Eu rolo de rir internamente quando alguém fez uma carinha de pouco caso para os nossos blogs. “Blog de gente pobrinha” eles pensam. Um dia meu amigo disse: “Que nada! Blogs de gente inteligente! isso sim!”. Certíssimo! e não é por que são meus que puxo sardinha. Mas pelo simples fato de que se você está aqui é porque está buscando uma vida feliz, organizada e sem desperdícios de tempo e de dinheiro, não é verdade? Por isso que pra você, pessoa inteligente e antenada, eu vim falar sobre Economia Compartilhada. Já tinha ouvido falar desse termo?

Economia compartilhada é a última “moda” da tecnologia e do bem viver. Refere-se a empresas e pessoas preocupadas com o futuro do planeta e de seus finitos recursos. Por isso, desenvolvem produtos e soluções visando um consumo muito mais moderado e uma economia do compartilhamento de tudo: do saber, do espaço, dos pertences pessoais e muito mais. Dá pra aprender e ensinar de graça e até abrir empresa e ganhar dinheiro com ela.

Curioso(a)? Então preste bastante atenção nas maravilhas que te apresento a seguir.

 

economia-compartilhada-o-que-e-isso

“Imagine a seguinte situação. Você precisa ir ao Rio de Janeiro. Em vez de ficar num hotel, você decide alugar um quarto no apartamento do Paulo. Para se deslocar, você pega o carro da Juliana. Em casa, o Rodrigo toma conta do seu cachorro. Detalhe; você nunca os viu antes. Sim, isso já acontece. Tudo se baseia na reputação e na rede de recomendações que surge na internet e se fortalece fora dela. E essa relação entre desconhecidos, comercial e ao mesmo tempo pessoal, em que consumidor e fornecedor se confundem, é a base da chamada economia compartilhada.”

TAB – Uol

Parece muito estranho que em um mundo complexo, violento e frio no qual vivemos hoje, imaginar que coisas como essas dêem certo, não é? Mas ao mesmo tempo sabemos o quanto precisamos de iniciativas humanas e libertadoras como essas. Estamos cada vez mais reféns de empresas inescrupulosas e de seus serviços “meia boca” que custam verdadeiras fortunas. Paga-se cada vez mais caro para receber qualidade cada vez mais duvidosa.

Na Economia Compartilhada você tem a oportunidade de dividir, receber gratuitamente ou a custos muito mais interessantes produtos e serviços de qualidade com atendimento mais próximo e humano. Tem a chance de trocar experiências e se desprender de um sentimento de posse que é egoísta.

“No modelo tradicional, nós produzimos, vendemos e eventualmente nos desfazemos de algo. Nesse novo formato, aquela primeira e única transação dá lugar a muitas outras”, afirma a empreendedora norte-americana Lisa Gansky, autora do livro “Mesh – Por que o Futuro dos Negócios é Compartilhar”.

TAB – Uol

como-me-beneficiar-dela

Existem infinitas formas incríveis de fazer parte desse movimento. Aqui vão algumas.

 

custos-baixos

 

airbnb

Já imaginou se hospedar em lugares fantásticos em suas viagens e pagar valores justos por isso? Uma ilha inteira nas Filipinas por apenas R$123 reais a diária?

Essa realidade é possível através da hospedagem compartilhada pelo Airbnb. Você escolhe para onde deseja ir e o programa indica residências de pessoas comuns, como eu e você, disponíveis na data de sua viagem. Você então escolhe se deseja apenas um quarto ou o lugar todo e filtra outras regalias como: internet wi-fi, cozinha a disposição, hidro, piscina e por aí vai. Os valores comparados a hotéis comuns são realmente atraentes e há toda uma política de reputação entre a rede que categoriza os melhores anfitriões e hospedes. Vale realmente a pena conhecer e experimentar essa nova opção de ambiente particular compartilhado em sua próxima viagem. Estamos planejando usar esse serviço muito em breve pela primeira vez e vocês vão poder acompanhar nossa avaliação geral 🙂

hospedagens-economicas-airbnb

Site | Aplicativo na Apple Store ou Google Play

coworking

Coworking nada mais é que um espaço de trabalho compartilhado entre indivíduos e empresas. São comuns nas grandes capitais e para quem cansou da solidão do home-office ou tem uma pequena empresa e deseja economizar em custos fixos gerais que um espaço individual tem, os coworkings oferecem toda uma estrutura para se trabalhar muito bem e fazer networking. Eu trabalhei alguns meses em um e tinha internet de alta velocidade, cozinha equipada a disposição, fiz diversos contatos bacanas e não me preocupava com a limpeza ou outros custos como aluguel, IPTU, luz e afins. Tudo isso estava dentro do meu pacote de horas mensais e esse valor era infinitamente menor do que se eu locasse um espaço só pra mim.

