Meu primeiro post de verdade para o Morando…que alegria!

Seguindo a pegada do blog (a de falar da verdadeira realidade de vida e da casa da gente), eu já pensava a tempos de falar sobre hortas em casa mas ainda sem saber como começar. Daí, nesta semana, saiu uma nota no Metrô News sobre o “Programa Horta em Casa & Vida Saudável” da fundação Mokiti Okada. Tinha um telefone e um e-mail para contato e lá fui eu pesquisar.

Mas antes de falar mais do curso, só um coisa a se falar sobre verduras e temperos frescos que compramos nos supermercados…

Não é possível que os supermercados não tenham notado o seguinte fato: Eu quero fazer…sei lá…um peixe! Só que eu não consigo comprar uma quantidade X de salsinha. Sou obrigada a levar um maço gigante (que mais se parece com um enorme ramalhete de flores) da dita e ver mais da metade morrendo na minha geladeira…

E tudo porquê? Por que sou uma “Cozinheira Esporádica”. Mesmo com todos os truques de conserva deste maço, eu não tenho tempo para elaborar outras tantas receitas que usem salsinha nos próximos dias!

Será que sou só eu penso assim?

Além de desperdício de dinheiro e de comida, parece que ainda estou nos tempos da minha avó, onde a mulher ficava mais em casa e consequentemente cozinhava mais. Com a nossa correria semanal de casal, torna-se inviável comprar salsinha e outros temperos fresquinhos =/

Daí vem minha paixão pelas hortinhas que os casais bonitos e inteligentes de hoje em dia, bolam em suas casas. Só que o desafio agora é outro (não mais o maço de salsinha do mercado): É ter tempo para ler tudo, assistir a todos os vídeos, saber tudo o que tenho que comprar corretamente e tooooda a lenga lenga da montagem de uma horta em casa.

curso_como_montar_horta_em_casa (2)

Parece tão fácil…será mesmo? 

Foi aí que eu voltei a me animar com o anúncio do curso. Enviei e-mail na manhã de ontem e a tarde efetuei o pagamento de R$ 20 reais, da minha inscrição. O curso será ministrado no dia 14/02 (quinta-feira) das 14h às 16h, na Vila Mariana.  Aqui vão mais informações e logo a baixo o link para se inscrever:

Local: Fundação Motiki Okada
Endereço: Rua Humberto I, 612 – Vila Mariana – São Paulo – SP
Telefone para contato: (11) 5087-5184
E-mail: [email protected]
Data: 14/02/2013 – quinta-feira
Horário: das 14h às 16h
Material incluso: vaso, terra, muda e cartilha

 

CLIQUE AQUI PARA EFETUAR SUA INSCRIÇÃO

 

Legal também é notar que essa fundação tem outros cursos. Inclusive alguns online. Bom também é que se você não puder ir, eu vou lá, aprendo e depois ensino a montar a tal horta saudável aqui =D

Beijos!

  • Bianca

    Que demais! Adorei 🙂
    Eu moro em casa, e atrás da nossa casinha tem uma parte com terra, separado do quintal por um degrau, quando a alugamos eu não curti mt… Mas daí minha avó que é expert, olhou a terra e viu que era boa! Daí começamos a plantar! O pepino cresceu, a hortelã tá linda! E agora vem o feijão! rsrsrs
    é mt divertido plantar e ver a coisa vingar! vira até um passatempo, além da utilidade!

    Beijos!

  • Kamila

    Amei o Post!!!

    Vou fazer ums n minha varanda, queria muito fazer o curso, mas de quinta feira é inviável… humpf….

    Beijinhos
    Kamila

  • Josiane

    Adorei a ideia!!!
    Pena não poder ir fazer o curso… mas vou aguardar suas dicas de como montar a hortinha!
    Boa sorte, bjss.

  • Verônica dos Santos Oliveira

    Nossa.. além de útil essas hortinhas dão um ar mega especial na decoração neh?!?!

    Ameeei… só ñ vou ao curso pq nem 20,00 eu tenho no atual momento.. rsrsrs

    Bjoooo Sam.. e parabéns parabéns parabéns!!!

    • Amanda Jeronimo

      Somos 2 queria muito ir mais infelizmente não dá $ kkkkk

  • É isso ai, Sammia… vai lá, aprende e vem ensina a gente que mora fora de Sampa!!

