Eu sei que nem todo mundo vai dar aquela emendada entre os dias que cercam Natal e Ano Novo (também conhecida como férias coletivas) mas sei também que mesmo tendo poucos dias em casa, o comércio e todos os serviços a sua volta dão aquela freada brusca. Se neste momento você olha em volta dentro de casa e começa a caçar o que fazer, separei algumas dicas de coisas que você pode estar se esquecendo de fazer e que te farão entrar em 2015 com o pé direito. A dica de hoje é: Arrume seu computador!

Sim sim, nosso amado companheiro de trabalho, estudos e lazer além das teclas engorduradas e da tela cheia de pó, merecem outros tipos de cuidados básicos e rápidos que garantem mais tempo de vida pra eles e pra você. Vamos ver?


5-dicas-uteis-para-arrumar-seu-computador

1. Comece pelas pastas

Todos os arquivos espalhados em todos os cantos do seu computador podem ser lindamente arrumados de diversas formas mas sempre respeito a maneira mais fácil para que VOCÊ encontre o que precisa com rapidez. Veja alguns exemplos:

Pastas organizadas por meses e anos

pastas-organizadas-por-mes-ano-morando-sem-grana

pastas-organizadas-por-mes-ano-morando-sem-grana-2

Pastas organizadas por temas

pastas-organizadas-temas-morando-sem-grana-2

 

2. Delete arquivos e favoritos inúteis

Sabe aquele monte de arquivos que não você não precisa mais? Delete-os sem dó e arquive os importantes como NFs, comprovantes de pagamento etc etc. Eu já falei do Evernote no Casando e como escaneio e guardo TODOS os meus papéis lá. Tem de NF da geladeira até cartões de visita. Visite o post em que ensino a usar. Ano que vem eu volto mostrando mais sobre como uso essa ferramenta e como ela mudou minha vida!

Mas voltando a limpeza, aproveite para se livrar do oceano de links favoritados no seu navegador. Leia o que salvou e se a informação já não é relevante, retire a estrelinha. O que ainda é importante salvar deixe lá por enquanto. Volto em breve mostrando o que eu fiz com meus links salvos para não perder e misturar informações.

favoritos

 

3. Limpe a lixeira e passe um CCleaner

Se tiver lixo acumulado esvazie a sua lixeira do computador. Aproveite para passar um CCleaner. Esse programinha ajuda a limpar programas e arquivos desnecessários do computador todo trazendo mais desempenho e espaço em disco.

lixeira-e-ccleaner

4. Salve seus arquivos na nuvem

Conhece Dropbox? E OneDrive? Essas são dois recursos para armazenar seus arquivos na nuvem, ou seja, num servidor seguro e de acesso ilimitado eternamente. Pense assim: se o seu computador pifar ou for furtado você vai perder tudo se eles não estiverem cópia salva em outro local. Eu uso mais o OneDrive para os assuntos dos blogs pela maior capacidade de armazenamento.

5. Faça Backup e formate em caso de lentidão

Seu máquina está a base de carvão e manivela? Consulte um profissional para saber se não é hora de fazer um backup das suas coisas e formatar o computador. Mas atenção: consulte um profissional a respeito. Não vá dar uma de Sammia, hein!

***

Sussa, né?

Sim sinhô! Tudo bem tranquilo e necessário. Não sei vocês mas eu fico “doente” com bagunça, principalmente com as minhas ferramentas de trabalho: a mesa, o computador, as gavetas e tudo o que me rodeia no dia-a-dia. Volto em breve com mais umas ideias simples de organização para o final do ano 🙂

Beijos da Sam!

NO COMMENTS