Tudo e mais um pouco sobre jardim suspenso


Você mora em apartamento pequeno e tem dificuldade em encontrar um jeito funcional e bonito para ter um espaço com muito verde no apê? Pois eu acredito que a solução para esse problema seja bastante simples e se chama jardim suspenso. A ideia não é nova e já aparecia nas samambaias na casa da sua avó, mas a forma de pendurar os jardins ficou um pouco mais moderna. e, por isso, quero contar para vocês tudo e mais um pouco sobre jardim suspenso.

a história desses jardins é bem mais antiga do que os nossos avós

Só para entrar no clima, acho bacana falar que a história desses jardins é bem mais antiga do que os nossos avós. Conhecem a famosa música cantada pela Rita Lee: “Suspenderam os jardins da Babilônia…”? Pois é! Essa frase não é em vão e Rita Lee não criou um novo lugar. Os primeiros jardins suspensos dos quais já ouviram falar foram construídos na Babilônia a mando do rei Nabucodonosor, no século VI a.C.

Esses jardins se tornaram uma das principais obras arquitetônicas e são considerados uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, mesmo não havendo registros de sua existência em pesquisas arqueológicas. Tudo o que se sabe sobre eles estão em documentos antigos. Dizem que eram compostos por cerca de seis terraços construídos como andares, dando a idéia de serem suspensos. Os andares tinham cerca de 120 m², apoiados por gigantes colunas que chegavam a medir até 100 metros. Cada superfície era adornada com jardins botânicos que continham inúmeras árvores frutíferas, esculturas dos deuses cultuados pelos acádios e cascatas, situadas em uma planície retangular.

Mas, voltando aos dias de hoje, o que antigamente foi uma das maiores obras construídas atualmente tem o papel inverso: é pensado para otimizar espaços e ocupar a menor área possível dentro de um apê pequeno em uma cidade grande. E eles ainda possuem muitos outros benefícios, como deixar a paisagem urbana mais bonita; proteger as pessoas do calor dos edifícios e da sensação de abafamento; melhorar a qualidade do ar e a acústica; dar sensação de bem-estar pelo contato com a natureza; cuidar da fachada das edificações contra chuvas; e oferecer perfumes naturais deliciosos.

escolhendo as plantas certas e também os objetos, dá pra fazer jardins suspensos incríveis

Com tantas qualidades, eu sei que você, assim como eu, já está imaginando como ficará o seu jardim no seu apê. Pois fique sabendo que, escolhendo as plantas certas e também os objetos, dá pra fazer jardins suspensos incríveis. E eu vou ajudar, primeiramente, com quatro dicas de como se organizar e escolher as espécies ideais para colocar a mão na massa. É o seguinte:

  1.  As melhores plantas para ter nestes jardins pendurados ao teto são as espécies que não precisam ser muito regadas, pois, com as jardineiras lá no alto,o trabalho não fica tão simples quanto parece.
  2. De preferência, escolha um lugar próximo à janela para montar seu mini jardim suspenso. Dessa forma, as plantas podem “pegar sol” ocasionalmente e crescerem mais fortes e saudáveis.
  3. São muitas as espécies de plantas que podem ser plantadas nesses jardins. As mais adequadas são samambaia, dinheiro-em-penca, lambari-roxo, peperômia, barba de serpente e aspargo-pendente.
  4. É preciso tomar alguns cuidados especiais na manutenção do jardim vertical. Fique sempre atenta à irrigação e drenagem dos vasinhos, colocando o dedo nos vasos para ver se o solo não está muito encharcado ou muito seco. É bom escolher a espécie recomendada para o tipo de clima e iluminação onde o jardim será instalado.

Tudo e mais um pouco sobre jardim suspenso

Algumas pessoas chamam os jardins suspensos de jardins verticais.

Algumas pessoas chamam os jardins suspensos de jardins verticais. Embora não sejam exatamente a mesma coisa, eles realmente se confundem e até mesmo podem ser considerados sinônimos. O que os difere, na verdade, é que os jardins suspensos são pendurados e os verticais ficam presos em uma parede ou algo parecido. De qualquer forma, ambas são formas de aproveitar melhor o espaço e deixar o lar doce lar mais bonito.

Tendo todas essas informações em mente, é hora de pensar a melhor maneira de construir esse jardim de acordo com o restante da decoração do seu apê. Afinal de contas, além de toda facilidade e vida que os jardins suspensos oferecem, é importante transformar o ambiente em um local ainda mais bonito. Não vai sair pendurando tudo por aí sem nenhum cuidado, não é mesmo? Ainda bem que chegou a vez de apresentar a vocês algumas ideias fofas, divas e fáceis de fazer. Escolha uma e acrescente o seu toque especial. Confira!

Tudo e mais um pouco sobre jardim suspenso

Tipos de jardins suspensos

Treliças e Vasos

Materiais:
• Treliças e vasos meia lua;
• Terra;
• Adubo natural;
• Mudas de flores e hortaliças.

Passo a Passo:
• Plante as verduras e hortaliças nos vasos;
• Chumbe uma treliça metálica à parede ou muro;
• Coloque os vasos meia lua na treliça;
• Adube e regue a plantação.

Fibra de Coco

Materiais:
• Painel de fibra de coco terra;
• Adubo natural;
• Mudas de flores e hortaliças.

Passo a Passo:
• Impermeabilize a parede que irá revestir com o painel;
• Fixe o painel com parafusos;
• Plante, adube e regue a plantação.

Blocos de Concreto

Materiais:
• Blocos de concreto (modelo 12’’);
• Terra;
• Adubo natural;
• Mudas de flores e hortaliças.

Passo a Passo:
• Junte os blocos de maneira desordenada para que haja alças (veja o exemplo na imagem), nestes espaços que as plantas serão cultivadas. A quantidade depende do espaço disponível;
• Plante, adube e regue a plantação;

 

Agora que já tem as dicas e as ideias começar a preparação do seu jardim suspenso, vai mais uma curiosidade pra você: lembra quando contei sobre os jardins da Babilônia? Então, eles foram construídos para alegrar a amada esposa de Nabucodonosor, a Rainha Amyitis, que sentia saudades das montanhas verdejantes de sua terra natal, Medes, muito montanhosa e cheia de pastagens. Nabucodonosor decidiu recriar a paisagem natal de Amyitis construindo uma montanha artificial e um jardim na parte superior.

Tudo e mais um pouco sobre jardim suspenso

nossos pequenos apartamentos nos aproxima daquilo que há de mais puro e importante para qualquer ser humano: a natureza.

Se pensarmos bem, nós também decoramos e construímos nossos lares para que ele nos lembre de algo especial e que nos deixa saudades. Os jardins suspensos em nossos pequenos apartamentos nos aproxima daquilo que há de mais puro e importante para qualquer ser humano: a natureza.

NO COMMENTS