Olá pessoal! Como vão?

Quem está precisando de uma bolsa de estudos? Pois este post foi feito para clarear suas ideias sobre o ProUni, Programa Universidade para Todos. Vamos lá?

prouni

O ProUni é um programa criado em 2004 pelo Governo Federal, que concede bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior.

O programa oferece bolsas de estudos integrais e parciais de 50%, que são concedidas à estudantes que cursaram o ensino médio em rede pública de ensino, estudantes que cursaram em rede particular na condição de bolsistas integrais, estudantes com deficiência e professores da rede pública do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura.

As bolsas de 100% são disputadas por estudantes que possuam renda familiar bruta, por pessoa, de até um salário e meio, já as bolsas de 50% de até três salários mínimos. O bolsista de 50% ainda pode utilizar outro programa do Governo, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para financiar os outros 50% da mensalidade (detalharei o Fies em outro post).

A inscrição do ProUni é exclusivamente feita pela internet e é gratuita, não é necessário prestar vestibular. Para se inscrever é necessário o candidato ter participado do Enem (veja este post sobre o Enem) no ano anterior, ter obtido nota mínima de 450 pontos e estar dentro da renda familiar bruta, como dito no parágrafo acima. É necessário apenas o número de inscrição do Enem para se inscrever.

Durante as inscrições o candidato deve escolher até duas opções de instituições de ensino, curso e turno dentre as oportunidades de bolsa disponíveis e em ordem de preferência. Após o término das inscrições, o sistema classifica os candidatos com base nas notas obtidas no Enem, os estudantes são pré-classificados em apenas UMA das opções escolhidas de acordo com as bolsas disponíveis.

São feitas duas chamadas, nesta fase, os pré-selecionados tem um prazo para comparecer na instituição com todos os documentos (veja a lista de documentos) para comprovação das informações descritas durante a inscrição. As instituições realizam uma seleção própria para os candidatos pré-selecionados pelo Prouni, caso aprovado, a instituição encaminha o estudante à matrícula no curso escolhido.

 

Espero ter esclarecido como o programa funciona e como ele pode nos ajudar, para informações mais detalhadas, data de inscrições, entre outros, basta acessar: http://siteprouni.mec.gov.br.

Dúvidas, sugestões e reclamações: [email protected].

Beijocas!

  • Maristella Santos

    Se estou onde estou é graças a bolsas… Primeiro a bolsa que me foi concedida num excelente cursinho pré-vestibular, no meu primeiro trabalho. Com ela pude “tirar o atraso” do ensino público e conseguir uma boa pontuação no ENEM, que me rendeu 100% de bolsa numa das melhores universidades de Campinas, proporcionando-me uma formação completa, numa excelente profissão, na qual meu tempo máximo de “desemprego” foi de 20 dias. As demais pausas todas foram para troca de oportunidades!

    Sou muito grata a essa ajuda. Melhorou muito a qualidade de vida da minha família!

    Essa conquista ninguém tira!

    Beijos

    • Jessica Vieira

      Maristella, sei bem o que é isso pois estou me formando com bolsa de 100% do Prouni na melhor faculdade da minha área no Rio de Janeiro, que a mensalidade custa 4 salários mínimos. Realmente, é uma oportunidade única e que melhora demais nossas carreiras.

  • Raquel Wittig

    Também sou bolsista de 100% pelo Prouni, estudo na PUC e realmente é uma oportunidade única!