Alguém se lembra da enceradeira manual, que as pessoas passavam por hoooras no chão?

Lembraram? Tiveram calafrios? hahahaha Calma, vocês não precisam passar por isso! Os tempos mudaram e a tecnologia bate à sua porta, pra deixar seu piso bri-lhan-do! 🙂

Encerar o piso nunca foi tão fácil. Vem com a gente!

encerar-o-piso-momento-voce-sabia

O ato de encerar o chão contribui muito para a conservação do piso, evitando futuras reformas e economizando, assim, seu rico dinheirinho! E com a enceradeira ideal, além de ser rápido, é muito mais fácil – tudo o que a gente ama!

Tá na dúvida de qual tipo de piso pode encerar e qual tipo de produto usar? Nós, da Lista de Casamento, vamos dar aquela ajudinha!

encerar-o-piso-madeira

encerar-o-piso-de-madeira

Em pisos de madeira, tacos etc., pode ser utilizada a cera em pasta para madeira. Para passa-la no chão, vocês utilizarão a escova da enceradeira.

Dica: pra evitar ácaros, dissolva uma tampinha de álcool em um balde com água e passe antes da cera 😉

encerar-o-piso-marmores-e-granito

O maior cuidado a ser tomado nesse tipo de piso é: não usar produtos à base de ácido ou que contenham butiglicol (como os “multiusos”). Uma cera líquida e a enceradeira, com o disco macio, darão conta do recado.

encerar-o-piso-laminados

encerar-o-piso-laminado

Não é recomendado usar cera neste tipo de piso, pois ela pode deixar outras sujeiras grudadas. Para remover sucos, comida, batom ou tinta de caneta, vocês podem usar álcool ou detergente. Nunca (mesmo!) utilizem escovas ou outro material abrasivo, porque eles prejudicam muito o piso, que precisará ser trocado por um novo. Aqui, a enceradeira ajuda a passar o álcool no piso.

encerar-o-piso-ceramicos-e-porcelanatos

Este é o seu piso? Então use saponáceos e a escova da enceradeira. Se você for utilizar o saponáceo líquido, deixe-o atuando por cerca de 15 minutos. Já o em pó não precisa esperar agir. Simples!

encerar-o-piso-cimento-queimado

O cimento queimado é muito sensível a produtos químicos. Então, utilize a cera menos abrasiva e a enceradeira com o disco suave.

Pronto! Agora é só se aventurar com a enceradeira pelos cômodos da sua casa!

Bom fim de semana,

www.ricardoeletro.com.br

assinatura-blog-LDC-rosa

  • Júlia

    Excelentes dicas!

  • Ioná A.

    Rsrsrs que legal! Eu me lembro que minha mãe tinha um escovão herdado da vó!!! rsrsrs E euzinha usava, pra dar brilho no chão, só que “aquilo” (pesaaaado…) virava brincadeira, e no fim o chão piscava…

    Geeente! Sério mesmo?!! Nessa correria do dia a dia eu nem sonhava que existissem enceradeiras pra vender… rsrsrs

    Com todas essas dicas deu até vontade de ter uma e bem que podia vir com bônus de tempo junto, néh…rsrsrs

    Adorei!! Bjoooooo, equipe!!

  • Lilian

    Adorei as dicas! Tenho laminado e porcelanato em casa e com certeza irei utilizar estas dicas…