Oi gente,

Resolvi fazer um post sobre Churrasco, porque já sofri muito comendo pão com vinagrete nos churrascos da vida. Ninguém pensa que um Vegetariano vai frequentar esse tipo de evento! Mas sim, NÓS frequentamos.

Esse final de semana rolou um churrasco com os amigos, e aproveitei pra fazer algumas receitas (pra poder comer) e pra postar aqui no site pra vocês terem ideia da variedade de coisas que dá pra fazer. Vocês vão ver que dá pra ser feliz num churrasco sim comendo soja e vegetais! Essas delícias até os carnívoros de plantão vão querer provar.

O ideal é que você Vegetariano leve suas coisas, mas se for rolar um da galera, coloque na lista de compras o que vai querer.

CHURRASCO COMPLETO VEGETARIANO

ESPETINHOS:

Receitas para 4 a 5 pessoas – Um dia antes deixe a carne de soja temperada

Ingredientes:

1 lata de bife SUPERBOM grande

1 cebola média bem picada

1 colher de alho picado

4 colheres de sopa de vinagre

2 caldos em pó de legumes

4 colheres de sopa de azeite

3 colheres de sopa de orégano

Shoyu a gosto

Pimenta e sal à gosto

Opcionais para acrescentar no espetinho:

1 pimentão vermelho cortado em pedaços médios

1 pimentão verde cortado em pedaços médios

Cebola cortada em cubos médios

150 gramas de azeitona sem caroço

150 gramas de champignon inteiro (de preferência o in natura)

Abobrinha em rodelas grossas

Berinjela em cubos médios

1 lata de salsicha de soja da SUPERBOM pequena ( temperar igual o bife)

Modo de Preparo:

*1° Passo: Picar a carne de soja em cubos médios, adicionar a cebola, alho, vinagre, caldos em pó de legumes, azeite, orégano, pimenta e sal a gosto. Depois de bem misturado, cubra o recipiente e leve-o até a geladeira. Prepare 1 dia antes do evento tão esperado 😉 .

Se possível, só monte os espetinhos depois de deixar o tempero por pelo menos 24 horas.

DICA:

Você pode usar a PTS (proteína de soja texturizada) clara ou escura, média ou grande.

Ao contrário do que muita gente acredita a PTS não possui sabor forte, pois é um alimento neutro que absorve o sabor de temperos e acompanhamentos, ou seja, o segredo de um delicioso prato com PTS está na maneira de prepará-lo e nos ingredientes utilizados. Pode ser encontrado em Supermercados; na parte de produtos naturais e orgânicos; ou em lojas de produtos naturais, tipo Mundo Verde ou na Zona Cerealista em São Paulo (lá é o máximo)

Churrasco Vegetariano_1

Para essa receita use 350 gr.Ela exige uma hidratação! Faça assim:

Em um recipiente grande, coloque a PTS, jogue água fervendo (+/- 1 litro). Acrescente o caldo em pó de legumes, azeite, shoyu.

Tampe e deixe hidratando por uns 20 min. Após os 20 min. veja se ela está molinha. Se estiver, jogue a água temperada fora e esprema bem com as mãos a PTS. Depois é só temperar normalmente (como o bife de soja), deixe temperada por pelo menos 24 horas, assim ela fica super temperada.

*2° Passo: Para montar os espetos, alterne os ingredientes. Você pode fazer espetos apenas de legumes, basta deixar os legumes numa mistura de shoyu,limão e azeite uns 5 min. e depois alternar no espeto.

Coloque os espetos na churrasqueira até obter o ponto desejado.

CEBOLA NA BRASA:

Ingredientes:

4 ou 5 cebolas (considerei uma cebola pra cada)

Shoyu

Azeite à gosto

Orégano

Modo de Preparo:

Colocar as cebolas no espeto de churrasco (aquele que espetam carnes em peça) ou diretamente na grelha. Deixe assar até que a casca fique escura; parecendo que está queimada. Ela vai ficar adocicada e macia. Retire do fogo, tire a casca e corte ao meio. Tempere com shoyu, azeite e orégano.

