Oi, pessoal! Como estão?

Hoje venho trazer uma dica mara para você que gosta de natureza. A minha sugestão é a visita ao Parque das Dunas do Natal, também conhecido como Bosque dos Namorados. Composto por uma área com mais de 1.000 héctares, é rodeado por muito verde e tem uma variedade de atrações: desde a possibilidade da prática de caminhadas, passeio de bicicleta, trilhas, etc.

Você também pode aproveitar e levar comidinhas, e fazer um piquenique com a família ou amigos. É o que mais gosto de fazer quando vou. Lá tem mesas e bancos à disposição. Aos domingos, o local abriga o projeto musical “Som da Mata”, a partir das 16h, com shows musicais de artistas locais.

O parque funciona de terça a domingo, das 08h às 18h, e a entrada custa R$ 1 por pessoa (baratinho, baratinho). Crianças de até 5 anos de idade e idosos acima dos 60 anos não pagam a entrada. Um dos destaques do Parque está na diversidade de animais. No espaço, é possível observar passarinhos, micos, lagartos, entre outros animais.

Continue lendo.

trilhas

Outro ponto forte das atrações do Parque das Dunas está na prática de trilhas. São três percursos disponíveis: Perobinha, Peroba e Ubaia Doce. As trilhas Peroba e Ubaia Doce cortam o Parque no sentido leste-oeste, saindo do parque e chegando até os mirantes na Via Costeira, onde é possível desfrutar de uma paisagem exuberante das praias da capital.

A trilha Perobinha tem um percurso de 800 m (ida e volta), com duração de 40 minutos de caminhada. Já a Peroba tem uma extensão de 2.400 m, com duração de 1h30. Por fim, a Ubaia Doce, a mais longa, tem uma extensão de 4.400 m, com duração de 2h30.

As trilhas acontecem de terça a domingo, em quatro horários: manhã – 08h e 08h30/ tarde: 14h e 14h30. Para participar, é preciso fazer um agendamento, por meio do e-mail: [email protected], informando os seguintes dados: nome completo, telefones, número de pessoas e idade delas, data e horário que quer fazer a trilha, além do objetivo (pedagógico, turístico, outro).

CaminhadaCaminhadas pelo Parque

como-chegar

O Parque das Dunas fica localizado na avenida Alexandrino de Alencar, s/n, no bairro Tirol, em Natal. Para chegar lá pode ser de duas formas: ônibus ou carro. Se for de ônibus, você pode pegar qualquer linha que pare no Hotel Vila Park, na avenida Salgado Filho, daí é só entrar na primeira rua a direita, seguindo reto. O Parque das Dunas fica no final da rua. De carro é a mesma coisa.

saiba-mais

Criado em 1977 como a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, o Parque Estadual Dunas do Natal ”Jornalista Luiz Maria Alves” está localizado em Natal e possui uma área de 1.172 hectares. Reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar. Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.

Espaço para CriançasEspaço para crianças
LagoVista do lago
Piquenique com amigosPiquenique que fiz com amigos no Parque das Dunas
Projeto Som da MataProjeto Som da Mata

Para saber mais, acesse:

www.parquedasdunas.rn.gov.br

Espero que tenham gostado da dica. Se forem, me contem o que mais gostaram.

Beijos,

Até o próximo encontro!

assinatura_luiza-gualberto

NO COMMENTS