Olá Gente,

Hoje em dia o mercado nos oferece N tipos de material para bancada, é o tradicional mármore, granito, mármore sintético (silestone) e limestone. E com isso não sabemos qual nós atenderá melhor. Vamos ver os prós e contras de cada um!

Mármores e Granitos

Mármores e granitos são rochas naturais, formadas por cristais de um ou mais minerais. Os granitos são mais duros e compactos que os mármores e por causa disso são recomendáveis em locais de uso intenso, como por exemplo, piso, vocês sempre vêem nos shoppings centers pisos de granito.

Os dois materiais são porosos dependendo da sua composição, alguns necessitam de selante para não “manchar”, absorver algum produto que mude a cor da bancada.

Cuidados:

– Ao usar lã de aço, seus restinhos, fiapos devem ser retirados imediatamente, porque eles oxidam e podem manchar a pedra.

– Lavar as bancadas com detergente de ph neutro ou sabão de cocô. Nunca utilizar produtos abrasivos como água sanitária, amoníaco, hipocloreto de sódio, sapólio, soda cáustica, querosene ou ácido, eles podem corroer a pedra e danificar permanentemente.

– Encerar lavatórios, pias, tampos em geral uma vez ao mês. E pisos a cada 15dias. Cuidado ao usar ceras liquidas, leia atentamente as instruções. Existe um spray de silicone que é mais pratico de usar e ajuda a impermeabilizar as pedras muito porosas.

– Cuidado com refrigerantes, óleos, vinho, limão, vinagre, ferrugem (lã de aço), produtos com corantes fortes, eles podem manchar de forma definitiva a sua bancada, já que mármore e granito são pedras porosas.

 

Foto 1

Foto 2

Silestone

O Silestone é uma pedra industrializada, feita com 94% de quartzo e resina de poliéster. Esse material é perfeito para ambientes internos e tem baixa porosidade e alta resistência a riscos. Esse material é um pouco mais caro, mas o resultado é muito bom.

 

Cuidados:

– Não usar seladoras para realçar o brilho.

– Não usar  produtos com base de cloro, soda caustica ou produtos com ph maior que 10. Se usar solvente, enxaguar com água e nunca deixar em contato permanente com o material.

– Não colocar esse material em ambientes externos, a luz do sol desbota esse material facilmente e deixa com aparência desgastada.

– Não colocar panelas ou objetos recém tirados do fogo sobre o material, o calor pode deixar manchas na superfície.

Clique no link para ver o manual completo da Silestone sobre manutenção e limpeza (http://www.silestone.com/pt/docs/utilizacao-limpeza-e-manutencao.pdf )

 

Foto 3

 

Resistência do Silestone a determinados produtos

Produto Observação
Ácido Resistência Alta
Café e Vinho Resistência Alta
Azeite Resistência Alta
Bebidas gasosas (refrigerante) Resistência Alta
Sabão Não usar na conservação, a superfície pode perder o brilho se esse produto permanecer durante 12h.
Produtos alcalinos (PH12) Não usar na conservação, a superfície pode perder o brilho se esse produto permanecer durante 12h.
Acetona Pode ser utilizado para retirar uma determinada mancha, após a utilização retirar o produto com água limpa
Tricoloetileno Pode ser utilizado para retirar uma determinada mancha, após a utilização retirar o produto com água limpa
Solventes de tinta Pode ser utilizado para retirar uma determinada mancha, após a utilização retirar o produto com água limpa
Acido fluorídrico Nunca utilizar
Diclometano Nunca utilizar
Soda Caústica Nunca utilizar
Decapante (tira-tinta) Nunca utilizar

 

Limestone

O material do limestone é uma pedra calcária, constituída de minerais, com aparência aveludada e com pouco brilho. Geralmente é utilizado em ambientes internos, é parecido com o mármore, e não é indicado a utilização em locais com muita umidade como cozinha e banheiro, mas se por impermeabilizado, ficará perfeito em bancadas e cubas, facilitando a limpeza e a higiene do local.

 

Cuidados:

– Limpar com panos úmidos, água e detergente neutro

 

Foto 4

 

Créditos das fotos: www.morasbessone.com.br e Casa Cláudia

Espero que você tenha gostado. Dúvidas ou sugestões mande um email para [email protected] ou deixe nos comentários.

 

Bjokas da Cá

assinatura_camila

 

NO COMMENTS