Não é só quando a gente casa que precisa ter em ordem as finanças e esse blog não é só para casados e sim para TODOS que moram em algum canto com pouca grana. Dinheiro não nasce em árvore e, portanto, não pode escorrer pelo ralo. Por essas e outras quero apresentar hoje os 3 melhores e mais simples organizadores de finanças pessoais para usar e manter usando.

Tem para todos os gostos: de planilhas a aplicativos, juntamente com os prós e contras de cada versão. Bora lá?

Nós já ensinamos como dividir as contas da casa de forma igualitária entre o casal e como fazer o oposto, juntando as finanças para pagamentos e poupança. Também estamos ensinando como economizar com alimentação e roupas.

Mas como gerir ganhos, gastos e economias feitas?  Basta usar um dos métodos abaixo e manter-se firme nele. Vejamos:

 

1. Bufunfa (Aplicativo)

Esse aplicativo meeeeeeega simples e fácil de usar foi elaborado pela mesma galera com quem fiz o curso de organização financeira para casais, a Omeltech Desenvolvimento. A interface é direta e reta e basta que você crie os períodos para planilhar os ganhos e os gastos e começar a usar. Exemplo: Eu crio o período de 01 a 30/09/2014 e começo a lançar os salários e as contas pagas.
Eis a nota dos criadores:

“Está sobrando mês e faltando dinheiro? O aplicativo Bufunfa irá ajuda-lo a controlar seus gastos diários, garantindo que seu dinheiro não acabe antes da hora! Defina o período que o dinheiro precisa durar, lance os gastos e cuide para que seu porquinho não fique no vermelho. Com o Bufunfa você controla desde o seu salário até a verba destinada para a viagem dos seus sonhos (não deixe que sua viagem vire um pesadelo depois). Vai casar e não quer começar a vida a dois no vermelho? Com o Bufunfa você irá controlar os gastos do seu evento de modo simples e descomplicado. O aplicativo Bufunfa foi desenvolvido para você que busca uma vida financeira mais saudável, sem complicações.

bufunfa (1)  bufunfa (2)

 

Prós: Prático e fácil de usar.
Contras: Interface simples e uso apenas pelo celular. Não possui compartilhamento de controle com outros usuários.

 

2. Moneylog (Internet)

Esse é nosso método atual de  controle de finanças aqui em casa e foi o marido que me apresentou. O Moneylog parece complicado mas é simples e revela coisas bacanas como: onde você está gastando muito com o passar do tempo, onde pode melhorar, cortar e facilita a visão de extratos diários, mensais, anuais etc. E pra quem entende um pouquinho, ele é Open Source (programa gratuito e de código aberto para ser explorado por terceiros).

Existem 4 tipos de MoneyLog e para quem está começando eu recomendo a versão web que não demanda instalação de nada. Veja pelas imagens como usar:

clique-em-editar

 

 

troque-os-dados-que-aparecem-nessa-tela-pelos-seus

exemplo-de-como-ficou-minha-planilha

comandos-do-moneylog-na-barra-lateral-esquerda

Prós: Mostra diversos dados relevantes para enxergar erros e acertos nas finanças. A versão offline pode ser compartilhada entre usuários.
Contras: Pode ser considerada a mais difícil pois exige o mínimo de paciência com as primeiras inserções de dados e com a leitura do FAC que esclarece dúvidas.

 

3. Planilha do blog Vida Organizada (Excel)

Pago pau mesmo, descaradamente,  para a Thais e pela vida organizada que nos incentiva a levar. Esse é meu top blog de leitura diária e se devo agradecimentos por mudanças incríveis em minha vida, com certeza, um deles vai para ela.

Essa planilha na verdade é um controle de contas onde, você lista suas obrigações, a chegada da cobrança e se ela foi paga. Mas dá para incrementar e acrescentar os valores fácil fácil.

planilha-finanças-pessoais
Clique na imagem para baixar a sua

 

Prós: Para os amantes do conservador Excel ela é fácil, prática e direta.
Contras: Não possui compartilhamento com outros usuários online nem recursos altamente avançados para usuários básicos da ferramenta.

***

Talvez você tenha pensando: Dentre tantas opções desses organizadores que existem no mercado, por que a Sammia falou apenas de três? a resposta está no título: os melhores e mais simples de se usar. Quanto mais simplicidade e ao mesmo tempo funções entregues, mais você persistirá em manter sua vida controlada. E vida controlada é sinal de sonhos sendo traçados e alcançados.

Beijos e até a próxima dica!

NO COMMENTS