Oi gente!

Hoje vamos finalizar essa parte de banheiro. Estou muito feliz com os comentários e espero ter ajudado muito vocês! 😀

Como sempre estou seguindo a NBR-9050. Vambôra!

Boxe do Chveiro

– Área de transferência para chuveiro

No post anterior coloquei a área de transferência para as bacias sanitárias. Para chuveiro não é muito diferente, a aproximação nesse caso é paralela. E ela deve se estender no mínimo 30cm da parede onde o assento está fixado, complicado não?! Então olha a figura abaixo para descomplicar. Se houver blindex, ele não pode atrapalhar a transferência

Foto 1

– Dimensões mínimas

As dimensões mínimas para o boxe boxe são de 90cm por 95cm. Esse boxe deve ter um banco articulado ou removível. Esse tipo de banco é vendido nas grandes lojas de material de construção (CeC, LeroyMerlin, Amoedo). Esse banco  deve ter os cantos  arredondados e superfície antiderrapante, ter profundidade mínima de 45cm e estar fixado a 46cm de altura do chão e ter no mínimo 70cm de comprimento. Recomenda-se que o banco seja articulado para cima.

– Comando

O chuveiro deve ter uma duchinha manual (nome técnico: desviador manual). Os registros ou misturadores devem ser do tipo alavanca, de preferência monocomando (esse tipo de misturador é caro).

– Barras de apoio

Assim como as bacias sanitárias, os boxes devem ser providos de barra de apoio no formato L. Na parede de fixação do banco deve ser instalada uma barra vertical a 75cm de altura do piso e comprimento mínimo de 70cm, a uma distancia de 85cm da parede lateral do banco. Na parede lateral devem ter duas barras fixadas uma horizontal e outra vertical, ou uma única barra em L.

Para esclarecer as locações do chuveiro, banco e barras, eu separei essas imagens.

Foto 2

– Desnível

O boxe só pode ter no máximo 1,5cm de desnível para o piso do restante do banheiro. Quando o desnível for superior, o mesmo deve ser tratado como rampa.

Lavatório

Deve ser previsto uma área de aproximação frontal do lavatório e o cadeirante deve ter um espaço livre sob o lavatório de no mínimo 25cm, como na figura abaixo.

Foto 3

Os lavatórios devem ser suspensos, estar a 78cm a 80cm do chão, sempre respeitando a altura livre mínima de 73cm embaixo do lavatório. Sob o lavatório não deve ter nenhum empecilho, objetos cortantes ou abrasivos e nem instalação de coluna. O sifão e a tubulação devem estar afastadas 25cm da borda. Assim como o chuveiro, as torneiras e misturadores do lavatório devem ser de alavanca. Podem ser utilizadas também torneiras com sensores ou diapositivos semelhantes. As torneiras devem estar no máximo a 50 cm da borda externa do lavatório. É necessária a instalação de barra de apoio ao seu redor.

 Foto 4

Acessórios para Banheiro

A figura abaixo mostra uma faixa de alcance para os acessórios. Dessa forma, a utilização deles fica mais confortável.

Foto 5

– Espelho

O espelho tem duas posições a ser instalado: vertical e inclinado.

Quando vertical, a borda inferior deve estar a 90cm do chão e a superior a 180cm. Se você preferir inclinado a borda inferior deve estar no máximo a 110cm do chão e no mínimo a 180cm.

Foto 6

Tudo o que eu escrevi nos últimos três posts foi para que vocês tenham uma melhor qualidade de vida. Eu sei que nem todos podem gastar dinheiro com uma obra, mas é para vocês terem noção do que precisa ser melhorado e mudar aos poucos, se assim desejarem, para o melhor conforto de vocês.

Quem precisar de ajuda, estou aqui! Eu escrevi sobre coisas básicas, se vocês querem ajuda com algo mais elaborado podem falar.

Espero que tenham gostado. Alguma dúvida mande um email para [email protected] ou deixe um comentário.

 Bjokas!

assinatura_camila

NO COMMENTS