Olá! Tudo bem com vocês?
Trouxe os posts sobre Vida Organizada aqui pro Morando pois muito tem a ver com a nossa vida pós casamento, concorda? 🙂

E o post de hoje é pra você como eu que não vai viajar neste feriado.

Troquei o trânsito e a praia lotada por outros prazeres. Sim, prazeres pois eu gosto tanto de ficar em casa e curtir qualquer coisa a dois com o marido que eu não ligo para os “fervos” paulistanos. Tem quem compartilha o mesmo sentimento que eu e quem está fulo da vida por não poder viajar este ano. Para um caso ou outro, deixo duas ideias de ações para esse feriadão.

E ah, no final do texto eu conto como vai ser o meu, junto com as novidades que vem por aí pro Morando…

organize-se

“Para, Sam! Organização no feriado? Fala sério!”

Oxente! Falo muito sério.
Organizar não significa necessariamente faxina  e nenhum outro tipo de atividade ruim não. Organização é VIDA! é deixar as coisas a sua volta em um ponto de ordem que favoreçam a sua rotina diária tornando a sua vida MAIS LEVE e MENOS ESTRESSANTE. Se você não guarda mas joga as roupas no armário, se nunca sabe onde está nada na sua própria casa e vive se atrasando para o trabalho ou outros compromissos justamente por causa deste caos, não está na hora de parar e dedicar 2 horinhas deste feriado para desatravancar sua vida?

Não vai doer, prometo!
O que vou propor a você, como disse acima, serão medidas rápidas, fáceis e que tenham o intuito de dar leveza a sua correria. Não sei você mas eu me sinto com mais 5kg em casa ombro quando vejo bagunça pela casa.

1. Arrume seus livros e/ou pastas

Separe o que fica do que será doado ou jogado fora (no caso de papéis antigos ou inúteis).
Como acabo de me mudar para uma casa nova, será a oportunidade perfeita para me livrar de uma papelada inútil que ficou sem armário (que eu tinha a vontade no imóvel antigo) e guardar somente notas, contratos e documentos de importância atual. Tudo o que for de antes de 2010 será descartado.

organize-seus-livros-feriado

Bônus tarefa: Se estiver com bastante animo, posso fotografar ou escanear este papéis aos poucos e salvar no meu Evernote.

2. Salve o matérias importantes das revistas e recicle o resto

Você também tem uma pilha de revistas aí?
Eu leio muitas e sempre quero guardar matérias interessantes. O problema é esse montante acumulado e o tempo passando, me fazendo esquecer do que já lí e desistir de ler algumas que comprei e sequer cheguei a metade. Solução: Criei um fichário onde destaco e guardo as páginas somente com aquilo que é super importante pra mim. O resto, é adeus.

Bônus Tarefa: Sites e tarefas sugeridas pelas matérias das revistas podem ser estudados agora neste feriado.

3. Organize o guarda-roupas e a sapateira

Mas de forma simples, nada traumático. Passe um pano com o produto de limpeza da sua preferência nas prateleiras do armário e se você inda não o fez, traga as roupas de verão/meia estação para frente (já já o outono chega). Repita o mesmo processo com as gavetas e com os sapatos de “bater” no dia a dia.

 Bônus Tarefa:  Coloque protetores anti-umidade em locais fechados e enrole papel cartão (ou use uma das suas revistas velhas) para usar como “estrutura para suas botas de cano longo.

4. Atualize a sua caixa de Primeiros Socorros

Jogue fora tudo o que estiver vencido, solto sem cartela, bula sem remédio e limpe frascos que tenham vazado. Depois faça uma lista de itens cotidianamente usados mas que estejam em falta na sua caixinha como remédios para dor de cabeça, antigripais, antialérgicos, curativos, anti-inflamatórios, repelentes e etc. Mas atenção: Remédios é coisa séria, não saia comprando sem a autorização de um médico!

organize-seus-remedios-feriado

Bônus Tarefa: Pule para a caixinha de esmaltes e para as maquiagens e faça uma limpa geral.

5. Crie 3 Listas para uma rotina mais eficaz

Eu as escrevi esta semana e pretendo começar a usá-las a partir de hoje (03/03). Uma se chama Rotina Matinal, outra Rotina Noturna e outra Cardápio da Semana.

Todas são inspiradas no blog Vida Organizada, só as adaptei para a minha rotina e te convido a criar as suas pois elas permitem não se esquecer de nada tanto no dia seguinte como planejar – sem perdas – compras melhores e refeições mais gostosas. Veja só:

3-listas-organizacao

Sei que pode te parecer bem controlador mas é MUITO legal seguir umas diretrizes como essas e não perder mais tempo demais na frente da tv atrapalhando o tempo precioso do sono ou não deixar de fazer algo por mim fazendo demais pela casa. No caso do cardápio semanal é ainda melhor: você vai notar uma economia muito boa nas suas finanças quando for ao supermercado fazer a compra da semana e só comprar realmente o necessário para os próximos dias. Vai evitar muitas besteiras também.

