Olá, trabalhadores do meu Brasil varonil!

Ontem foi nosso feriado e, hoje, ainda estamos vivendo aquela preguicinha boa da emenda… (desculpa quem trabalha hoje, viu?)

E quando estamos assim, jogados no sofá fazendo NADA, ou mesmo se optamos por levantar a poeira e arrumar a bagunça nesses dias de descanso, só pensamos em uma coisa: praticidade!

Então, gente, hoje nossa conversa é sobre um utensílio que veio pra facilitar a vida de quem trabalha, estuda e faz um mooonte de outras coisas: a panela elétrica (acredita que ela foi inventada nos anos 50 e por japoneses?).

Mas, vem cá, você tem alguma dúvida sobre os tipos de panelas elétricas que existem no mercado? Tamanhos, benefícios, por que ter uma…? Nós, da Lista de Casamento, vamos responder estas e outras dúvidas 😉

Sigam-me os bons!

panela-eletrica-de-arroz

A panela elétrica de arroz, além de fazer arroz (claro!), pasme: também prepara legumes e peixes! O processo de cozimento desta panela se divide em 4 partes:

1. Ficar de molho
2. Fervura
3. Absorção da água (vaporização)
4. Descanso

Uma das vantagens da panela elétrica é que você pode deixar em modo de aquecimento, no qual a comida fica aquecida sem queimar. E existem desde modelos simples até os mais avançados – com timer, por exemplo. Nestas, é possível programar para que a panela inicie o cozimento horas antes de você chegar em casa! Ou o contrario: deixar cozinhando enquanto você não está em casa, já que ela também desliga quando o processo de cozimento termina. Inteligente, né?!

panela-eletrica-de-feijao

Um bom motivo pra ter uma panela de pressão elétrica na cozinha é a segurança! As panelas de pressão que vão ao fogão à gás são perigosas, qualquer acidente com elas pode causar ferimentos graves. Já a maioria das panelas de pressão elétricas têm 7 dispositivos de segurança – viu a vantagem aí?! E elas também não permitem que você use sem programar antes. Além disso, todas as funções de segurança têm como foco a vedação da panela, o que significa que pode deixar o feijão cozinhando e voltar depois de hoooras que nada terá explodido ou queimado. Ah! Ela também desliga automaticamente.

Como a panela elétrica de arroz, vocês também podem cozinhar outros tipos de alimentos difíceis nesta panela. Ela possui 5 funções de preparo:

1. Cozinhar
2. Fritar
3. Refogar
4. Molho
5. Manter aquecido

Pronto! Agora, o que mais demorava pra cozinhar no almoço ou jantar, fica prontinho em minutos e com gostinho de feijão de mamãe 😀

panela-eletrica-fritadeira

Hummmm, aquela batatinha frita sequinha e saudável… Oi? Será possível, aproveitar os alimentos fritos sem ter graves problemas de saúde? Siiiiiiim!!!! Alguma alma bondosa pensou nisso e nos salvou de muitas calorias e artérias entupidas, hahaha. As fritadeiras são panelas elétricas, que garantem a fritura de diversos alimentos sem o uso exagerado do óleo (e sem deixar o cabelo e a casa inteira cheirando a óleo queimado também). Como todas as panelas elétricas, a fritadeira também tem a função “timer”, que possibilita fazer outras coisas enquanto o alimento fica pronto. Com a fritadeira é possível fritar, assar, tostar e gratinar.

dicas-panelas-eletricas

panela-eletrica-limpeza

E como lavar e limpar as panelas elétricas? Estes eletroportáteis são práticos inclusive no momento da limpeza! Basta remover as peças que foram utilizadas no preparo do alimento, lavar, secar e guardar. SÓ ISSO!

panela-eletrica-tamanho

O tamanho das panelas elétricas, seja de arroz, feijão ou as fritadeiras, depende de quantas pessoas vocês pretendem servir. Se for só pra uma pessoa, o ideal é uma panela menor. Já pra uma família grande, uma panela com a capacidade maior fará com que vocês tenham um melhor aproveitamento no preparo.

panela-eletrica-energia

Gasta ou não gasta muita energia elétrica? Nãããão! Essas panelas são classificadas como A na tabela de consumo de energia, o que significa que têm baixo consumo de energia. Pode usar sem medo da conta de luz!

