeira, sem almofadas.
    Mas essa linha Paraná-Campinas não existe mais e há muito tempo… triste, pq o trem além de ser mais barato é um transporte mais limpo, que não agride tanto a natureza como os rodoviários ou aéreos.
    Poderíamos ter trens cruzando esse país todinho! já pensou? seria muito gostoso!

  • Flavia

    Que legal, mas faltou mais informações, sobre de onde pra onde é possível viajar assim e quem sabe ate um site para buscar mais informações.

  • Nayara

    Delícia viajar de trem!!! Fiz uma viagem desses há uns 10 anos atrás!!! Levou um dia inteiro de BH para Vitória, mas valeu super a pena!!!!

  • Bruna Santos

    Já tem um tempo que tenho vontade de fazer essa viagem!!!! Muito delícia, rs

  • Pri Nascimento

    Obaaaa o Morando voltou!!! Já estava me sentindo uma louca, entrando todos os dias e não tendo posts novos =/

    Sobre viajar de trem deve ser muito legal, pena que existam pouquíssimas linhas de viagem no Brasil.
    Eu já andei em 2 turísticas, Bento Gonçalves x Garibaldi-RS e Mariana x Ouro Preto-MG, e achei o máximo, imagina efetivamente viajar!

    Bjs

  • Camila

    Uma vez andei de Maria Fumaça! Tiradentes x São João del Rey!

    Parece volta no tempo!!

    Muito legal!!

    [eba! MSG voltou!!!]

  • Que saudade de quando eu viajava de trem!

  • Isabella Rabello

    Eu viajo sempre de trem, mas fiquei com uma dúvida: essa foto do vagão restaurante é do Trem da Vale mesmo? É que vou sempre de BH pra Governador Valadares, e o vagão restaurante é bem diferente, com as cadeiras em formato de “banco”, tipo parte de trás do carro.

    A diferença no preço pra viagem de ônibus é gritante, fora que é muito mais confortável. No meu caso, nem fica tão mais demorado. Em média, são 6h de ônibus, contra 7h de trem, porém, se tiver acidente na estrada, lá se vão mais horas. Além disso, no trem dá pra andar, ir pro restaurante, plugar o notebook nas tomadas que têm nos vagões, no vagão biblioteca e no vagão restaurante (quando esse tá vazio, claro), comer, ler, enfim, é uma viagem muito prazerosa e que não cansa.

    Ah, sempre vou de executivo, pq a diferença é pouca e não chego “preta” de minério no destino… As vezes que fui de econômico, minha alergia a pó atacou e fiquei espirrando o tempo todo #fail #ficaadica
    O executivo é um pouco mais caro (pouco mesmo), e sai mais barato que ter que tomar remédio pra alergia depois. Porém, o econômico é bem mais animado, com crianças brincando, gente tocando violão, uma alegria só!

    Fiquei tão triste quando eles tiraram as tvs dos vagões… Adorava ficar vendo aqueles filmes clássicos que passavam. Vi Mary Poppins umas 3x em viagens rsrs

    É uma viagem que vale muito a pena, nem que seja um bate e volta até a estação de Dois Irmãos ou Barão de Cocais, como sugeriu uma leitura aí em cima.

    • Raquel Wittig

      Olá Isabella! Essas fotos são do trem da Vale mesmo. Eu faço muito o trajeto de BH para GV e vice-versa, e de GV pego o ônibus para Teófilo Otoni.
      Bjos.

  • Pâmela

    Ai que delícia.. pena que aqui no interior de São Paulo não tem disso =/
    Seria ótimo poder ir daqui para o Rio assim de trem rsrs

  • Acho a ideia do post mto boa, porem faltou muitas informações… demorei pra achar no post que esse tipo de trem é só em MG.