Oie, galerinha 🙂

O papo hoje é com quem acabou de sair da casa dos pais, viu um bolo de roupas sujas dando cria e se perguntou: “o que é que eu faço agora?”.

Depois da invenção (linda-perfeita-maravilhosa) da máquina de lavar, não tem segredo não, viu? Foi-se o tempo em que lavar roupa demandava horaaas e horaaas do seu esforço braçal. Hoje as lavadoras fazem tudo, ou quase tudo, pra você.

Então respire, fique tranquilo e venha ver como não vai doer quase nada ter suas roupas limpas de volta:

 

lavar-roupa-manual-para-leigos-passo-1-separe

lavar-roupa-manual-para-leigos (2)Imagem: Soluções Domésticas

  • As roupas brancas das coloridas.

E digo mais: de preferência, as coloridas entre claras e escuras também.

  • As roupas muito sujas das roupas pouco sujas.

Geralmente, meias, barras de calça, punhos e colarinhos de camisas etc. estão um pouco mais encardidas. Daí, o melhor é dar uma lavadinha à mão mesmo pra tirar a sujeira mais grossa e, depois, fazer o procedimento normal junto com as outras peças.

  • Repare, também, nas peças que podem “sujar” as demais.

Por exemplo, as toalhas geralmente são mais felpudas e podem grudar pelinhos nas outras roupas, então é bom lava-las separadamente. Já os panos de chão, assim como as roupas e os panos dos pets, têm uma sujeira que precisa de mais atenção pra sair, então não é legal coloca-los pra lavar junto com suas outras roupas.

 

lavar-roupa-manual-para-leigos-passo-2-leia

lavar-roupa-manual-para-leigos (3)Imagem: Moda – Cultura Mix

  • A máquina.

Geralmente ela traz instruções valiosas, que dão um respiro e uma baita ajuda pra quem nunca lavou roupa na vida. Por exemplo, pra ajustar as funções da máquina em “normal” ou “delicadas” 😉

  • A etiqueta.

Nós já ensinamos aqui no blog como desvendar os símbolos da etiqueta, então aproveite essas dicas, pois as instruções da peça podem te ajudar a não manchar a roupa e até a economizar energia ao usar a máquina. Isso porque achamos no blog Organize Sem Frescuras algumas dicas pra ajuste de temperatura:

– Água quente: para manter a brancura das roupas, roupas muito sujas e fraldas; gasta mais energia elétrica.
– Água morna: tecidos de cores claras que não têm cores firmes (não solta tinta na água), que não precisam ser passados e com grau moderado de sujeira.
– Água fria: roupas com pouca sujeira, cores escuras ou vivas e peças delicadas, inclusive lãs; economiza mais energia.

 

lavar-roupa-manual-para-leigos-passo-3-lave

lavar-roupa-manual-para-leigos (4)Imagem: Tendências Elegantes

A boa notícia? A máquina faz tudo isso pra você, filhão! É só você programar, colocar o sabão em pó ou líquido no local indicado (se tiver gavetinha, é ali dentro; se não tiver, coloque o sabão diluído na água quando a máquina já estiver cheia) e tá feito!

 

lavar-roupa-manual-para-leigos-parenteses-1-seca

lavar-roupa-manual-para-leigos (5)Imagem: Lar Total

Não é “séca”, é “sêca” mesmo. Aqui no Sudeste estamos enfrentando um período duro, em que as represas estão secando e a chuva não vem. No país todo, o calor está mais forte do que antes, e o perigo de a água não resistir a ele é grande. Por isso, a gente PRE CI SA fazer até mais do que a nossa parte. Não dá pra continuar só tomando banhos mais rápidos e fechando a torneira pra lavar a louça e escovar os dentes (o que já é uma grande coisa). Agora, a gente tem que economizar e reutilizar toda a água que der também. É sério.

