Hoje eu vim deixar vocês com água na boca! #maldade As tulipinhas assadas – também conhecidas como meio da asa – são famosas aqui em casa. O marido seeeempre pede pra eu fazer pra gente, e pra algumas visitas já é uma pré condição para que elas venham nos visitar – bejo, dinda Pri!

Eu também adoro, e como compartilho tudo que eu acho de legal com vocês, vim trazer a receita pra vocês reproduzirem por aí. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Receita Frango Assado_ingredientes

A quantidade de ingredientes depende da quantidade de pessoas. Aqui em casa, costumo fazer 5 tulipinhas por pessoa. Esse tempero é para qualquer parte do frango ou carne de porco. Além disso, cada vez que eu faço acaba ficando diferente da vez anterior, porque cada vez eu uso uma ervinha, ou todas, tem vez que eu uso mostarda, tem vez que eu não uso, tem dias que eu coloco mel – que fica ótimo também! – se eu tenho vinho aberto na geladeira também coloco… Uso os mesmos ingredientes para coxa, sobrecoxa, peito, asinhas, coxinha da asa, lombo (de porco)… Além de poder fazer ao forno, você também pode assar na churrasqueira que fica ótimo! Sempre rola tulipinhas nos churrascos da família…

Quanto antes você temperar o frango, mais gostoso ele vai ficar. Se eu vou fazer no almoço, costumo temperar no dia anterior e deixar marinando na geladeira em uma vasilha com tampa. Você pode temperar direto no refratário em que você vai assar como eu sempre faço. O meu tem tampa, mas se o seu não tiver, você pode usar o filme plástico pra tampar e colocar na geladeira. Vamos ver como fazemos o tempero? Eu coloco tudo no mini processador do mixer…

Receita Frango Assado_tempero

Depois, é só misturar o tempero ao frango, descascar as batatas, cortar ao meio, e dispor no refratário.

Receita Frango Assado_marinex

A batata acaba pegando o gosto do tempero e fica maravilhosa! Pro marido, não existe frango assado assim sem batatas… Agora é só cobrir o refratário e levar ao forno pra assar por em média 40 minutos, tirando a tampa na metade do tempo pra dourar. O tempo de cozimento também depende da quantidade de carne que você está fazendo, então melhor não ficar tão preso ao tempo que eu dei e ficar de olho no forno pra ver qual a melhor hora pra tirar.

Como eu amo uma diquinha revolucionária e sustentável, olha essa: se você não tiver papel laminado pra cobrir – ou ficar incomodado por usar um produto tão descartável tooooda vez que vai cozinhar – você pode usar um tabuleiro de alumínio que seja maior que o seu refratário para cobri-lo durante o tempo de cozimento, antes de dourar. Ele faz o mesmo efeito do papel alumínio, e depois é só lavar que tá novo!

Só tomem cuidado para não se queimarem na hora de tirá-lo de cima do refratário, heim? – dica de quem já fez isso zilhões de vezes e dói pra %¨&*$%#!

Receita Frango Assado_tampa

Sirvam-se!

Receita Frango Assado_Pronto

Para acompanhar eu sempre sirvo um arrozinho branco, feijãozinho cozido no dia e salada. Olha só o prato do marido!

Receita Frango Assado_Prato

E aí? Vai rolar um franguinho na sua casa essa semana? Bejooo e até semana que vem!

assinatura_mila

  • Ioná A.

    Hummm!! Que delícia! Vou passar pro Beto, Milla! Não tenho afinidades com a cozinha…rsrs. Aqui em casa só quem cozinha é ele… e meus filhos! Cozinheiros de mão cheia! Depois te conto como ficou rsrs. Bjão!

    (Aaahh! Tô maluca aqui sem seu sinal de vida…). Dá um alô pra eu continuar rsrs

    • E aí, Ioná! Fizeram o franguinho? Espero que tenha ficado bom! 🙂

      Bejooo querida!

  • Luciana Gouvea

    Oi Mila, adoro suas receitinhas, vou fazer esse tempero com certeza!! Obrigada por compartilhar conosco!

    • Oi Luciana!
      Minhas receitinhas são ‘cumezinho’, como falamos aqui em Minas! Comidinhas do dia a dia mesmo, nada com mto glamour… mas acho ótimo que você esteja gostando! Pode deixar que trarei muitas mais!

      Bejoooo!

  • Priscila Abdala

    Pitchulas de Budai!!!!…O melhor franguinho que existe!!!
    Bjos da Dinda

    • É Dindaaaaaa!
      Gente, essa é a pessoa que exige esse prato quando vai na minha casa! hahahaha

      Bejooo!

  • Denise

    Nossa, que água na boca!! Vou fazer!

    • Oi Denise!
      Já fez por aí? Depois me conta se ficou bom?

      Bejooo!

  • Mariana

    Iupppp chegou o dia de testar a receita…=]
    Amanhã volto pra contar como ficaram as minhas…=]

    #chegahoradajantalogo

    • Mariana

      Ficou bom demais esse temperinho!!!

      • Hummm Mariana! Deu até água na boca aqui! Vontade de experimentar o SEU frango! hehehe

        Bejooo!

        • Mariana

          Qdo vier pra SP, mais precisamente pro ABC grita que eu faço..rsrs…

          bjinho*

  • Pamella

    HUmmm q delicia, poste mais pra gente!!!

    • Pode deixar, Pamella! Vou trazer mais outras receitinhas pra vocês!

      Bejooo!

  • Paulo Reis

    Oi Mila,o que você usa de ervinhas aromáticas?