Antes que vocês me perguntassem eu já respondo: Cardápio semanal, para que serve e por quê fazer? Porque se não você: perde a vontade de cozinhar, economizar e passa a pagar mais caro em comida pronta. Também pelo fato de que os alimentos estragam se não utilizados e quantas vezes você comprou pensando em usar mas aí veio o cansaço da semana, você não usa e vai para o lixo?

Aqui em casa isso era frequente. Quando eu chego do trabalho eu só penso em banho, comer QUALQUER coisa e cair na cama. Só que comendo qualquer coisa, eram muitas prontas e meu dinheiro indo para o ralo. Comecei o cardápio semanal a pouco tempo mas já consigo notar a diferença. Confesso que às vezes quando a preguiça quer me dominar eu quase abandono a meta. Também há dias que eu não quero encarar o fogão mas também aprendi como driblar esse problema.

Prontos para conhecer essa ideia? 🙂

cardapio-semanal-como-começar

Comecei todos os meus desafios de vida incentivada pela Thais do blog Vida Organizada. Ela ensina tantas práticas ótimas que basta você pegar as que precisam e adaptar para sua vida. O cardápio não poderia ser diferente pra mim pois além dos custos com alimentação eu tinha o grande problema da perda de alimentos (e a preguiça safada de congelar pra durar).

Antes de sair montando seu cardápio, primeiro observe as dicas abaixo na sequência.

1. Além de jantar você(s) almoça(m) em casa?
Então simplifique e faça o dobro do volume da comida para a próxima refeição.

2. Comece simples, cozinhe o que já sabe
Você não vai virar um super chef de cozinha de uma hora pra outra então, elabora pratos simples mas que podem ser variados. Por exemplo: Arroz com feijão, uma carne e legumes cozidos. No dia seguinte você pode variar apenas a carne e o legume. Só não vá começar se estressando e querendo “criar” demais neste momento. Adquira este hábito primeiro, ok?

3. Faça uma lista do que já tem em casa e uma do que falta
Se você puder, grude as duas na geladeira. Use essas lousas imantada ou então envelope sua geladeira com papel contact preto fosco e faça a de lousa. Olha que legal:

ima_recados_geladeira  geladeira-lousa

 

4. Vá ao mercado uma vez por semana
Com a lista do que falta e do que quer comprar para usar na semana, vá ao mercado/feira/atacadão uma vez só por semana. Se você é igual minha mãe, vai colecionando os panfletos dos supermercados durante a semana para comparar os preços e comprar no mais barato, hahahaha. Mas se você não for, não tem problema. O importante é que nos dois casos você não vai ficar no vai e vem e ainda vai se aproveitar da próxima dica.

5. O dinheiro da semana
Falei neste post no Casando que aqui em casa nós começamos a sacar e guardar o dinheiro da semana. Com ele fazemos compras de alimentos no mercado, pagamos as “saídas”, remédios, supérfluos e etc da semana. Se acabar acabou! Tem que se controlar e planejar bem para não gastar horrores com a pizza do sábado e defasar outros ítens.

Essa medida, acredite, nos fez economizar 40% do orçamento geral da casa!

6. Crie suas regras mas não seja cansado por elas
Há pessoas que definem os dias ideais das comidas: sábado é dia da pizza, domingo é macarronada ou churrasco, segunda é peixe, terça…Pense que sua casa não é restaurante para ter cardápio fixo e varie pra não enjoar. A não ser que você faça algum tipo de dieta ou questão MESMO, então ao menos varie os ingredientes da receita: Arroz branco, arroz com brócolis, risoto, arroz com cenoura e por aí vai.

7. Se você não tem contras, então congele
Digamos que você comprou frutas maduras. Ao invés de comer algumas, enjoar das outras e perdê-las estragadas na fruteira, bata-as no liquidificador e guarde em potes no freezer. Bateu aquela vontade de tomar um suquinho natural de novo? é só pegar lá, bater com água e açúcar e pronto.

Isso vale para temperos também. Eu ODEIO cortar cebola e alho. Então, nos finais de semana eu tiro a casca de 4 cebolas grandes e de uma cabeça de alho, bato e guardo picados na geladeira. Durante a semana eu só vou usando, numa nice.

 

poupa-de-suco-natural-congelar

temperos-picados-naturais

 

agora-e-a-hora

Bom, o bacana é escolher um dia para as compras, certo? então digamos que seja no sábado. Você olha sua lista do que tem, escolhe as receitas da semana, anota, e já sabe o que está faltando para fazê-las e sai para comprar. Duas outras dicas importantes são: não ir com fome e procurar pelos produtos gondolas acima ou abaixo que tem preços mais em conta.

Na volta pra casa, tudo o que puder ser organizado e antecipado, como a dica do congelamento, é a hora. Há pessoas que preparam as marmitas da semana toda e juro que isso é maneiro, inda mais se você está em busca de saúde: quando se trata de preparar a comida que vai viajar nem sempre nos empenhamos na salada. Preparando antecipado podemos pensar nisso também.

Esse é o cardápio desta minha semana em casa. Ele está tímido pois fiz promessa a vocês de começarmos juntos num START semana que vem. Então não repare a bagunça mas pegue a ideia:

cardapio-semanal-como-fazer-o-seu

 

download

Criei uma planilha com a ajuda do Excel que além da programação do menu semanal, há as listas do que tem e do que vamos comprar. Imprima, escreva a lápis, grude na geladeira mas também tenha a liberdade de criar a sua, como desejar.

clique-aqui-download

 

Espero que tenham gostado e comecem ainda hoje a criar as listas de compras para o final de semana. No sábado será o meu dia e logo pela manhã, se você passar aqui no Morando, virá que eu deixei um post incentivo com dicas do que comprar independente do que for cozinhar.

Belêz?

 

Beijos da Sam!

NO COMMENTS