    Eu adorei a primeira foto! Daria certinho na minha sacada, mudando as cores dos vasinhos. Só tem um probleminha:

    Já tentei manter várias hortinhas na minha sacada, mas o sol bate em cheio nas plantinhas e elas não sobrevivem…. como saio bem cedo e só volto tarde da noite, só consigo colocar água nesses períodos e as coitadinhas não resistem ao calor majestoso de Foz do Iguaçu… e ai, faz o que??? Pergunta lá pra professora 😉

    Bjo

    • Larissa Ferraz

      Uma dica bem legal para não faltar água nas plantinha é deixar uma garrafa pet de 200ml com a tampa furada com água de ponta cabeça na terra.. assim sempre ficam hidratadas..
      Aqui tem umas dicas para diminuir o fluxo da água e explicar como fazer..
      http://sitiosantarita.com.br/2012/10/crie-voce-mesmo-o-gotejador-para-suas-plantas/

    • Renata

      Ju, você também pode montar a sua hortinha dentro da cozinha. Num tamanho menor que dê em cima da pia e fazer o que a Larissa falou. Assim, você as protege de pegar muito sol e as mantém hidratadas!

  • Roberta Croque

    Uauuuuuuuu amo isso!!! Vou esperar seu post nos ensiando, pq infelizmente não dá pra fazer o curso!!!rs
    Ia me ajudar muito pois gosto de fazer comida com bastantes temperos diferenciados!!!rs
    Vamos ver né…

    beijos

  • Pamella

    Eu quero muito aprender, pergunta tudoo e depois passa aqui pra gente rs..!!!

  • Oi, Sam!

    Eu estou doida para ter uma hortinha dessas em casa… O Elton e eu estamos querendo colocá-la no quintal, na frente da janela da cozinha!

    Beijinhos

  • Moro em Santos, então vou esperar vc postar aqui! Minha varanda está gritando “Ai que tédio”, preciso MTO! bjos

  • bruna

    ahhh… uma pena o curso ser em horario de trabalho!!! espero pelo Blog as informações… acho lindo essas hortinhas em casa, porem moro num apto de 49 metros… será que vai caber? hahahahahaha

  • Giovanna Pereira

    Sam eu sou cozinheira como vc!! Adoro, mas me sinto sem opções na hora de comprar verduras ou temperos em pouca quantidade no mercado, pois também sou esporádica, infelizmente :/… Vou adorar fazer essa hortinha rsrs, to doida pra começar!!!

    Bjos!

  • thais

    Bom, não tenho como ir só de outro estado, então estou aguardando as dicas!!!

  • Mariana

    Sammia, penso igual a você. É um desperdício comprar determinadas coisas e vê-las estragar na geladeira. Não sei na sua cidade como é, mas aqui em Curitiba até mesmo nas feiras você compra os itens por maço, sem poder separar e levar somente a quantidade desejada, por quilo. Não entendo.
    Por isso mesmo, faz tempo que venho pensando em fazer uma hortinha em casa, mas confesso que a preguiça tem me feito procrastinar. Quem sabe talvez de você dividir seus aprendizados com a gente eu me anime mais rs!
    Beijão!

  • Dayse

    Adooro a ideia das hortinhas, mas um bom meio de não jogar a salsinha fora é guardá-la, já lavada e cortada, no congelador, dentro de um potinho ou saquinho plástico. Assim, sempre que precisar de salsinhas (ou cebolinha) é só ir pegar com uma colher direto do congelador mesmo… rs

  • Aline Damásio

    Adorei a ideia da hortinha…costumo ir ao sítio aos fins de semana trazer alguns temperos e congelar, mas não ficam tão bons como os fresquinhos, colhidos na hora.
    Fazer uma horta em casa é difícil, mas é possível e além de ser propício ao meio ambiente (já é um verdinho dentro da casa né gente) ainda dá pra fazer reciclagem de pneus e garrafas pet que podem ser utilizados como vaso. Fica a dica!

    Bjs a todos do MSG

  • Amanda Jeronimo

    Sonho de consumo desde de pequena planto as modinhas mas algumas não brotam direitinho ( não sei porque ),minha ultima tentativa foi cebolinha mas ela morreu antes de crescer kkkkkk, não vejo a hora do post dai quem sabe não aprendo direitinho !!!
    bjos

  • Elis Marques

    Olá!! Ói nóis aqui tamein! hehehehe
    Já tinha visto essa foto quando comecei a pesquisar sobre varandas, e me encantei demais, pois é simples, útil, linda e muito alegre! 😀
    Amo o Verão e a Primavera, e quando damos ao nosso lar uma colorida como essa, parece que essas duas estações se eternizam! 😀
    Parabéns pelo novo site/blog!
    Sucesso a você e a todos os colaboradores! 😀

  • Dani – Cuiabá-MT

    Nossa, ótima idéia!
    Eu fico triste quando vejo a salsinha ou o coentro estragando… Somos só nós dois em casa e não consigo usar todo o ramo antes que ele estrague!

