Como decorar um quarto compartilhado entre irmãos

Um quarto e um casal de filhos. Como fazer com que os dois dividam o espaço sem que (muitas) brigas aconteçam? Como organizar o ambiente com uma decoração que agrade aos dois ao mesmo tempo? Todas essas questões de como decorar quarto compartilhado entre irmãos podem ser resolvidas com algumas ideias fáceis que nós dividiremos com vocês.

Antes de mais nada, estabeleça uma conversa com eles para que possam expor as ideias e as preferências sobre como desejam que o quarto seja. É possível que, depois da conversa, tudo fique muito mais fácil de resolver e nem tenha necessidade de mudanças e decorações “drásticas”. Detalhes pode fazer a diferença.

Depois de um pouco de consenso, uma dica é trabalhar com bases neutras. Cores discretas para as paredes e para o piso. Já nos móveis, pode-se manter a neutralidade (branco, preto, cinza ou madeira crua) ou optar por cores fortes (a menina escolhe vermelho, o menino azul). No caso das cores fortes, elas mesmas podem dar a personalidade que cada um precisa para o seu espaço. No caso das cores neutras, detalhes e acessórios vivos podem dar o tom: colchas, almofadas, quadros etc.

Como decorar um quarto compartilhado entre irmãos

 

Como decorar um quarto compartilhado entre irmãos Como decorar um quarto compartilhado entre irmãos

Outra ideia é dividir o quarto com uma cortina, uma estante ou uma divisória. Até mesmo utilizar o próprio formato do quarto para isso (alguns cômodos possuem entradas e saletas). Em muitos casos, um pequeno móvel ou a própria cama já faz o trabalho de “repartir” o quarto para seus moradores. E quando nada disso é possível ou os irmãos concordam nas cores mais admiradas, um simples nome em cima de cada cama ou até mesmo um beliche (que otimiza muito o espaço!) são soluções super práticas.

Como decorar um quarto compartilhado entre irmãos

Como decorar um quarto compartilhado entre irmãos

Se os irmãos tiverem uma diferença de idade muito grande, fica um pouco mais difícil a divisão, mas nada que seja impossível. Nestes casos, a cor neutra é mais indicada, deixando os detalhes como diferenciais. É legal tentar manter uma divisão imaginária (ou não) para que principalmente o irmão mais velho tenha alguma privacidade. Outra ideia que pode ser bem positiva é deixar que eles desenhem algo na parede (supervisionados, claro) ou pensar junto com eles o que poderiam indicar para que um pintor fizesse.

Como decorar um quarto compartilhado entre irmãos Como decorar um quarto compartilhado entre irmãos

Independente da solução que caiba melhor para o seu caso, dividir um quarto precisa ser encarado como algo bom, que ensina grandes valores às crianças e adolescentes. Aprender a dividir e fazer decisões juntos é maravilhoso!

***

Eu, Sammia, que cresci dividindo quarto (não só com meu irmão como com a mãe também) mal sei expressar em palavras a alegria de ter a minha própria cama, em uma beliche. Vale a pena, nem que seja com o mínimo esforço e espaço, expressar a personalidade de cada um dos filhos nesse cantinho. É recompensar para a criança, acredite.

Até amanhã!

NO COMMENTS