Detergente Caseiro

Há uns posts, trouxemos pra vocês uma maneira simples de como fazer amaciante caseiro, tanto para uso próprio quanto para ganhar um dinheirinho com a venda do produto. Continuando na mesma “vibe” economia e sustentabilidade, criamos um post especial para que você saiba como fazer detergente em casa. Afinal, se tem um produto usado por todos e presente em cada casa, esse produto é o detergente. Não tem nada melhor para lavar louça do que ele! Limpa direitinho, não deixa panelas, talheres e outros recipientes engordurados e ainda possui um cheirinho agradável.

Perfeito, né? Hum… Infelizmente, não. A grande maioria dos detergentes não é biodegradável e contamina o meio ambiente. Como assim? Muitos destes detergentes possuem substâncias nocivas ao meio ambiente que, quando caem em redes de esgoto pouco preparadas para um tratamento adequado dos resíduos domésticos e industriais, acabam contaminando a água e o solo. Além disso, é comum que gastemos muito para limpeza e os gastos com o produto acabam pesando no bolso. Ou seja, nada de economia. Por isso, fazer o próprio produto em casa se torna a opção perfeita! Quer ver a receita?

Separe luvas e recipientes e vamos lá!

Ingredientes

  • Base pronta de detergente neutro (½ litro)
  • Água desmineralizada (6 litros)
  • Corante a gosto
  • Essência (15 ml)
  • Cloreto de sódio (115 g) diluído em água desmineralizada (½ litro)

Preparo:

Primeiramente, transfira a base pronta para um recipiente limpo. Acrescente a água desmineralizada aos poucos, misturando lentamente para não criar espuma e deixando a mistura homogênea. Depois, adicione o corante e a essência. Por fim, acrescente o cloreto de sódio diluído na água desmineralizada, aos pouquinhos, até atingir a consistência desejada.

A quantidade dos ingredientes varia de acordo com a sua necessidade. Se quiser fazer mais detergente, é só aumentar cada ingrediente de maneira proporcional. Por exemplo, se utilizar 1 litro de base pronta, a água desmineralizada aumentará para 12 litros. Já se quiser usar apenas 250 ml de base, a água diminui para 3 litros. Ah, outra coisa! O corante e a essência ficam livres para a sua escolha e preferência de cheiro e de cor. O legal é que eles “combinem”. Sabe quando compramos detergente no mercado e o de limão é verde? Então!

Gostaram?

Até a próxima!

PS: Antes que nos esqueçamos: bem vindo ao novo layout do Morando! Gostaram? Se tiverem qualquer problema de navegação ou leitura, nos informem, por favor 🙂

  • Ioná

    Já falei que eu amei nossa casa nova,néh Sam! Tá tudo linnnnndo demais por aqui! E tá tudo funcionando direitinho… (revirei ele do avesso rsrsrs) Fiquei tão empolgada que até sonhei com você! Praaaazer! Já te conheci pessoalmente no sonho (com seu príncipe e um filho lindo de uns 8 anos mais ou menos, ahhhhh!!!! Que doidera, néhhhh, eu sei que vcs não tem, maaas no meu sonho tinham!!! rsrsrsrs. Nem preciso dizer que acordei toda feliz! 🙂 Ah! Receitinha anotada! Vou encontrar onde se vende esses produtos! Bjoooooooooooo!

  • Alessandra Lamunier

    Amei a cara nova do blog.