Dia desses fui visitar uma querida lá de Itú, sabe aquelas amigas que você não vê há anos??? Já dividimos quarto, trabalhamos juntas e visitar que é bom nada 🙁  Então lá fui eu compensar meu relapso de amizade e fazer uma surpresa, pra minha “sorte”, ela tinha ido passear 🙁

Pra não ficar de bobeira fui passar meu tempo na melhor Fazenda de Chocolate de SP, que fica lá em Itú. Fazenda da Serra é daquelas que você só não come o teto porque não dá! Mas, gente, é tudo tão gostoso que não há como não voltar uns 5kg mais gordinha 🙂

Vem cá que eu conto mais… 

Pra começar ela tem o visual encantador, daquelas fazendas coloniais, com janelas enormes e azuis, arandelas penduradas e portas imensas, clima aconchegante com muitos animais, mini fazenda, carpas, pavão andando livremente, ordenha de vacas, e o estilo caipira presente no café passado na hora (no coador de pano) e nas guloseimas vendidas ali, são compotas e doces caseiros divinos que alimentam nosso instinto gourmet.

Imagens: Arquivo Pessoal
Imagens: Arquivo Pessoal

A Fazenda tem tanto charme que já foi cenário de novelas e campanhas publicitárias com repercussão nacional.  Já conheci outras fazendas históricas, inclusive aqui na minha cidade há um roteiro maravilhoso incluindo 4 fazendas, todas de beleza impressionante – em breve vou citá-las pra vocês – mas nenhuma tem as delícias que a do Chocolate tem. Confesso que voltei pra casa com biscoito de polvilho com parmesão, bolachinhas doces, chocolates artesanais – tem com pimenta, menta, coco e combinações que nunca vi – e café orgânico, fora os queijos e salame curtido no vinho que acabei comendo a semana toda.

Imagens: Arquivo Pessoal

Pra quem gosta de bichinhos, é possível interagir com aves exóticas que passeiam entre os turistas, encantando crianças e adultos, tem pavão, cisne, arara, peru, coelhos, pôneis- como são lindinhos- e peixes que vem comer na nossa mão.

Imagens: Arquivo Pessoal

Agora para os curiosos, tem toda a história do Chocolate, mitos e verdades, cacau na estufa e oficinas incluindo degustação de chocolates, esta atividade é paga a parte. Há também um passeio tarifado onde é apresentada a antiga senzala, a Casa Grande, a capela de 1925, o terreiro e toda a história da criação da marca Chocolates da Fazenda, o passeio termina numa casinha de colônia italiana.

Imagens: Arquivo Pessoal

Para os amantes da fotografia, preparem-se há trabalho para um dia todo 

Como fica próximo da cidade dá pra fazer dois passeios, eu aconselho ir de manhã, almoçar por lá, passear um pouquinho, fazer uma trilha e comer a sobremesa, e claro trazer coisas na bolsa! depois é possível uma esticadinha para o centro comercial de Itu ou mesmo o Parque do Varvito -bem pedagógico com formações rochosas que contém evidências da era glacial- aos amantes de geologia, um surto visitar este lugar!!

A entrada é gratuita e o estacionamento também, você só vai gastar com as comidinhas ou um passeio tarifado que queira fazer, a fazenda fica aberta todos os dias, das 8:30h às 17:45h.

 

Pontos Turísticos obrigatórios

Fazenda do Chocolate

-Centro Histórico

Parque Varvito

Tempo de permanência: 1 dia

Distância: 105 km de São Paulo

Almoço: R$ 40,00 (casal)

 

Tudo de bom sempre 🙂

assinatura_moniky-cruz

  • Jaqueline Novais

    Adorei Moniky! Quero conhecer esse lugar! Quanto gastou com combustível e pedágio? Sou da zona norte de São Paulo e quero ter uma ideia. bj

  • Thais

    Como chegar ?

  • Que bom que gostou!
    Na verdade são muitos lugarzinhos escondidos que temos que desvendar, mas passear pelo Brasil é divertido e econômico sim…
    Então foram dois pedágios e de combustível foi tão pouco, fui e voltei e o tanque sobrou pra andar mais na cidade ainda… Tenho a vantagem de ter um carro super econômico e flex!!!
    Me conte sua experiência depois e não deixe de provar os biscoitos, são divinos…

    • Jaqueline Novais

      Mto obrigada Moniky! Assim que eu ir te mando email 😉 bj