Oi gente!

Como eu disse no ultimo post, hoje o assunto são banheiros adaptados. Como no post anterior, estou seguindo a NBR-9050. Eu dividi o post porque são muitos detalhes e eu não quero que a leitura fique mega cansativa! No próximo falarei de lavatório, metais, espelho e chuveiro! 😉

Onde encontrar peças para banheiro adaptado?

A Deca lançou uma linha de acessibilidade, com todos os tipos de barras, torneiras (linha link confort e decamatic), bacia sanitária (linha conforto) e assentos que obedecem a NBR-9050. As marcas Celite e Incepa também tem produtos para banheiro adaptados.

Projeto

Para projetar um banheiro você precisa saber as seguintes informações:

Área de manobra

Quando a pessoa é cadeirante ela precisa manobrar a cadeira para entrar no ambiente (banheiro, cozinha, quarto, tudo!). As imagens abaixo ajudam você a criar uma área de manobra.

Foto 1

Espaço de transferência

No local da transferência devem estar instaladas barras de apoio, e a altura do assento do local para o qual for feita a transferência deverá estar em uma altura semelhante a da cadeira de rodas, aproximadamente 45cm do chão.

Foto 2

Barras de apoio

Junto com a bacia sanitária devem ser colocadas barras de apoio na lateral e nos fundos. A barra deve ter 80cm de comprimento e estar a 75cm do chão.  Na figura abaixo você terá as medidas corretas para a locação das barras.

Foto 3

Quando não tem parede lateral você pode colocar uma barra de apoio presa na parede do fundo. Igual a figura abaixo.

Foto 4

Bacia sanitária

A nossa leitora Ana Carolina perguntou por que o bacia de banheiro adaptado tem aquele buraco. Esse tipo de bacia sanitária só é recomendado a banheiro de hospitais, porque o buraco é para auxiliar a enfermeira na hora da limpeza do paciente, quando se utiliza em espaço publico ou domestico, pode causar algum tipo de acidente. Então não é recomendado, a não ser que a pessoa que for utilizar necessite de uma ajuda de enfermeira.

Foto 5

 

As bacias sanitárias tem altura especial, elas devem ter 46cm de altura com o assento, essa é uma altura máxima. Você encontra esse tipo de bacia na Deca (linha conforto), já a Celite e Incepa tem bacia com essa altura, porém com o buraco na frente.

Nas figuras abaixo vocês tem o modo de instalação de uma bacia suspensa e da bacia alongada.

Foto 6Se vocês já têm uma bacia, e ela não está na altura correta, é indicado fazer um soco para subi-lo.

Foto 7

Um grande problema que eu tenho, é quando eu não posso utilizar uma descarga de pressão e tenho que utilizar uma bacia com caixa acoplada, porque a norma pede que a barra fique a 75cm do chão e a 15cm do final da caixa acoplada. Só que eu não encontrei até hoje uma caixa acoplada menor que 75cm de altura para adultos. Se alguém já viu por favor me diga!

Foto 8

A solução que eu dei para esse problema é uma caixa embutida da Deca (figura abaixo) que me permite usar válvula de descarga de pressão. Eu não sei quanto custa pq foi lançada agora, mas existe aquela velha solução da caixa de descarga da Montana, eu particularmente não gosto porque a bóia sempre solta do botão de acionamento e acabamos tirando o acabamento da descarga e puxando o ferrinho da bóia. =/

Foto 9

Descarga

O acionamento da descarga deve estar a 1m do chão. Os modelos recomendados são de alavanca ou com mecanismos automáticos.

 

Espero que tenham gostado. Alguma dúvida mande um email para [email protected] ou deixe um comentário.

Bjokas

assinatura_camila

  • Joyce Morais

    Camila,

    Tenho certeza de que estas informações ajudarão muitos leitores! Parabéns!!

    • Camila Tahan

      Obrigada Joyce! Eu espero que ajude muitooo! 😀

  • Dicas super importantes, adorei!!!!

    Beijocas flor!!!

    • Camila Tahan

      Obrigada Pamela! bjokas! 😀