E você, já tem a sua ou está procurando? Conta pra gente se você também adooooora a sua 🙂

Um beijo, bom restinho de feriado e um lindo fim de semana!

www.ricardoeletro.com.br

assinatura-blog-LDC-rosa

 

Obs. A foto principal foi tirada do M de Mulher
  • Morro de vontade de ter uma dessas!

  • Maristella Santos

    Pensa num casal que ficou 4 meses sem fogão!

    Abençoadas panelas elétricas e outros (omeleteira, forno elétrico, máquina de cup cake – que permite ir além dos lindos bolinhos…)

    Todos esses equipamentos salvaram nossas refeições dos fast-foods, e de fato, sem absurdos na conta de energia elétrica, sem contar que dá pra colocar tudo lá e ir para o banho sem neura de queimar!

    Tornam a vida muito prática.

    Lógico que o fogão fez falta, pois não é muito prático o fogão tem 4 bocas e eu tinha apenas duas (panela de arroz e de pressão), então, fazer mais que arroz e carne era menos prático, no máximo algum refogado no vapor do arroz, mas que quebrou um galhão, quebrou! E continuo a utilizar!

  • Joanna

    Olá!!! Amei a ideia! mas fui procurar e o preço da panela de feijão está muito acima do descrito! inclusive no site da ricardo eletro! =(

    Aonde você pesquisou esse preço? Quero uma!!!rs

    bjinhos

    • Ana Ribeiro

      Oi, Joana!
      Tudo bem com você?

      Me diz seu e-mail, assim conversamos sobre a panela, tudo bem?

      Um beijo.

  • Ana

    Adoro a panela alétrica de arroz também!!!

    Passei pela mesma situação da Maristella e tive que me adaptar a ela como quase unica alternativa de comida saudável.

    O resultado foi que aprendi a fazer até macarrão nela e agora não faço mais em panela convencional de jeito nenhum!!! kkkkkk

    Obs: Quem quer aprender basta apenas colocar a água, sal, óleo e a massa e ficar de olho… dentro de 15 minutos ela deve estar pronta.. Ahhhh não espere a panela desligar sozinha pois certamente demorará e a massa ficará papa.

    • Ioná A.

      Ahãaaa…então dá pra fazer MACARRÃO na panela de arroz????!!!! Que legaaaal!!!!

      Valeu a dica, Ana!! Vou tentar! rsrs 🙂

  • Bruna Mota

    Fiquei uma semana sem fogão – a tubulação de gás do prédio estava com problema…
    A solução foi: panela de arroz elétrica + grill!
    Fiz até carne moída com batatas, além de risoto e legumes no vapor…

    Salvou minha vida e meu início de casamento! rs

  • Lilian

    Quero todas e já coloquei todas na minha lista de casamento! Viva a tecnologia!

  • Ioná A.

    Pôxa vida!

    Eu tô usando e curtindo muuuito a minha de arroz…mãsss, não sabia que existe a de feijão!!!!!!!!!!!!! E fritadeira?!!!? Tô desatualizada merrrmo!!! rsrsrs E baratinha também, néh…!

    Meninas! Adoorei isso! Com certeza vou comprar, agora que voltei (iuhuuuu !!!) pro fogão! rsrs

    Bjão Equipe!

  • Eu AMO a minha panela de arroz!! Ela é fantástica!

    • Cristina Sousa

      E qual é a marca da sua panela? Preciso comprar uma panela elétrica de arroz mas não sei quais as marcas que prestam, que não ressecam nem queimam o arroz.

  • Renata

    E receita? Tem?

  • patricia

    Dica: Vcs poderiam fazer um post sobre receitas nesses aparelhos. Eu por exemplo, sou um zero a esquerda na cozinha e comprei essas panelas pra facilitar minha vida, mas vem tão poucas receitas.

  • Eu simplesmente amo panelas elétricas! Elas ajudam muito a vida da gente!

    Beijinhos

    http://www.brisadatarde.com