Hoje vamos nos inspirar no post que a Sammia fez dia desses mostrando a parede cinza – lindaaaaa! – da casa dela! Porque se tem uma coisa que eu gosto é de cor!

Na decoração, gosto tanto de cores na parede quanto nos objetos de decoração. O importante pra mim é que o ambiente transmita vida, sabem? Cara de que é usado, habitado. Calor humano, minha gente! É disso que eu tô falando!

Mas usar cor nos ambientes não é ir jogando elas em qualquer lugar, sem observar o uso do espaço e outros pontos importantes.

E onde eu devo usar cada cor, Camila? Calma! Eu te ajudo!

Vocês sabem o que é Cromoterapia? Cromoterapia é um tipo de tratamento que utiliza as cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional. Aliada a algumas práticas exotéricas, como o Feng Shui, ela é utilizada na organização da casa e na decoração para tornar os ambientes mais harmônicos energeticamente e melhorar a qualidade de vida das pessoas que habitam a casa.

cores2

Dentro e fora da cromoterapia, as cores podem ser divididas em cores quentes e frias.

As cores quentes tem o poder de energizar, além da sensação de acolhimento. Por isso, são ideais para ambientes onde as pessoas precisam estar mais animadas e felizes. Vermelho, laranja e amarelo e suas variações são consideradas cores quentes.

Na decoração, é ideal para dar boas vindas aos amigos de forma calorosa na sala de estar, jantar ou no hall de entrada. Podem ser utilizadas também no quarto de casal, mas neste ambiente precisamos ter mais cuidado. Levando-se em conta que o quarto também é lugar de dormir e descansar, precisamos de um ambiente repousante. Violeta, azul, verde e suas variações são consideradas cores frias.

canto4 coz_25 homeinteriorndesign.com_1 home-office-feminino-2 mc8-42-capa091 site casa

As cores frias tem o poder de relaxar e acalmar! São muito utilizadas em quartos, espaços de descanso e até em hospitais e clínicas de repouso. Nas nossas casas podemos utilizar nos quartos, salas de leitura, espaços para relaxar, etc. Também devemos ter cuidado com essas cores. Melhor não usar em ambientes de trabalho, onde costumamos ter mais sono e não podemos ter! hehehe

revista-casa-claudia-fevereiro-nove-quartos-apaixonantes-07 mc16-38-capa1 cc_0574_92-quartos-pequenos_06 site casa brookeafter 74855_530295296985916_1354836245_n

O cinza, que a Sammia usou na casa dela e que está super na moda, tanto na decoração quanto na moda, não é uma cor nem quente nem fria. O efeito que ele vai causar depende da combinação de cores utilizada com ele.  Ele remete ao futurismo, afinal é a cor do aço, do inox, do metal.

casa_da_sammia_4

01-apartamento-solteiro-tom-de-cinza 02-aprenda-a-escolher-as-cores-da-sala-de-jantar

03-apartamento-cinza-design

 

Fontes: Cromoterapia | Site Casa e Jardim | Site Casa.com.br | Google Imagens

assinatura_mila

  • Sarah

    Amei a decoração da primeira foto! Amo um espaço com paredes brancas e acessorios de decoração coloridos! Pq dá pra variar bastante né?

    Bjs

  • Ana

    Adoro decoração e vc é ótima Mila!!!!

    Parabéns pelo post! ;D

  • Erlayde Linhares

    Amei esse post. Sempre fiquei em dúvida em relação as cores que devo usar nos ambientes e nos móveis da casa. Quero minha casa assim, alegre e acolhedora :)!

  • Juliana

    Bom Post!!!
    você poderia fazer um post de como se organizar em espaços pequenos…..

  • Você vai decorar meu quartoooo! hahahahaha…