BATATA DOCE:

DICA DE SAÚDE: Apesar de ser um carboidrato, a batata-doce se comporta como uma fibra insolúvel: resistente às enzimas do intestino delgado. Por isso, o tubérculo apresenta um índice glicêmico (IG) baixo, menor que o da batata-inglesa. A batata-doce fornece energia de modo equilibrado, isto é, sem provocar picos de glicose e demanda excessiva de insulina, o que também auxilia na prevenção e tratamento de diabetes tipo 2, além de conferir maior sensação de saciedade. Você demora mais para sentir fome, olha que máximo!!!

Ingredientes:

4 ou 5 batatas (considerei uma batata pra cada)

Manteiga s/ sal

Pimenta e sal à gosto

Alumínio para enrolar as batatas (cada batata em um papilote)

Modo de Preparo:

Esfregar manteiga no papel alumínio e nas batatas, e em seguida enrolar numa dupla camada do papel. Colocar as batatas enroladas, diretamente na brasa. Cozinhe por 15 min. de um lado e depois com o auxílio de uma pinça vire e deixe mais 15min.

Verifique se elas estão cozidas e abra cuidadosamente o papilote. Corte as batatas ao meio e tempere com pimenta e sal à gosto, coloque uma colher (chá) em cada batata.

BERINJELA:

Ingredientes:

4 Berinjelas médias

Sazon ou Meu Tempero á gosto

Manteiga s/ sal

300 gr de mussarela light ralada grossa

Corte a berinjela no sentido do comprimento; verifique se não tem bichinhos. Faça pequenos cortes na polpa da berinjela, mas não vá até a casca.

Passe o tempero, deixando entrar pelos cortes feitos. Passe uma camada de manteiga por toda a berinjela e coloque uma boa camada de mussarela ralada (na foto usei em fatias, porque era o que tinha). Coloque na grelha e deixa até a berinjela ficar molinha e derreter o queijo. Fica uma delícia, porque fica com um gostinho de defumado! Essa berinjela comi na casa da minha prima Karla, e é sucesso na família inteira.

PASTA DE ALHO:

Ingredientes:

1 Pote de margarina 250gr s/ sal – Usei Qualy, gosto do sabor!

2 sachês Sazon ou Meu Tempero

2 colh.(sopa) de alho triturado (aqueles de potinho pronto, funcionam bem).

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes. Se você quiser com mais sabor de alho, coloque mais 1 colher.

Passe a mistura no pão francês, bisnaga de leite ou o pão de sua preferência e coloque diretamente na grelha. Fica pronto super rápido e é maravilhoso!

DICA:

Se desejar coloque na mistura da manteiga salsinha picada à gosto. Você pode deixar o pão inteiro, fazer pequenos cortes na parte de cima e depois passar a pasta de alho.

Churrasco Vegetariano_2

QUEIJO COALHO:

Eu amo queijo coalho no churrasco, é tudo de bom!

Existem várias marcas, mas as que eu gosto mais são Três Marias e Quatá.

Existe a opção deles temperados, mas prefiro natural. Basta colocar na grelha e deixar ficar gratinado! Sucesso garantido

Churrasco Vegetariano_3

DICA:

Você pode cortar o queijo coalho em cubos de 4 cm e alternar num espeto com legumes; tipo abobrinha e brócolis (temperados com azeite e orégano).

OPCIONAIS PARA O CHURRASCO

TABULE:

O tabule é uma salada libanesa que se tornou muito famosa no Brasil. Ele é um dos pratos mais apreciados da culinária árabe e pode ser servido como entrada, acompanhamento ou mesmo como aperitivo. Diferente do que estamos acostumados, o tabule Libanês vai muito mais salsa e hortelã do que trigo, mas isso fica por sua conta! Existem várias receitas e você pode procurar a que mais agradar seu paladar.

Churrasco Vegetariano_6

VINAGRETE:

Esse não pode faltar e vai bem com tudo né? Tomate, cebola e pimentão são misturados com vinagre e o resultado é o delicioso molho vinagrete, essencial nos churrascos. E você ainda po de acrescentar mais ingredientes para deixá-lo mais gostoso.

Churrasco Vegetariano_4

SALADONA:

A salada do churrasco pode ser muito mais que alface lisa. Vamos trabalhar a criatividade!

