Oi, gente 🙂

O post de hoje vem falar de uma coisa que senti na pele…

Foi assim: quando fui comprar minha geladeira, descobri que não sabia patavinas sobre “geladeiras”! rsrs E, se eu quisesse ter a minha, precisaria aprender sobre o assunto em pouco tempo. Pensa como eu fiquei!!!

Hoje o problema está resolvido (ufa!) e minha geladeira está bonitinha lá na cozinha. Mas se chegou a hora de você comprar seu refrigerador, eis-me aqui pra te ajudar a sanar todas as suas dúvidas, afinal, é pra isso que servem os percalços da vida, certo? 😉

Conversei aqui com o pessoal e nós, da Lista de Casamento, temos algumas dicas importantes pra você.

Começa agora um guia prático de geladeiras para iniciantes!

geladeiras-degelo

Um dos pontos de maior atenção no momento da compra é o degelo. Existem alguns tipos: Frost Free, Cycle Defrost, degelo manual, degelo semiautomático e o a seco…

Frost Free

Nos modelos Frost Free o refrigerador não produz gelo, ou seja, você não precisará descongelar sua geladeira nunca! Se você, como a maioria dos habitantes do mundo, procurar praticidade, este é o refrigerador ideal.

Cycle Defrost

As geladeiras com o degelo Cycle Defrost produz menos gelo, por isso são feitos apenas dois degelos por ano. Porém o processo é igual ao de uma geladeira com degelo manual…

Degelo manual

Nas geladeiras mais básicas o processo de degelo é manual, isso significa que, de tempos em tempos, será preciso desligar a geladeira para que todo o gelo produzido derreta e, então, você possa fazer a limpeza e religa-lá para o uso.

Degelo semiautomático

A única diferença entre o degelo manual e o semiautomático é que geladeiras com degelo semiautomático não precisam ser desligadas da tomada, isso é, enquanto o gelo derrete a geladeira continua funcionando.

Degelo seco

Funciona como o degelo semiautomático, mas sua água não precisa ser retirada. Ela é armazenada em um recipiente e será evaporada.

Cuidados na hora de descongelar seu refrigerador

  • Evite quebrar o gelo com objetos cortantes, como facas.
  • Não use o secador de cabelo para derreter o gelo com mais rapidez. Estes itens podem prejudicar a sua geladeira.
  • Não jogue água direto no seu refrigerador. Isso pode danificar o motor da geladeira.

geladeiras-tipos

Uma porta

Este é o modelo mais básico de geladeira disponível no mercado. Como tem seu espaço interno reduzido, isso é indicada pra quem vai morar sozinho ou pra famílias menores. Cabe muito bem em cozinhas pequenas, mas normalmente não há modelos com Frost Free, o que pede maior atenção para o degelo.

Duplex

As geladeiras duplex contam com uma porta para o freezer na parte superior e uma porta para o restante dos alimentos na parte inferior. Existem vários modelos de degelo, tamanho e cores neste modelo de geladeira.

Side by side

Esta geladeira é grande, precisa de espaço na sua cozinha pra comporta-la. Indicada para pessoas que precisam congelar uma grande quantidade de alimentos, já que este modelo possui duas portas – uma para o freezer e outra, ao lado, para outros alimentos.

Inverse

Os refrigeradores Inverse (inversa) possuem duas portas também, a diferença é que a parte do freezer fica embaixo e a porta dos alimentos em geral fica em cima, facilitando o acesso aos alimentos que sua família mais consome.

French door

Este modelo de refrigerador é o que tem de mais moderno e espaçoso no mercado. Com duas portas para alimentos em geral na parte superior e o freezer na parte de baixo, é ideal para famílias grandes.

geladeiras-

geladeiras-tamanho

Para acertar no tamanho da sua geladeira, você precisará levar em conta seus hábitos de consumo, a frequência com que faz compras e, claro, quantas pessoas moram na sua casa. Assim, fica fácil saber qual é a melhor para seu lar doce lar.

Fizemos um quadro com informações sobre os tamanhos dos modelos de geladeiras:

Tipo

Capacidade

Geladeira 1 porta

Entre 220 e 350 litros

Geladeira Duplex 

Entre 250 e 500 litros

Geladeira Side by Side e French Door Inverse

Entre 400 e 600 litros.

geladeiras-energia

Por ser um eletrodoméstico que fica ligado na tomado o tempo todo, dar atenção ao consumo do seu refrigerador é importante. Então…

  • Fique atento ao selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), ele indica qual é o consumo que a geladeira terá.
  • Não coloque roupas para secar nas grades do motor, o refrigerador precisa desta circulação para se manter resfriado.
  • A borracha de vedação da porta da geladeira garante que não ocorram vazamentos de ar frio o que impede um aumento de consumo, por isso, atenção a manutenção da borracha.
  • Evite colocar alimentos ainda quentes na geladeira, isso força a geladeira a trabalhar com maior esforço e logo com mais energia.
  • Acomode sua geladeira longe de janelas que bata sol e de eletrodomésticos, como fogões e fornos elétricos. E a coloque com no mínimo 20 cm de distancia da parede, para facilitar a circulação do ar.

Agora sim! Pode começar a procurar a sua geladeira sem medo de errar 🙂

Um beijo e bom fim de semana,

www.ricardoeletro.com.br

assinatura-blog-LDC-rosa

Obs. Tiramos a imagem principal do blog Bemol.
  • Flávia

    Ótimo post 😉