Oi Gente,

Hoje eu vou falar de uma coisa que me aconteceu há alguns meses. Eu e minha família vamos acolher duas peregrinas para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), e o grupo que organiza a acolhida me perguntou o seguinte: “Sua casa é acessível? Tem como acomodar pessoas com alguma dificuldade de locomoção ou visual?” E a nossa resposta: Não! Eu fiquei chateada, por ser arquiteta e nunca ter reparado nisso, por ter uma pessoa idosa em casa e nunca ter pensado em melhor a qualidade de vida dela. Enfim, ninguém pensa nisso até se deparar com a situação. Então, resolvi abordar esse assunto e vamos reparar como acontece nas nossas casas e no nosso trabalho, porque não?! Vamos melhorar a qualidade do espaço no trabalho também!

O post é todo baseado na NBR – 9050, que é a norma de acessibilidade vigente. Simbora pessoal!

Portas

Esse é um item complicado: geralmente as portas de entrada da casa tem 80cm de largura, de banheiro tem 60 cm e do quarto e cozinha tem 70cm, mas e se você tem alguém da família, um amigo, ou se você mesmo/a é cadeirante, a cadeira só vai passar pela porta de entrada. E o restante? A pessoa não vai poder ir ao banheiro sem ajuda? Esse é um item que só pode ser ‘consertado’ se quebrar, então se você está reformando a sua casa, que tal aumentar a largura das portas? O mínimo segundo a norma é de 80cm.

Foto 1

Maçanetas

Sempre utilize maçanetas de alavancas, maçanetas redondas são difíceis de manusear. Instale a maçaneta entre 90cm a 110cm do chão.

Foto 2Interruptores e tomadas

A norma tem essa tabela com as alturas. Nos meus projetos eu geralmente coloco as tomadas e interruptores com 1m de altura, porque se para um cadeirante e uma senhorinha é mais confortável, uma criança ela consegue acender a luz sem precisar de ajuda.

Foto 3

Pisos

Os pisos devem ser antiderrapantes sob qualquer condição. No mercado várias marcas (Eliane, Portinari, Portobello, entre outras) que oferecem esse tipo de piso, e são pisos bonitos.

Cozinha

Segundo a Norma, cozinha acessível deve garantir a circulação, aproximação e alcance dos utensílios. A pia deve possuir no máximo 85cm de altura, com altura livre inferior de no mínimo 73cm, conforme a figura abaixo:

Foto 4

No próximo post eu irei falar sobre banheiro adaptados, você tem alguma dúvida sobre o assunto? Mande um email, que eu respondo no próximo post: [email protected]

Bjokas da Cá

assinatura_camila

  • Ana C.

    muito legal.

    • Camila Tahan

      Obrigada Ana! Que bom que vc gostou! 😀

  • Ana Carolina

    Bom dia!

    Me vi nessa situação por conta da minha sogra!
    Meu noivo e eu estamos fazendo a nossa casa, e como minha sogra precisa de adaptação, muita coisa foge do ‘normal’, como rampa ao inves de escada, portas que abrem para fora, e corredor em quase toda a casa, portas maiores e pisos especias. E a cada etapa da construção, temos uma surpresa nova!

    E estou ansiosa agora para ver os banheiros adaptados, aliás… Por quê o vaso para deificientes tem aquele buraco?

    Bjos e parabens pelo post 🙂

    • Camila Tahan

      Eu vou falar sobre isso nos proximo post, mas adiantando esse tipo de vaso só é utilizado em hospital, pq facilita o uso de comadres, qualquer outro ambiente que nao seja hospitalar, esse tipo de utilizaçao é proibida! Bjokas

  • Jaqueline Alves

    Camila parabéns pelo Post, vc estender esse post para mostrar as normas para toda a casa, banheiro, quintal, sala, etc..
    Muito interessante e tbm super importante, afinal temos que cuidar dos nossos idosos e sem esquecer que envelheceremos tbm.
    Bjs

    • Camila Tahan

      Obrigada Jaqueline pelo comentário. Nao pensamos que vamos envelhecer e esquecemos de coisas tão simples. Espero que você goste do próximo post! XD bjokas

  • Bem legal o post Camila!!

    Adorei