Petiscos saudáveis, como grãos e frutas secas, fazem um bem danado pra saúde e pra quem pensa que é só de final de semana que o pé atola na jaca, na na ni na não. Na hora que a fome aperta ela é o melhor tempero e o que estiver pela frente vai! Por essa e pelo seu bolso, vou encher seu saco para começar a comer melhor e quem sabe optar por eles.

Tudo o que estou sugerindo nada mais é que um empurrão. Você pode não gostar de um alimento ou outro mas experimentar ao menos ou fazer uma substituição por outra coisa tão saudável quanto, é sua meta daqui pra frente. Fechô?


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Encontrar frutas secas desidratadas, castanhas, nozes e essas coisas todas, em quase todo mercado você encontra. O problema é o preço absurdo, não é? Em São Paulo, 300g de castanhas de caju chegam a custar mais de R$20 em um supermercado de bairro! É diferente pra você que mora no Nordeste e tem acesso mais fácil, economicamente falando, a elas. Então, minha sugestão é, nesta ordem:

  1. Mercadões
  2. Atacadões
  3. Perguntar pro pessoal mais velho onde encontrar aí onde você mora.
  4. Empórios (com o risco de encontrar mais caro).

Em Sampa, capital, nós temos dois lugares maneiros com preço e diversidade de produtos: Zona Cerealista e Mercadão. Para comprar grãos, oleaginosas, cacarecos integrais e farináceos, é na Zona Cerealista. Para frutas secas desidratadas, azeites mais bacanudos, temperos difíceis de achar, frutas exóticas e deliciosas, bolinho de bacalhau e sanduíche de mortadela – HAHAHA – é no Mercadão. Tcherto? Tcherto.

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Amigos, vai de gosto e necessidade no final das contas. Montei essa lista com as últimas paradas de sucesso e seus benefícios para o seu corpinho:

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Castanha do Pará – Auxilia na diminuição do colesterol, por ser fonte de gorduras mono e poli-insaturadas. Combate os radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, pois possui bastante vitamina E. É rico em selênio, mineral que atua na produção de hormônios da tireoide, importante para quem tem hipotireoidismo. É fonte de cálcio e magnésio, dois minerais importantes para os ossos e prevenção de osteopenia/osteoporose.  Fonte: Barra de Cereal

Castanha de Caju – É campeã em gorduras monoinsaturadas – em três unidades você encontra 2 gramas. Sem falar que ela brinda o organismo com fósforo, que ajuda a prevenir a osteoporose, e potássio, essencial para equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos. Fonte: MdeMulher

Nozes – Essa que a gente só come no natal, deveria comer sempre! Possui magnésio, importante ara quem deseja combater a fadiga e resguardar os ossos. Só é importante não exagerar pois as nozes são as que apresentam maior quantidade da versão de gordura poli-insaturada, que é, sim, benéfica, desde que não haja exageros.

Amêndoas – Super nutritivas são ricas em vitamina E, B2, zinco, cobre, fósforo, magnésio e manganésio. diminui o colesterol, previne problemas cardíacos, previne cálculos renais, previne e combate diabetes e por aí vai.

Pistache – É uma obrigação para uma pessoa que sofre de problemas cardíacos. Ele reduz consideravelmente o colesterol LDL(colesterol Ruim) do sangue. Pistache contêm gorduras boas e aumenta o HDL(colesterol Bom) no organismo. Os Pistache são uma fonte de ácidos graxos monoinsaturados como os ácidos oleico, que são poderosos antioxidantes.

Sem sódio, o Pistache se torna significativamente saudável para pacientes cardíacos. Eles são ricos em antioxidantes, como Vitamina A, Vitamina E e luteína. Eles ajudam a reduzir o acúmulo de placas nas artérias e proporcionar atividades cardiovasculares eficientes. A oxidação de LDL é também reduzido por estes antioxidantes.

O Pistache é rico em antioxidantes. Carotenos e vitamina E são encontrados no pistache que pode ajudar na proteção do organismo contra os radicais livres oxidativos. Eles são ricos em gama-tocoferol, que inibe a penetração de radiações nocivas na pele. Pele, próstata e cancro do pulmão pode ser evitado pelo seu consumo. Caceta! Fonte: SaudeDica

Amendoim – Dentre os benefícios da semente, está o aumento da libido. Se você consumir um pouco todos os dias, o alto teor de zinco presente contribui para a maior produção de hormônios sexuais.

Rico em vitamina E, arginina, selênio, potássio, ele também combate a celulite e fortalece os ossos, ajuda na prevenção do câncer, protege o coração, retarda o envelhecimento. Tudo isso porque deixa a defesa do organismo mais forte.
Os benefícios não param, o amendoim afasta a fadiga e o mau humor, fortifica as unhas e cabelos, ajuda na cicatrização, produz energia para o corpo.

Você deve apenas tomar os cuidados necessários para não ingerir muito sal, no amendoim salgadinho e nem exagerar no açúcar no preparo de pratos doces. Fonte: Vida em Paz

Frutas Secas Desidratadas – Para não perderem as frutas que não são vendidas, os produtores as desidratam. Imagine tooooodos os benefícios que uma fruta tem e imagine comendo várias delas juntas. Esse é o benefício master de comprar frutas secas, hahaha. Basta escolher as frutas que mais gosta e montar seu saquinho.

 

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Sem exagero, coloque umas 3 ou 4 unidades de cada tipo em um potinho e leve sempre com você pro trabalho e para qualquer outro lugar onde você vá ficar por muito tempo e precise se alimentar. Em um mundo ideal nós devemos/deveríamos comer de 3 em 3 horas mas se ao menos entre as refeições oficiais rolarem esses petiscos, seu apetite voraz diminui nelas. Você passa a comer com moderação sempre e alcança seus objetivos de saúde e peso.

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Gostaram? Vão tentar também? 🙂

Ah, eu queria contar uma coisa pra vocês. Os posts que comecei estes dias tem o apoio e ajuda da equipe mais querida do mundo ao Morando, a equipe da Lista de Casamento da Ricardo Eletro. São eles os responsáveis pelo incentivo a minha mudança. Se você está gostando dos conteúdos, convido você a conhecer essa lista incrível e tão cheia de carinho como agradecimento ♥

 

Beijos da Sam!

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