Bônus Tarefa: Escreva numa parede lousa, em um quadro branco ou onde desejar o Cardápio da Semana, juntamente com a lista de ítens para comprar no supermercado.

6. Cuide-se!

Agora sim!!!
Que tal fazer uma hidratação porreta nos cabelos, pintar as unhas e cuidar da pele? Quem sabe até começar a meditar, praticar um alongamento ou ler um bom livro. Faça algo bem gostoso e prazeroso por você para “começar” 2014 diferente (afinal de contas o ano começa ou não começa depois do carnaval? 😛 ).

***

comece

Estou começando um, toda feliz e faceira. Já mostrei a casa vazia e aos poucos vou mostrando como ficou pós mudança e o que vem por aí. Para te incentivar a começar um projeto sobre qualquer coisa em sua casa, criei uma lista dos 9 melhores sites que me inspiram.

Sites inspiradores

  1. Casa de Colorir
  2. Homens da Casa
  3. A Casa que a Minha Vó Queria
  4. D♥
  5. Casa Montada
  6. Quero ser Vintage
  7. MiniApartamento
  8. Casa Aberta
  9. Casa Chaucha

Como começar um projeto de decoração?

A gente se empolga mas nem sempre a grana acompanha. Normal. É até por isso que colocamos tanto a mão na massa. Mas para não ficar “feio” ou parar na metade, sugiro essa organização mental:

  1. Liste os ambientes que deseja decorar;
  2. Tire as medidas das paredes, móveis e faça um desenho deste espaço. Não vou chamar de PLANTA mas, se quiser fazer uma há sites gratuitos na internet e também aplicativos que podem te ajudar a montar uma gratuitamente como o Sweet Home 3D, o MyVitualHome, o IKEA Home Planner, o Roomler, o Foorplaner entre outros;
  3. Busque referências de cores e imagens no Pinterest;
  4. Escolha o ambiente que deseja começar e enumere as mudanças que deseja fazer;
  5. Liste o que será necessário comprar e comece uma pesquisa de preços;
  6. Defina em seu orçamento quanto poderá investir em cada cômodo com o seu projeto ou quanto poderá gastar por mês com ele. Por exemplo: “Posso gastar R$ 300 reais este mês na decoração da lavanderia. Se faltar algo, fica para o mês que vem.”
  7. Compre os materiais e reserve um tempo para começar seu projeto.
  8. Fotografe o antes e depois e mande pra gente 😉

Meu projetinho

Essa é a novidade prometida no começo deste post para o 2014 do Morando. Começo uma série de projetos a partir desse feriado para transformar meu apê alugado em um lugar mais aconchegante. Esse é o meu primeiro:

projeto_2014

A geladeira vai ganhar cara nova e esta parede onde ela está agora vai ser repaginada ao extremo! Tudo isso sem quebrar nada e sem falir financeiramente. Quero só ver! hahahaha

***

Bom feriado, bom carnaval e até a próxima, tchurma!

Beijos!

 

Os posts sobre Vida Organizada e os projetos de decoração do Morando sem Grana

tem o apoio da Lista de Casamento da Ricardo Eletro ♥

 

assinatura-blog-LDC-rosa

 

  • Boas dicas!

  • Ioná A.

    Êhehhh, Sam!! Tava com saudade de vc!!!
    Tô atrasada dois dias…rsrs ia ficar em casa, mas me arrastaram pra um passeio!

    Esse post foi de lavar a alma ein! rsrs Adorei!

    Sabe, as coisas já estavam bem organizadinhas por aqui, depois das dicas dos “dois minutinhos”…rsrs (O que é projeto, tarefa e o que faço já! rs, lembra?). Mas, agora vou precisar de todo gás, na organização e nova decoração (tô eu – de novo – de mudança…) Nem me assusto mais! Bora que a vida é dura pra quem é mole, néh…
    Um bjo bem “gaanndãoooo” que nem diz a criançada! 🙂

  • Ioná A.

    Ahaaa! “Discurpa” : Doidinha pra ver a transformação do seu cantinho!!

    Acompanho todos esses blogs que vc indicou e são ótimos mesmo! Outro bjo! rsrs

    • Oi, gatinha

      Saudades de escrever pra vocês também e olha que por falar em correria…ah…dessa eu entendo muito bem!

      As transformações já já começam e quero sua opinião pra ver se estão ficando legais 😀

      Beijos, amiga. Saudade docê!