Olá Gente,

 

Eu mudei completamente o post de hoje, porque essa semana foi meio blá para mim, estranha, cansativa e sem animo. Então resolvi falar da minha “doença moderna” que não me larga nunca, já esta crônica! O ESTRESSE!

Deve ter uns 10 meses que eu to na luta minha gente! Novembro do ano passado eu tive um piripaquê daqueles! De ir para o hospital, tudo porque eu achei que ia ser assaltada e iam levar o meu suado salário, mas que nada era a faxineira da agência bancária pulando que nem uma gata para tirar um misero papel do meu lado. Pronto, isso foi o estopim para eu ter uma síndrome de pânico momentânea e a minha pressão que é no calcanhar ir para o infinito e além.  Então o médico pediu para que eu mudasse os hábitos alimentares e fazer exercícios (que eu larguei 3 meses depois). Melhorei um pouco mas não o suficiente.

Meu noivo, que é psicólogo, fez uma ficha para que eu conseguisse avaliar o que me deixava ANSIOSA (outro problema) e estressada.

Clique a aqui para baixar a ficha.

Foto 1 (2)

A ficha você deve fazer pelo menos durante uma semana. Eu destaquei 2 itens:

1 – Está escrito INGLÊS, porque era o curso que eu estava fazendo, mas vocês podem substituir pela atividade extra que vocês fazem: faculdade, pós, aula de música, balé, entre outros.

2 – Técnica é porque toda vez que eu me sentisse ansiosa, eu deveria fazer algo para desviar o foco da ansiedade, por exemplo: ler um livro, ver um filme, escutar uma música calma e respirar calmamente.

 Essa ficha funcionou em partes, porque eu percebi o que me deixava irritada, porque naquele dia eu ficava mal humorada, em que momento do dia eu ficava mais ansiosa, mas não diminui os sintomas do estresse.

 Até que no inicio desse mês vendo um programa de reportagem famoso de sexta à noite sobre ansiedade e estresse, eu percebi que se eu não mudasse não iria viver até os 90 anos (minha meta de vida), que o estresse pode levar a pessoa a desenvolver doenças no cérebro como esclerose múltipla!!!! Entrei em pânico, sou jovem, tenho 26 anos! Não quero uma esclerose! E pior, eu vi que tinha todos os sintomas daquelas pessoas:

– dores de cabeça constantes,

– cansaço excessivo (que muita gente acha que é preguiça),

– não paro um segundo de pensar na vida, logo canso o meu cérebro demais,

– insônia,

– má digestão,

– garganta seca (eu bebo litros de água e minha sede não acaba!),

– falta de ar.

Além de outros, como a doença do trapézio que é uma tensão da nunca até os ombros, eu já estava com dor nessa área!  Dores musculares são sintomas de estresse!

Com isso meu noivo (olha ele ai de novo, ele é lindo por isso vou casar com ele = ) ) comprou um livro chamado: “Caderno de Exercícios para ficar zen em um mundo agitado” de Erik Pigani da Editora Vozes.

No inicio não levei a sério, “livro de auto-ajuda, ah ta! Vai me ajudar, sei…” foi o que eu pensei, mas fui em frente e comecei a ler, e a fazer os exercícios de relaxamento até que eu fiz o teste da pessoa estressada e eu cai para trás, a pessoa mega estressada faz 300 pontos para cima, eu fiz 466!!!! Pessoa assim tem 80% de chances de contrair doenças! Liguei o sinal de alerta vermelho e continuei com os exercícios.

Clique aqui para fazer o teste!

Hoje estou na metade do livro e isso tem 2 semanas que eu comecei a fazer os exercícios que ele mostra e o resultado!!!!  DUAS SEMANAS SEM TOMAR UMA CARTELA DE ASPIRINA INTEIRA, ainda tenho 6 comprimidos! Antes eu tomava todo dia um comprimido no mínimo! Não estou dizendo que você tem que comprar o livro, estou dizendo que temos que diminuir o ritmo das nossas vidas, ter uma vida mais saudável, se queremos ver nossos netos!

Agora aqui vão os exercícios que eu estou fazendo e tem me ajudado muito, são coisas muito simples!

Exercício 1 – Coloca perto de você uma foto de uma imagem que representa calma, quando se sentir agitada olhe para ela!

Exercício 2 – Desacelere o seu dia, escolha um ato do cotidiano que você normalmente faça rapidamente ou de modo rotineiro, por exemplo: fazer café, escovar dente, lavar louças, arrumar papéis, cuidar da pele, tirar maquiagem, entre outros. Faça com calma, respire lentamente e desacelere, concentre-se em tudo ao seu redor, postura, gesto, objeto que você esta utilizando. Desse modo você vive o momento!

Exercício 3 – Comer lentamente. Tente comer entre 20 a 30 minutos, saboreie o prato, coloque pequenas porções no garfo e mastigue lentamente. Tente comer de 3h em 3h. Além de desacelerar, ajuda a emagrecer! =)

Exercício 4 – Escute o silêncio, uma vez por semana, durante dois meses. Depois, uma vez por dia. Desligue a TV, rádio, o que tiver a sua volta, diminua a luz, sente-se confortavelmente e de forma rígida. Com os braços apoiados nas pernas, coloque o dorso da mão esquerda na direita e o polegar direito na palma da mão esquerda. Não aperte e feche os olhos, respire lentamente e focalize a mente na sensação do contato do polegar na palma da mão durante 5 minutos.

Foto 3 (1)

Eu faço outro exercício parecido com o 4 quando eu sinto que estou pensando demais em uma mesma coisas e está me cansando. Eu paro, fecho os olhos, respiro fundo e tento me concentrar na respiração, é muito difícil no inicio, principalmente nos primeiros 2 minutos, mas a mente vai acostumando a focar no movimento de respirar, as vezes eu durmo, mas relaxo muito.

Quando eu aprender os outros exercícios, eu volto e conto como foi. Ok?!

Credito das fotos: Capa Google e exercício 4 do livro

Escrevam suas experiências nos comentários ou me mande um email! [email protected]

Bjokas da Cá

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  • Lilis

    Você ficou assustada com os seus 466 e como eu devo ficar com os meus 604?! rs
    E olha que só tenho 24 anos, e já tomo ansiolíticos duas vezes ao dia, além de fazer tratamento para enxaqueca crônica.. Fuen..
    Chego nem aos 30 então o.O
    Mas o artigo foi perfeito para eu tomar outro chá de consciência. Vou tentar achar o livro pra dar uma lida.
    Beijos e sucesso pra nós.

    • Camila Tahan

      É Lilis… =/ … super tenso! Mas que bom que o artigo te ajudou a repensar! =) …. Depois me dá noticias sobre como vc esta! Vamos diminuir esse numero ne?! bjokas e boa semana

  • Nossa estou com os primeiros dois sintomas!!!
    Tenho que me preocupar.

    • Camila Tahan

      Nathali é melhor prevenir agora, do que chegar ao nível muito alto que nem eu!!! Vamos desacelerar! =)… Bjokas, bom fds e relaxe!

  • Josiane Borges

    Caramba!
    Eu fiz o teste agora, tipo: aconteceu isso, mais aquilo, isso tbm e o resultado: 340!!
    Ai meu Deus!
    Vou comprar chá de camomila agora!! rs
    Muito preocupante isso! tenho q rever meus conceitos.

    …a gente precisa se cuidar muito mais
    ótimo post!

    • Camila Tahan

      Calma Josiane! Não vamos criar pânico! =)… reveja os seus conceitos, tente desacelerar! Vamos dar Xô ao estresse! Bjokas e bom fds relaxante.