Receitas para controlar a oleosidade dos cabelos

É isso mesmo! Hoje a gente tem pra você duas receitas de hidratação caseira para cabelos oleosos, porque sim: ninguém merece cabelos oleosos, gente! Você lava cada fio bem lavadinho, passa duas vezes o shampoo, condicionador só nas pontas (ou nem isso) e, quando menos espera, lá está o seu cabelo, outrora sedoso, super oleoso. Quem vive isso sabe do que estou falando. Não é nada fácil manter o cabelo com aspecto limpo, mesmo que ele realmente esteja. Você lava num dia e, no outro, não tem outra escolha a não ser colocar a cabeça debaixo do chuveiro outra vez. E o incômodo não é causado apenas em nós. Quem nos vê pode até pensar que somos desleixados!

E olha que a gente tenta solucionar o problema. Compramos vários shampoos e outros produtos que garantem fios sedosos e sem aquela oleosidade toda… Mas cadê resultado, hein gente? Estamos procurando! E detalhe: se você pensa que só cabelos lisos sofrem desse mal, “nananinanão”! Claro que a maioria, sim, é de cabelo liso, porque ele costuma ser mais fino e ter menos volume, o que facilita a oleosidade. Mas os cabelos grossos e cacheados também podem ter algum probleminha com isso, embora se concentre mais na raiz.

Aliás, o que descobri também é que inventar muito não resolve. O que ajuda mesmo são aquelas receitas mais simples e naturais possíveis. Para começar, os cuidados básicos e super eficientes: lavar os fios com água fria, usar shampoo anti-resíduos e com ph neutro, evitar chapéus e boinas e, de preferência, lavar os cabelos todos os dias.

E como todo cuidado é pouco, seguem mais duas receitinhas básicas, mas poderosas para controlar a oleosidade e também para hidratar os cabelos!

Controle de oleosidade

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 colher (sopa) de juá
  • 1 colher (sopa) de cravo-da-índia
  • 1 punhado de calêndula
  • 1 punhado de pétalas de rosa vermelha
  • 1 colher (sobremesa) de suco de limão

Modo de fazer: Ponha a água no fogo e assim que levantar um pouco de fervura, acrescente as ervas e desligue o fogo. Deixe esfriar, coe e misture com o limão. Depois de lavar o cabelo, enxague com a mistura feita. Aplique duas vezes por semana.

Máscara para cabelos oleosos

Ingredientes:

  • 1 maçã
  • Meio limão
  • Meio copo d’água mineral

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador e aplique a mistura antes de lavar o cabelo, deixando por 15 minutos. Depois lave os fios normalmente.

Gostaram? Eu já usei uma delas e gostei MUITO do resultado. Até em cabelos masculinos o resultado é ótimo. Se você testar, nos conte se gostou 😀

Até a próxima!

  • Ioná

    Sammm, eu vou testar com o Beto e depois te conto! Tô com medo de que ele chegue nas Bodas de Pérolas SEM cabelo rsrsrs de tão oleoso que tá; e por causa disso vive caindo (fino e liso!).Por falar nisso… nunca mais fui pro CSG (ô injustiça…) sddes de lá! Tchau, neguinha! Vou dormir agora…ultimamente só essas horas pra conseguir passar por aqui e comentar – tudo de uma vez 🙁 ninguém merece, néh… Um abraço bemm forrrrrrrrrrrttttteeeeee!