Olá, leitores do MSG 🙂

Trago hoje pra vocês uma dica de lugar muito legal que acabou de reabrir aqui no Rio, além de uma dica de exposição bem bacana pra visitarem. E, pra melhorar: sem pagar nem R$ 1!

Minha sugestão é que conheçam a Biblioteca Parque Estadual, localizada na Av. Presidente Vargas, bem no coração do Centro do RJ. E olha que coisa boa: até 15 de Junho está acontecendo uma exposição sobre a vida e a obra do nosso “Poetinha” Vinícius de Moraes.

Bom, eu tenho uma história de amor com a Biblioteca Parque Estadual, que antigamente chamava-se Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro. Quando eu estudava no Centro do Rio, era frequentadora assídua da Biblioteca do Estado, localizada no número 1261 da Av. Presidente Vargas, ao lado do Campo de Santana (Praça da República) e no comecinho do SAARA (ótimo lugar pra comprar bugigangas – que fica prum outro post).

Foi lá que peguei muitos livros emprestados, que me distraíam nas longas viagens de ônibus de volta pra casa depois das aulas. Pra minha tristeza, a biblioteca foi fechada em 2008 pra reforma 🙁 Devo admitir: achei que ela não ia reabrir nunca mais, afinal foram mais de 5 anos fechada!

Mas, pra alegria dos amantes dos livros, ela reabriu esse ano e tá LINDA 😀 O projeto de decoração é assinado pela Bel Lobo – sim a linda do “Decora”, da GNT. Além de um acervo de mais de 200 mil títulos, ela conta agora com um acervo de filmes com 20 mil títulos, acervo de músicas, teatro, auditório, loja, café e bicicletário. Aliás, todo o prédio é pensado pra estar em sintonia com a natureza – mais um ponto pra eles.

Os visitantes também contam com diversos espaços pra desfrutar sua leitura, como puffs e poltronas, além de espaços pra assistir aos filmes. Quem quiser pode pegar um livro emprestado, basta fazer a carteirinha (leve comprovante de residência e RG), mas infelizmente os filmes ainda não estão disponíveis pra empréstimo.

bpe bem vindo
bpe sala_de_leitura_Fotos: Secretaria de Cultura do RJ

exposicao-vinicius-de-moraes

E, pra comemorar a abertura, está acontecendo na Biblioteca Parque Estadual uma exposição de comemoração pelos 100 anos do nascimento do maravilhoso Vinicius de Moraes, o poetinha. A exposição multimídia Vinícius de Moraes – 100 anos faz um panorama da obra do Vinicius através de seus poemas, músicas, textos, fotos e trechos de entrevistas, além de palestras e shows. Ela vai até o dia 15 de junho de 2014, e a biblioteca funciona de terça a domingo, das 10h às 20h – inclusive nos feriados. Nos dias de shows, são distribuídas senhas 1 hora antes de seu início.

vm-autografando-livro

vm-e-o-violaoFotos: Vinícius de Moraes.com

Programação

Quartas-feiras:
19 h (distribuição de senhas 1 h antes)
Entrada Franca

Teatro (240 lugares)
02/04: Show com Adriana Calcanhoto
16/04: Leitura da peça Orfeu com Nós do Morro
23/04: Show com Miúcha
30/04: Show com Toquinho
21/05: Show com Mariana de Moraes
04/06: Show com Paula Morelenbaun
11/06: Show com Edu Lobo

Auditório (90 lugares)
09/04: “Uma conversa sobre Orfeu da Conceição’, mesa com Haroldo Costa e João Máximo
07/05: Palestra “A produção literária de Vinicius de Moraes e sua relação com o mercado editorial”, mesa com Eucanaã Ferraz e Luiz Schwarcz
14/05: Palestra “O Rio dos anos 50 e o surgimento da Bossa Nova”, com Ruy Castro
28/05: “A obra poética de Vinicius de Moraes”, mesa com Antônio Cicero e Paulo Henriques Britto

Então, se você é carioca e tá querendo fazer um programa bacana, ou se você é turista passeando pelo Centro e quer dar um pit stop pra relaxar, acho que a Biblioteca Parque Estadual é a pedida!

como-chegar

Ônibus:
Intermunicipais com destino ao Terminal Rodoviário Coronel Américo Fontenele, além de diversas linhas que passam pela região, como todas as linhas com ponto final na Central do Brasil.

Metrô:
Estações Presidente Vargas ou Central.

Trem:
Estação Central do Brasil, da SuperVia

expos-mis-servico

BPE – Biblioteca Parque Estadual
Av. Presidente Vargas, 1261
Centro – Rio de Janeiro/ RJ
Tel. 2332-1309

As obras incluem adaptação para portadores de necessidades especiais 😉

Mais informações pelos sites da Biblioteca Parque Estadual, da Secretaria de Cultura do Rio e das comemorações dos 100 anos de Vinícius de Moraes.

 

Tomara que vocês gostem de lá tanto quanto eu gosto!

Beijinhos,

assinatura_raquel-albuquerque

  • Priscila Medeiros

    Nossa que linda!
    Sempre passei por lá e ficava louca pra entrar mas acabei nunca indo, ai depois ela fechou e nunca mais vi aberta 🙁
    Agora que vi as fotos estou ainda mais louca pra ir la!!!! Não tinha noção de que tinha ficado tanto tempo assim fechada…. Mas, que bom que reabriu né? *-*

    Beijos

    • Muito bom mesmo, Priscila. Tenho uma invejinha de quem trabalha no Centro e pode passar a hora do almoço lá.