Oi gente! nem me apresentei devidamente no outro post. Então vamos lá, meu nome é Camila, mas podem me chamar de Cá. Eu sou arquiteta formada há 3 anos, trabalho muito com  reformas de residências e espero ajudar com os posts de manutenção de casa. Hoje quero falar com vocês sobre a planta de tubulação.

Costumo dizer que sou uma arquiteta “ThunderCat”, com visão além do alcance… mas porque? Porque no meio de reformas precisamos prever algum problema e evitá-lo, acho que vocês irão perceber isso nos posts.

Nessas ultimas semana fiquei super empolgada com as dicas sobre cozinha e banheiro da minha xará Mila Bomtempo, e resolvi fazer esse post sobre planta de tubulação ou As built (como construído) da tubulação.

Foto 1

E qual a importância de ter uma planta de tubulação?  Simples, depois da reforma pronta, você vai querer pendurar um toalheiro ou uma papeleira no seu banheiro, e como furar a parede sem acertar um cano? É para isso que ela serve, e isso é um detalhe que muita gente esquece.

Quando você compra um apê de uma construtora, eles são obrigados a fornecer esta planta, se você não recebeu entre em contato com a construtora antes de furar qualquer parede.

Se você não é uma arquiteta, engenheira, não sabe mexer nos programas de arquitetura eu vou ensinar uma forma básica de você ter essa informação guardada.

Primeiro passo – tire fotos da tubulação antes do pedreiro fechar a parede

Foto 2Segundo passo – faça um croqui com o caminho dos canos

Foto 3Terceiro passo – medição, utilize trena e meça de eixo a eixo do cano

Foto 4

O desenho vai ficar essa bagunça

Foto 5Quarto passo – Passe a limpo o desenho, pode ser no computador ou a mão. Eu fiz a mão para vocês terem uma ideia.

Foto 6

Como foi medido de eixo a eixo, quando passar a limpo dê uma margem de segurança para a tubulação, quando for cano de descarga essa margem é maior. Eu coloco 15cm, e no restante da tubulação eu coloco 10cm,  mas vocês podem colocar mais.

Guarde as fotos e o desenho em um local seguro, que você lembre quando precisa, e quando for furar a parede para alguma coisa consulte o desenho. Assim evitamos furar algum cano!

Se você se mudou e não mexeu nos canos, se for prédio peça ao sindico a planta de hidráulica do prédio, você não vai saber onde estão todos os canos, mas os do condomínio sim.

Sugestões ou dúvidas, mande um email para [email protected]

Bjokas da Cá

assinatura_camila

  • Excelentes dicas, Camila! O meu noivo é projetista e ele também vai fazer a planta da parte hidráulica e da parte elétrica da casa… É muito importante tê-las em mãos!

    Beijinhos

    • Camila Tahan

      Obrigada! 😀 Poe o noivo pra fazer mesmo!heheh…

  • Xaráááá! Amei o post!
    Super bem feitas as observações!
    Por muita sorte ainda não furei nenhum cano, mas confesso que nunca olho o desenho! hahahahaha
    Vou procurar o projeto hidráulico aqui de casa já!

    Bejooo!

    • Camila Tahan

      Xará que louca!!!! Não faz isso! Procura já! Eu entro em panico quando o empreiteiro fecha a parede antes da medicao da tubulação! É um drama aqui no escritorio! =/

  • Ana Priscilla

    Ótimo post Cá, é muito bom sempre ter em mão o projeto hidráulico. Meu noivo e eu compramos um apartamento usado e passamos um sufoco para colocar armário de parede na cozinha, pois não sabíamos por onde passavam os canos. Perguntamos ao sindico pra evitar furar um cano em pleno sabadâo rsrs! Bjs

    • Camila Tahan

      Imagino o sufoco de vcs. No meu trabalho quando não mexemos na tubulação só colocamos armarios, passamos pelo mesmo sufoco! Mas fica a dica, quando forem mudar a tubulacao, anota tudo, foto, desenha os tubos, mede! Bjaoo

  • Raquel Wittig

    Meu marido já furou foi a fiação elétrica, deu fogo! Hahaha…

    • Camila Tahan

      :O … é bom fazer que nem o noivo da Fê Besagio e fazer o caminho do conduíte tb! Que tenso!

  • Nossa nunca tinha pensado nisso, e agora já não dá mais pois esta tudo prontinho!!!

    Vamos ter que tomar mto cuidado!!!

    ótimas dicas!!!

    • Camila Tahan

      Então Pamela, toma cuidado, mas na proxima faz isso anota o caminho e tira foto. Talvez se vc falar com o pedreiro ele lembre alguma coisa da sua tubulação, nunca se sabe ne?! Bjokas