Olá gente,

Aqui no Rio está acontecendo a Bienal do Livro e foi quando surgiu a idéia deste post.

Vocês sabem cuidar dos seus livros? Essa é a pergunta que sempre respondemos que sim, mas quando paramos para pensar vemos que não é bem assim. Não é só deixar os livros em estantes pegando poeira e nunca mais mexer. Livros necessitam de cuidados. Vocês sabem quais? Vamos que eu te explico.

– Sempre deixar os livros em locais arejados e secos. Se a sua casa for úmida você pode colocar um desumidificador (esse aparelho não é barato), você pode usar um “seca mofo”, ele dura um dois meses dependendo da umidade do local. Eu li sobre utilizar algodão molhado em terebintina, vocês podem encontrar isso em lojas de artesanato, e trocar a cada três meses.

– Sempre deixar o livro na vertical, quando colocamos ele deitado o livro deforma.

– Em livros com capa de couro é recomendado aplicar uma camada de vaselina, com o tempo o couro resseca e a vaselina protege.

– Verificar a existência de cupins nas prateleiras sempre, se encontrar fazer uma descupinização. Se houver traças utilize bolinhas de naftalina, cravo da índia ou folhas de louro, e troque todo mês.

– Sempre deixar os livros limpos, passar uma escova na parte de cima para eliminar poeira, pelo menos duas vezes ao ano.

 

Você mora em uma casa ou apê pequeno e tem muitos livros e não sabe o que fazer, dá uma olhada nessas soluções:

Foto 1

Embaixo da escada sempre é boa opção, esse lugares são mortos e sem utilidade.

Foto 2

Aqui temos duas opções, se o seu corredor for largo da para colocar uma estante, na foto é uma estante de cremalheira (você pode fazer isso na sala e quarto), vocês encontram esse sistema facilmente em lojas como Leroy Merlin, CeC , entreoutras. Na outra foto é uma solução que eu gosto muito, prateleira suspensa no teto do corredor, fica ótimo e bonito. Prateleiras de livros tem uma variedade de profundidade de 25cm a 40cm, vai depender do tamanho dos seus livros.

 

Foto 3

Nichos são práticos, você pode colocar em qualquer lugar que fica bonito na sala, no quarto, no escritório e no corredor também.

 

Espero que tenham gostado. Dicas, sugestões mande um email para [email protected] ou deixe nos comentários.

 

Bjokas

 

assinatura_camila

  • Bruna Oliveira

    Ótimas dicas!!

  • Alessandra Lamunier

    Ótimas dicas. Adorei a ideia dos nichos.