Você não precisa morar no interior, ter uma casa no campo “do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé” para se aventurar na agricultura. Morando no campo, na cidade, em cidades pequenas ou metrópoles, em casa ou apartamento, dá pra cultivar uma horta numa boa. É claro que você não esbanjará hectares de terras a perder de vista no horizonte, mas terá um pequeno espaço para saber como plantar temperos em casa que serão mega úteis no seu dia a dia.Espécies como camomila, cebolinha, hortelã, salsinha, erva cidreira, alecrim, manjericão, orégano, entre outras são ótimas para serem cultivadas em canteiros, em locais bem iluminados e com um solo de boa qualidade. Regando direitinho, você pode ter todos esses vegetais em seu próprio lar.

Existem várias formas de montar um canteirinho e a que vamos ensinar aqui é em vasos pequenos. Você planta cada tipo de tempero em um vasinho diferente e pode organizá-los como preferir. Para quem mora em casas ou apartamentos pequenos, acredito ser a melhor opção. Para isso, segue o passo a passo de como plantar temperos em casa:

passo-a-passo-de-como-plantar-temperos-em-casa (2)

Passo 1

Separe os materiais necessários: vasos plásticos, envelopes de sementes, terra vegetal, composto orgânico, areia, regador pequeno, espátulas pequenas próprias para plantios, luva.

Passo 2

Misture em partes iguais a terra vegetal, o composto orgânico e a areia. Essas misturas também costumam ser encontradas prontas em supermercados.

Passo 3

Coloque a mistura em cada vasinho, sem encher demais e sem apertar. Deixe a terra fofinha para que ela possa respirar e evite usar pedras ou cascalhos, pois pesam demais.

Passo 4

Espalhe algumas sementes por cima de cada vaso (um tipo em cada recipiente) e cubra com uma fina camada da mistura. Os tipos ficam por conta do seu gosto e da sua necessidade.

Passo 5

Regue suavemente com o regador e arrume os seus vasinhos em algum lugar com boa iluminação, que pegue luz solar em apenas uma parte do dia. Todas essas plantinhas precisam de um pouco de sol todo dia, mas não pode exagerar ou elas irão queimar.

Passo 6

Regue regularmente os vasos, mas não exagere na água. Utilize o regador com furos pequenos ou um borrifador para a água não cair em muita quantidade.

Passo 7

Sempre retire as folhas velhas e secas e fique de olho em pragas que podem atacar seus temperinhos. Caso encontre alguma, utilize inseticidas naturais, como calda de fuma ou calda de sabão.

Passo 8

Adube a terra a cada três meses para que haja uma renovação.

Anime-se, tire um dia no final de semana, coloque uma música especial e mãos à obra! Depois, mostre o resultado pra gente.

Inclusive quando os temperos e ervas estiveram grandes e gerarem excelentes resultados na cozinha.

Até a próxima!

NO COMMENTS