Você pode usar agrião, radichio, endívia, rúcula, alface crespa, mimosa, roxa, romana, mini romana (minha preferida), americana, frisada. E pode completar com cenoura ralada, beterraba ralada, rabanete, palmito, tomate grape sweet (aquele bem docinho), azeitonas. Pode ainda colocar frutas; tipo manga, morango, mação verde….olha que já não é uma simples salada de alface! O molho fica a seu critério, mas pode usar limão, azeite e sal que já fica uma delícia.

Mais pra frente vou fazer um post, só de saladas.

SALADA DE BATATA COM OVOS E MOSTARDA:

Essa receita pra mim bate qualquer salada de maionese, que é a mais comum de encontrar em churrascos. Receita da minha tia Fia, ela também é sucesso na família.

Ingredientes:

4 batatas grandes

4 ovos cozidos (deixar a gema dura)

1 cebola  grande em fatias finas

Maionese Light à gosto

Mostarda à gosto

1 Limão

Salsa e Cebolinha à gosto

Modo de Preparo:

Descasque e pique as batatas em cubos médios, cozinhe com sal até estar macia, mas não muito mole. Cozinhe os ovos.

Corte os ovos em rodelas, junte a batata cozida, cebola, maionese, mostarda, suco do limão e a salsa e cebolinha. Misture delicadamente e sirva.  Nossa me deu até água na boca só de lembrar.

FAROFA:

As receitas de farofa fazem sucesso.  Um excelente acompanhamento Pro churrasco. Pode ser feita com farinha de milho ou mandioca e você pode acrescentar muitos outros ingredientes, só ver a receita que você mais gosta. Existem ainda aquelas prontas, eu adoro as da Yoki. Principalmente a de soja; ela vem com pedacinhos de PTS texturizada

Churrasco Vegetariano_5

ARROZ:

O bom e velho arroz branquinho e soltinho, ah que maravilha! Se você não sabe fazer, aqui no site tem a receita (http://morandosemgrana.com.br/receitas-como-fazer-arroz-soltinho/)

Espero que gostem!

Beijos e tá a próxima.

Referências: Mãe da Terra, Superbom, comidinhasdapatroa.com.br, três marias, quatá, gastronômicas.com, assimsefaz.com.br

Assinatura Michele

  • Josiane Borges

    Caramba!! quanta coisa!
    com todas essas dicas a carne até fica em segundo plano. rs

    bjss

  • Os produtos da Superbom são muito bons!

  • Natalia

    AMEI!!

    Sou vegetariana e sempre que levo os espetinhos, o pessoal cai em cima… quem está acostumado a comer só carne sempre se surpreende ao ver o quanto os vegetais também ficam gostosos.

  • Celi Hapukia

    Adorei as dicas, tenho uma cunhada vegetariana e nunca tinha parado para pensar nisso antes de conhecê-la. E sua dicas foram ótimas.

  • Adorei as sugestões, Michele.

    Meus amigos vegetarianos (e também os carnívoros) certamente vão adorar o espetinho de soja com legumes para o churrasco.

    Obrigada e parabéns pelo blog.

  • Lethícia

    O sazon que vai no pão de alho é de Legumes?

  • Caroline

    Amei! Obrigada por dividir as deliciosas receitas com a gente!

  • rose

    pois é, ninguém entende o que é ficar comendo pao com vinagrete… que bom que tem quem de as dicas e compartilha… gratidao

  • Bruna

    O queijo coalho, à princípio, não é vegetariano. O coalho é feito a partir de enzimas estomacais de bovinos (renina). Na verdade tem vários tipos de queijo que usam coalho ou outros tipos de enzima de origem animal. =/

  • Excelentes dicas, Michele. Só uma outra observação, além da que Bruna fez: Os produtos Yoki utilizam soja transgênica, que não faz bem para o meio ambiente nem para a nossa saúde, uma vez que a quantidade de agrotóxicos contida neles é bastante superior. Sugiro também os produtos Sora, eles criaram “hambúrgueres” e “filés” feitos com soja não-transgênica e que são super bons e práticos para o dia-a-dia. Parabéns pelo texto e perdão pela parte chata do meu comentário, viu? Beijinho!

  • Me encontrei nesse blog. Agora tenho que consultá-lo diariamente!