Foto: Moniky Cruz

Oi, minha gente!

Não sou professora de história, mas tenho uma dica cheinha dela pra vocês…

Vim falar, hoje, da Fazenda Ibicaba, que fica no município de Cordeirópolis e faz parte do Projeto Fazendas Históricas de Limeira, que integra cinco fazendas da região.

Pra quem gosta de história, ela foi fundada pelo Senador Vergueiro, em 1817, e foi pioneira em substituir os escravos negros pelos europeus (suíços e alemães); a partir daí, todos vocês já sabem: eles trabalhavam cuidando do café, deviam até as calças aos senhores feudais e nunca quitavam as dívidas, ou seja, a parte feia da nossa história 🙁

Contudo, a fazenda preserva os prédios como à época em que foram erguidos – a senzala, a casa grande, a tulha, o armazém, o terreiro de secagem do café, as máquinas de beneficiamento dos grãos e, ainda, um museu.

Vem comigo pra uma aula ao ar livre! 😉

163206_105842929490020_1805274_n

Pra chegar na fazenda pegamos um pequena estrada de terra entre o canavial. Mas não se preocupem: é fácil, fácil de chegar. E, no passeio, nós fazemos uma trilha histórica, caminhada ecológica e, ainda, temos tempo para o lazer – que significa comilança das boas!

A paisagem é linda e o clima agradável. No local, há dois lagos com várias espécies de peixes, plantio de café, as casas dos imigrantes e toda a estrutura de uma fazenda feudal – capela, senzala, a tulha, os terreiros e aquedutos construídos pelos escravos, o prédio da escola, a torre do relógio com seu mirante, bem como as máquinas antigas para benefício do café.

180570_105842796156700_3299003_n

Dá pra sentir o “clima” da época quando se entra na senzala, sabe? E dá um sentimento de tristeza danado imaginar como os escravos trabalhavam num local tão quente, escuro e apertado…

090

As atividades são orientadas por faixa etária e um guia nos acompanha contando toda a história. A permanência é das 9h às 17h e, durante este tempo, nós recebemos as refeições previamente combinadas na compra do serviço (que são de fazenda mesmo! gostinho de fogão à lenha e tudo!!!).

Por fim, o que resta são as fotos, que valem mais do que mil palavras 

031

Minha dica: se você está noiva e pensa em se casar ao ar livre, a Fazenda Ibicaba é uma ótima opção! Dá pra casar na sombra da árvore ou em espaço fechado, e realizar um casamento perfeito. E só um detalhe: é bem em conta, viu? $ 😀

Principais gastos:

Tempo de permanência – 1 dia

Ingresso: R$ 35
Lanche: R$ 6 (sanduíche de presunto e requeijão, suco e bolo)

Distância:

  • 160 km de São Paulo

E é isso aí! Vão e me contem o que acharam 🙂

Beijinhos,

assinatura_moniky-cruz

NO COMMENTS