Oi Gente!

Quando estamos iniciando uma nova etapa das nossas vidas, comprando ou alugando a casa, sempre pensamos nos móveis, cores de parede, minha cozinha desse jeito ou o meu banheiro do outro, mas sempre nos esquecemos de um item muito importante o QUADRO DE LUZ e toda a parte elétrica do novo ninho de amor!

É muito importante reservarmos uma parte do orçamento da casa nova com esse item. Ai seu marido/noivo diz: Ah besteira, eu mexo nessas coisas e esta ótimo! Mas um quadro de luz e uma instalação mal feita podem gerar a queima daquela sua maquina de lavar linda que você ganhou da sua avó, ou até mesmo da sua chapinha que te salva todos os dias pela manhã.

Mesmo o imóvel sendo novo (a construtora acabou de entregar a chave) deve ser feita uma revisão. E uma revisão com um ELETRICISTA, com diploma e tudo, certificado. CURIOSO não funciona e vai gerar um custo muito grande no futuro.

Olhe esse quadro de luz aqui embaixo. Um perigo!

quadro-de-luz-correto-errado(1)

Ah! Mas o meu não é assim! Vou dizer os perigos desse quadro. Ele tem 5 disjuntores (Essas peças pretas que desarmam e deixam a sua casa sem luz), um disjuntor para toda a iluminação de um apê, outro para todas as tomadas e os outros 3 são para aparelhos de ar condicionado. Isso no tempo da nossa avó funcionava, mas nos tempos de hoje, onde temos tantos aparelhos domésticos que nos ajuda a facilitar a vida domestica não. Ligar a maquina de lavar e o ferro de passar roupas ao mesmo tempo com um quadro de luz desse pode gerar uma sobrecarga, um curto circuito e acabar queimado um dos aparelhos ou coisa pior.

Um bom quadro de luz como a da foto abaixo, significa ter todos os ambientes da casa separados e cada ambiente com dois disjuntores. Ai Cá, você me confundiu! … Vamos descomplicar… Para o seu quarto, você precisa de um disjuntor para a iluminação e outra para as tomadas e isso acontece em todos os ambientes. Lembrando que ar condicionado, chuveiro elétrico, máquina de lavar e ferro de passar roupa tem que ter um disjuntor só para eles. E se você tem algum equipamento que consuma muita energia, também deverá ser separado!

quadro-de-luz-correto-errado (2)

Lembre-se de fazer uma revisão pelo menos a cada dois anos. Ou se houver alguma tomada soltando faísca (isso pode causa um curto, e não queremos isso).

Dicas para quem não tem tanto dinheiro para trocar o quadro de luz todo!

– Peça para o eletricista fazer um disjuntor a parte do ar condicionado e chuveiro elétrico. Se ele não cobrar caro peça o da maquina de lavar também.

– Se você não tem dinheiro para mudar tudo, e só separou o chuveiro, evite usar maquina de lavar e ferro de passar ao mesmo tempo.

– Evite ligar muitos equipamentos em uma única tomada, a tomada é projetada para receber 100watts, se você ligar muitos equipamentos pode gerar uma sobrecarga.

– Quando for instalar um ventilador de teto, chame um eletricista, esse equipamento é campeão de curto!

– Se você liga um equipamento e dá interferência em outro (acontece muito de interferências nas televisões) sua instalação precisa de uma revisão.

Casa em segurança é o mais importante.

 

Espero ter ajudado.

Bjokas da Cá

assinatura_camila

  • Adorei as dicas!!!!

    Tudo bem explicado!!!

    Beijinhos!!!

    • Camila Tahan

      Obrigada Pâmela! Espero que vc goste dos próximos posts! Bjokas.

  • Muito legais as explicações! Um quadro de luz bem instalado é ter segurança em casa!

    Beijinhos

    • Camila Tahan

      Obrigada Fernanda! XD. Com certeza, a melhor coisa é ter segurança! Bjokas.

  • Eveline

    Arrasou Camila! Informações importantíssimas que com certeza colocarei em prática já que ainda estou reformando o meu apto.

    Beijinho!

    • Camila Tahan

      Coloca mesmo Eveline! XD… Bjokas

  • Mônica

    Oi Camila,

    Adorei o Post, só uma dica. Não precisamos de 1 disjuntor pra iluminação e 1 para as tomadas de cada cômodo. O comum é termos um disjuntor pra determinada carga e dividirmos essa potência nas três fases (se for o caso da instalação). Na minha casa distribuímos a iluminação toda em 2 disjuntores pois caso uma fase “caia”, não ficaremos no escuro visto que cada disjuntor foi ligado em uma fase para fazer o balanceamento de cargas. Além de sair mais caro é desnecessário ter tantos disjuntores assim!

    Tomadas de uso específico, como máquina de lavar roupa, chuveiro, microondas, estas sim são melhores manter em disjuntor separados.

    E quando pensarmos em instalações elétricas, SEMPRE devemos procurar um engenheiro eletricista habilitado!

    Energia Elétrica é muito perigosa!!

    Beijinhos

    • Camila Tahan

      Oi Monica, o correto mesmo é do jeito que eu falei. Para cada comodo 1 para iluminacao e 1 para tomadas.Quando eu falo um por comodo, quer dizer que no futuro vc poderá fazer uma iluminação especial sem ter que mudar a fiacao para o QD, colocar mais pontos de iluminacao, no quarto ou sala. Mas pode fazer isso que vc falou, desde que nao ultrapasse a carga limite do disjuntor . exemplo: 15A(amperagem do seu disjuntor) x 127v(voltagem da sua casa)=1905w. Se a iluminacao da sua casa for menor que isso nao tem problema. Bjao e Obrigada pelo comentário! 😀