coworking-sp

Nesse site há uma relação de espaços separados por cidades. Um mais estiloso que o outro!

tripda

Assim como no Airbnb, o Tripda incentiva caronas compartilhadas. Pra você que precisa viajar curtas ou longas distâncias e além do medo de ir sozinho adoraria partilhar os gastos, com poucos cliques você se cadastra via Facebook no site, escolhe se está buscando ou oferecendo a carona, define o trajeto, faz sua viagem e por fim avalia o motorista ou o seu passageiro. São menos carros com apenas 1 passageiro e muito mais sustentabilidade em prol do planeta.

Site | Aplicativo na Apple Store ou Google Play

EatWith

Comer bem pagando pouco está cada vez mais difícil. Nas grandes cidades os problemas são os preços abusivos e a falta de segurança ao transitar pela rua indo, voltando ou dentro dos restaurantes. Nas cidades menores é a escassez que mata. Mas um futuro promissor se aproxima no nosso país vindo de outros: através do Eatwith você escolhe o que deseja comer e na casa de quem. Isso mesmo. Almoços, jantares e até pic nics compartilhados na casa de chefs, aspirantes e curiosos caprichosos da cozinha. Os valores? são ótimos mas o que mais se ganha não é só a economia e sim a oportunidade de conhecer gente interessante do mundo todo e comer comidas diferentes. Em viagens a experiência é ainda mais especial: de comer comida caseira, feito por locais sem ser “afetado” pelas refeições para turistas.

EatWith-sp

Imagem

Site | Facebook

enjoei

Muita gente já conhece o Enjoei mas quem ainda não eu recomendo para a compra de peças lindas, pouco usadas e com preços ótimos. Só tenha cuidado para não gastar os tubos por lá. Aproveite nossas dicas de reutilização e compre somente aquilo que você realmente precisa e pode variar com outras peças do seu armário 😉

Site | Facebook | Aplicativo na Apple Store

 

sem-custos

 

bike-anjo

Quer aprender ou ensinar alguém a andar de bike? Cadastre-se no site do Bike Anjo, uma ONG sem fins lucrativos, e compartilhe essa experiência de forma gratuita com outros usuários do site. É possível encontrar esse serviço em diversas cidades do país e do mundo. Junte-se a eles!

Site | Facebook

tysdo

Sabe todos os seus sonhos e planos de vida? Sabe essa desistência ou esquecimento que são praticamente eminentes? No Tysdo você cadastra todos eles e o passo a passo de como atingir esse objetivos e uma comunidade de amigos e pessoas de qualquer lugar do mundo começam a te incentivar a realizá-los. Milhares de pessoas alcançaram metas antes consideradas impossíveis graças a ajuda do aplicativo e, em breve, vou criar listas de casamento por lá compartilhando meus conhecimentos de como realizar esse sonho dentro do seu orçamento 🙂

tysdo-desejos

Site | Aplicativo na Apple Store ou Google Play

Bliive

Uma rede social para compartilhamento de tempo e conhecimentos. Você cadastra o que sabe fazer bem dispondo a ensinar outros e pode procurar pelo que deseja aprender e solicitar o tempo de quem está ensinando. Já pensou aprender inglês, violão, matemática e tantas outras coisas maravilhosas de graça? Mais de 56.000 pessoas já fazem parte dessa comunidade (eu tô lá, inclusive) que foi fundada por uma garota fantástica de 23 anos, baiana de nascimento e paranaense de criação, a Lorrana.

Bliive – Intro from Bliive on Vimeo.

Site | Facebook

***

E o que isso tem a ver com Simplicidade Voluntária?

Como eu já expliquei, a Simplicidade Voluntária inspira uma vida mais humana, compartilhada e consciente do consumo excessivo da nossa sociedade. Como vocês viram, há serviços pagos (mas ao mesmo tempo mais baratos e super criativos) e muitos gratuitos e igualmente fabulosos. Tudo isso nos faz enxergar uma caminhada muito mais desprendida da grana e promissora da mesma forma.

De todo o meu coração te incentivo a se cadastrar e conhecer primeiro um mundo novo de possibilidades que em breve estará disponível para todos. É a minha torcida, sonho e certeza de que vai acontecer 😀

Beijos da Sam e até mais!

NO COMMENTS