Oi, gente!
Tudo bem?

Hoje vim falar sobre a Rota Cultural Caminhos do Frio, que acontece em sete cidades próximas à Campina Grande.

“Caminhos do FRIO???”

Siiiim, gente! O Nordeste não é só calor não!

Vem ver…

caminhos-do-frio-paraíba-Não disse que tinha frio por aqui também? – Foto: Diário de Araruna

Quando pensamos na região Nordeste, de cara imaginamos sol, calor e praias, certo? Em partes. Aqui na Paraíba, por exemplo, tem frio, e não é pouco. Em outubro de 2005, na realização do I Seminário de Regionalização do Turismo do Brejo Paraibano, realizado em parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, MTUR, SEBRAE e Prefeitura Municipal de Bananeiras, foi apresentada a ideia da criação de um roteiro turístico cultural para a região, inspirado no Circuito do Frio de Pernambuco.

Implantado em 2006, hoje o Caminhos do Frio acontece geralmente em julho, período mais frio na região do Brejo paraibano, em 7 cidades da Paraíba:

  1. Areia (que abriu o Caminhos do Frio esse ano)
  2. Alagoa Grande
  3. Alagoa Nova
  4. Bananeiras
  5. Solânea
  6. Serraria
  7. Pilões

caminhos-do-frio-paraíba-mapa-brejo

A programação valoriza a cultura local, com o turismo voltado à gastronomia, artesanato, passeios em trilhas ecológicas e cachoeiras, além de vários shows com atrações locais e nacionais. Esse ano se apresentaram, por exemplo, artistas como Céu, Tarancón, Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Luiz Melodia, Flávio Venturini, Vander Lee, entre outros. Algumas empresas de turismo organizam uma rota pelas sete cidades, mas não tenho noção dos valores.

Bem, acho o Caminhos do Frio uma opção de lazer tanto pra um casal, quanto pra família toda! Mesmo que você tenha condições de ir numa cidade só, vale muito a pena!

caminhos-do-frio-paraibaFoto: Portal Araçagi

Dessa vez não deu pra eu ir, mas ano que vem me jogo!

Beijos,

assinatura_bianca-dantas

 

Obs. A foto da capa é da Tribuna do Norte

NO COMMENTS