Olá pessoal? Como vão?

Já tentei fazer arroz soltinho usando várias técnicas, mas nenhuma deu certo… Eis que então aprendi com meu marido uma técnica e vou compartilhá-la com vocês! Vamos lá?

Ao comprar o pacote de arroz dê preferência aos de melhor qualidade, muitos não necessitam lavar e rendem bem mais que os de qualidade inferior.

Passo 1: se você lava o arroz, deixe secar completamente, ou seja, deixe algumas horas descansando. Se o arroz estiver úmido o resultado não será obtido.

Passo 2: coloque um pouco de óleo em uma panela, despeje o arroz seco e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar. É importante ser fogo brando, pois assim todos os grãos douram por completo.

dourando

Passo 3: continue mexendo o arroz em fogo baixo, quando o grão deixar de ser clarinho e começar a ficar com a cor branca mais forte está chegando o momento de colocar o tempero, mas deve-se fazer o teste, bata a colher na lateral da panela, se todos os grãos caírem coloque o tempero.

Passo 4: após adicionar o tempero, coloque água fria, deixe cobrir aproximadamente dois dedos acima do arroz.

primeira_agua

Passo 5: Aumente o fogo e mantenha a tampa fechada! Só abra para verificar se a água secou.

Passo 6: Após a primeira água secar, desligue o fogo, deixe descansar com a tampa fechada durante o tempo mínimo de 15 minutos.

Passo 7: Passado o tempo de espera, adicione a segunda água também fria, mas desta vez apenas um dedo acima do arroz.

segunda_agua

Passo 8: Deixe em fogo alto e com a tampa fechada até a água secar por completo.

arroz_soltinho

Pronto! Seu arroz estará branquinho e soltinho.

Eu amo arroz soltinho ou não, e vocês? Se testarem, me conte: [email protected].

Beijocas!

Assinatura_Raquel

  • Camila

    O meu fica soltinho, mais ou menos com essa receita. Só não deixamos o arroz secar depois de lavado. Já lavo e coloco direto na panela…

    Mas confesso de depois que ganhei de presente de casamento uma panela elétrica, minha vida mudou! rs Quase não faço mais arroz de panela normal! rsrs

  • Marcia

    Seguinte… arroz soltinho, garantido, só o de panela de pressão!
    Receita? 1 medida de agua para cada medida de arroz, oleo e temperos a gosto.
    Refogue o arroz normalmente na panela de pressão. Coloque a agua, feche a panela e assim que ela começar a “chiar” desligue. Deixe sair a pressão, aguarde mais uns 10 minutos e abra. Nunca mais fará arroz de outra maneira!

  • Diego Nilson

    Gostei do post, nunca consegui fazer um arroz bacana… ou fica duro ou babão.

    Tenho panela elétrica, mas o arroz tbm não fica uma maravilha.
    Vou tentar essa receita.

    PS..: Da próxima vez que rolar resenha… seu marido irá fazer o arroz… rsrsrs

  • Valeu pela dica!

  • Tayssa

    Mas o alho vai que horas se eu for refogar? Geralmente coloco ele junto com o óleo e dou uma refogada…depois coloco o arroz (eu não lavo) e fico mexendo em fogo brando por um tempo… coloco também a água fervendo. Ele fica meio soltinho, mas ele poderia ficar ainda mais soltinho pro meu gosto…

  • Samantha

    Humm…vou testar!
    Meu arroz nem sempre fica soltinho. Uma boa dica também é colocar alho picadinho, ao invés do alho “socado”, que o gostinho do alho frito misturado ao arroz é uma delicia!!

  • Daisy

    Muito demorado…eu aprendi assim, acho que vale ap ena tentar…

    Eu lavo o arroz e deixo escorrendo enquanto isso coloco o alho pra fritar e assim que começa a dourar acrescento o arroz junto.
    Deixo fritar bem e acrescento 70% da agua, abaixo o fogo e deixo cozinhando. quando tah qse pronto acrescento o resto e voala…arroz branco a soltinho. 🙂

    Uma dica legal é usar a panela de teflon também pq ai não precida do azeite..sabe, comida saudavel. 🙂