Digam “oi” pro Outono! 🙂

Hoje é dia de falar bye bye pro Verão e esperar por dias mais fresquinhos – um baque e tanto pra quem ama a tríade praia-sol-piscina, mas o começo da esperança de quem não vê a hora de tirar as roupas mais quentes do armário.

Mas não é só a gente que sente essa diferença no clima. As plantas também têm suas “estações preferidas”, rs. E pra deixar sua casa bonita mesmo nos dias que amanhecerem cinzas, a gente buscou e achou algumas plantas que florescem no Outono.

Olha só que lindezas:

Antúrio

Apesar de gostar do sol da manhã, o antúrio prefere temperaturas entre os 18º e os 20ºC. E é por isso que ele combina tanto com o Outono! Se escolher tê-lo em casa, um lugar bem iluminado e ventilado é perfeito. Regar uma vez por semana já está bom, mas não deixe água no pratinho, ok? (não só pela dengue, mas também porque as raízes da planta podem apodrecer também). E quando der aquela chuvinha, deixe o antúrio na janela: ele adora a água da chuva.

plantas-de-outono-anturio-rio-total Foto: Rio Total

Azaléia

Essa florzinha não gosta de muito calor não. Por isso, se você cuidar direitinho dela durante o Outono, vai ter um monte de flores pra colorir os dias nublados do Inverno! Você pode regar suas azaléias apenas uma vez por semana se o clima estiver úmido; se estiver um tempo seco, aumente a frequência, mas sem deixar a terra encharcada. Quando a planta florescer (só lá na outra estação), é recomendado que se pode a flor, retirando as folhas amarelas e as flores murchas. Assim, novos brotos vão ser estimulados a nascer 🙂

plantas-de-outono-azaleia-cultura-mixFoto: Cultura Mix

Calêndula

Com flores laranjas ou amarelas, as calêndulas são bem resistentes ao frio, mas precisam de um pouco de sol para ficarem mais bonitas. A rega deve ser constante para o solo ficar úmido, mas tome cuidado pra não encharcar a terra – senão as hastes podem apodrecer.

plantas-de-outono-calendula

Camélia

As camélias são bastante resistentes ao frio e preferem um clima ameno para serem cultivadas. Ainda assim, um solzinho não faz mal a ninguém (pelo contrário, algumas horas de luz direta faz muito bem pra essa florzinha aqui). A rega tem de ser frequente, mas não se deve deixar o solo encharcado. Ah! E uma dica de ouro: não toque nas pétalas das camélias, pois elas ficam com manchas amarronzadas bem feinhas.

plantas-de-outono-camelia-flores-do-mundoFoto: Blog Flores do Mundo

Gérbera

Bem coloridas, as gérberas não suportam temperaturas muito altas, por isso o climinha ameno do Outono é ideal pra elas. Mas essa flor gosta de um pouco de sol, então não deixe de colocá-la exposta à luz direta quando o astro rei aparecer. O solo precisa estar sempre úmido, mas não pode ficar encharcado. Um truque é colocar um pouco de areia junto da terra, para drenar a água.

plantas-de-outono-gerbera-cultura-mixFoto: Cultura Mix

Quer mais opções? Busque por Rosas vermelhas, Lírio Branco, Copo-de-leite, Bico-de-papagaio, Quaresmeira, Gypsophila, Alstroeméria, Lisianto e algumas Orquídeas e Margaridas.

Para um melhor cuidado, consulte um profissional da sua confiança. Ele pode te dar mais dicas, indicar adubos e tirar outras dúvidas que você tiver 😉

Quem disse que só podemos falar de flores na Primavera? rs

Beijos!!
Equipe CSG

  • Ioná A.

    Durante muito tempo fiquei sem plantinhas, por causa da falta de tempo. Sempre insisti, mas, acabavam morrendo (tadinhas). Esses tempos, de tanto me ver tentando, meu esposo comprou alguns vasos e se apaixonou! Agora, nós dois cuidamos: lá se vão um ano e meio e nenhuma morreu!! rsrs
    Adorei as dicas de cuidado, porque o Beto já quase afogou algumas delas rsrs. Amei o post! Flores deixam tudo mais feliz! Bjo de bom dia Equipe!