  • Roh Torres

    OI Fe ..apos acompanhado a Sammia a tanto tempo vc surge com mais uma ideia maravilhosa que esse novo empreendimento tenha tanto sucesso quanto o Casando sem grana! …
    Ja tens uma fã… pois estarei entrando nessa fase tbm de construção e reformas…..bjs sucesso

  • pacte parfaite, train tr

  • Ana Priscilla

    Ótima dica! Meu noivo gosta de fazer hortas, vai ser uma boa essa! Vou esperar o PAP, se tiver! Bjs

  • Mara

    Otimas dicas Fe…
    Concordo com vc qdo disse sobre o desperdicio, como sou eu e meu noivo em casa, acabamos não usando nem metade das verduras que compramos.
    Sonho em ter minha casa logo, pra ter meus temperos fresquinhos sempre, amo mexer com terra, pra mim será como uma terapia!

  • Rebeca Rolim

    Ai, adorei a ideia! Quero saber tintin por tintin como montar uma hortinha. Super útil e ecológico né? Na minha futura casa, tem uma área de serviço ligada a garagem que ficaria perfeita pra uma hortinha dessas. Conta tudpo pra gente depois, Sammia. Não posso ir, pois moro em outro estado hehe.

  • Oi, moro no interior de SC, na casa dos meus pais temos horta, e na minha casa também vai ter bastante espaço para fazer uma horta bem bonita, já plantei um pomar bem lindinho com a super ajuda do noivo e tbm dos nossos papis… hehe…

    É muito bacana e vale a pena fazer sim, saber o que estamos comendo, colher literalmente o que você plantou é muitooo bom e bacana…

    Parabéns pelo Morando Sem Grana, adorei!!!

    Quem tiver um tempinho e quiser passar no meu blog tbm fique a vontade:

    http://casaroucomprarbike.blogspot.com.br

  • Que idéia bacana, acho que vou usá-la na minha área de serviço pois a porta fica de frente com a porta de entrada, acho que ficaria um visual mais bonito, imagina, todos que entrarem vão se deparar com uma parede de vasinhos, amei \o/. Aliás quero parabenizar pela iniciativa do blog, acompanho o casando sem grana e estava anciosa pela estréia do morando sem grana. Parabéns e que venham os posts para nos auxiliar. Beijos mil…

  • Mari

    Ótimo!!

  • Carol

    Amei a ideia do morando sem grana. Massssss…..
    Pq ele tá abandonado?????

    queremos mais posts!!!

    Bjus

  • Raquel Gonçalves

    Essa foi minha primeira ideia para a casa nova.. Bom estou no clima do CSG ainda, mais em junho quando me mudar a hortinha é o primeiro projeto da lista para ser executado!
    Acho lindo, economico e super cara de dona de casa bonitinha e esposa caprichosa.
    E também nem é tão dificil manter, minha mams tem no ap e é super tranquilo de manter e cuidar.

  • Rinara Pontes

    Cadê os posts do “Morando sem grana”?. Todos os dias entro em busca de novidades e…. nada! 🙁

  • Rosana Vaz

    ameeei!! vou tentar colocar em prática na casa nova!! bjOO

  • Mayara

    Oi Sammia!!!!
    Amei a idéia e me identifiquei muito com a foto, porque o ap. que vou morar tem um varandinha parecida com essa!
    Acho que a idéia vai ficar fofa e saudável! haha
    Como moro em BH, e não sei se tem algum curso do tipo por aqui, você poderia nos dar dicas que aprendeu no curso!!!
    Beijinhos!

  • Renan Zuccolo

    Bom dia!

    Seria legal se o pessoal do Fundação pudesse criar um post ensinando a criar a horta para postar no Morando sem Grana!

    Iria valorizar o Blog e ajudaria o pessoal que mora longe de São Paulo e não tem como fazer esse curso.

    De qualquer forma, obrigado pela informação e parabéns pelo Blog!

  • Ana Carolina Dourado

    Uma ótima dica pra quem não usa um maço inteiro de salsinha e afins antes que eles murchem, é: Lave, corte e guarde em quantidades separadas na geladeira (existem uns potinhos de plástico beeem pititicos que servem muito bem para isso). Sempre que vou a feira, faço isso com todos os itens, e quando vou fazer algum prato descongelo a porçãozinha e uso. Nada melhor do que coisas fresquinhas né, mas as vezes precisamos recorrer a este tipo de truque de cozinheira esporádica. Só não vale deixar por muiiito tempo no congelador einh!

    Beijinhos