Se você programar sua máquina, ela realmente faz tudo pra você: lava, enxágua e centrifuga. Você pode ir dormir, dar um role no shopping, ir pro centro da cidade… Enfim. Mas nisso aí vão umas 3, 4 levas de água pelo cano, literalmente. Então, que tal ficar lá de olho e separar essa água com sabão em pó pra lavar o quintal, por exemplo, ou até pra usar no banheiro?

Gente, pode ser chato, mas é importante 😉

Obs. Não é indicado sair e deixar a máquina ligada, porque qualquer falha mecânica ou cano entupido pode provocar sérios problemas. Aquilo de ir dormir e sair pra dar uma volta foi só um exemplo, tá bom?

 

lavar-roupa-manual-para-leigos-parenteses-2-roupas-novas

lavar-roupa-manual-para-leigos (6)Imagem: Toda Perfeita

Quando você comprar uma peça nova, antes de lava-la junto com as outras roupas, faça o teste pra ver se ela não solta tinta. Pra isso, coloque-a de molho num balde ou no tanque por uns 10, 15 minutos. Se a água ficar colorida… Meu bem, ela solta tinta e pode manchar suas outras roupitchas! Óbvio e simples, né?

“Mas e aí, o que eu faço então?”

Aí você lava separada (nesse caso, acredito que à mão vai até mais rápido), centrifuga na máquina e coloca pra secar à sombra, porque o sol pode desbotar 😉

 

lavar-roupa-manual-para-leigos-amaciante

lavar-roupa-manual-para-leigos (7)Imagem: M de Mulher

Pra deixar as roupas mais cheirosas, macias e mais fáceis de passar também, o amaciante é uma delícia (pra não dizer indispensável). Se sua máquina possui compartimento próprio pra colocar o produto (geralmente ao lado do espaço do sabão), maravilha! É só respeitar a quantidade indicada, pra não haver desperdício, que a máquina se encarrega do processo. Mas se a sua lavadora não possui esse compartimento, sem crise. Jogue o amaciante diluído em água quando a máquina iniciar o processo de enxágue.

E sabia que você pode substituir o amaciante por vinagre de álcool? A dica saiu no jornal Extra. Além disso, o M de Mulher contou 7 maneiras novas de usar amaciante. Dá pra tirar mancha de carpete, como lustra-móveis, antimofo… Vale conferir!

Obs. algumas peças, como panos de prato, não necessitam de amaciante, tá?

 

lavar-roupa-manual-para-leigos-dicas-gerais

lavar-roupa-manual-para-leigos (8)Imagem: Soluções Domésticas

  • Nem todas as roupas precisam ficar de molho, só as com sujeira mais pesada mesmo. Deixe por, mais ou menos, uns 30 minutos antes de lavar.
  • Amarre os cordões e feche zíperes e botões antes de colocar na máquina, pra evitar que as peças se embolem, rasguem ou estraguem.
  • Verifique sempre os bolsos das calças e desdobre as mangas das camisas.
  • Vire do avesso apenas jeans e peças com estampas, pra preservar a cor. As outras deixe do lado normal.
  • Para lavar as peças mais delicadas, existem uns saquinhos com zíper próprios pra isso. É só colocar a peça de roupa dentro dele, fechar o zíper e pôr na máquina, junto com as outras peças (se não soltar tinta, claro). Dá pra achar fácil nas lojinhas populares (as de “R$ 1,99”, sabe?). E tem, também, aquelas bolas pra lavar o sutiã sem danifica-lo. O procedimento é o mesmo.

 

Bom, gente, o básicão é isso. Depois é só colocar pra secar, passar e voilá! Mas a ideia aqui não é montar um manual definitivo, e sim algo mais participativo.

Então, se você tiver alguma dica de como otimizar seu tempo, tirar uma mancha mais difícil, fazer algo totalmente diferente do que está aqui pra conseguir um resultado melhor, ou qualquer outra coisa pra nos ajudar, coloca aqui nos comentários e compartilha com a gente!

 

Esperamos ter ajudado 🙂

Um beijinho e bom fim de semana,
Equipe MSG ♥

 

Obs. A imagem principal é do site Dicas de Mulher.

1 COMMENT

Comments are closed.