Começando do começo, vamos falar dos materiais mais importantes na costura? Tecidos, linhas, agulhas e tesouras.

Antes de qualquer outra coisa, vamos escolher o tecido que vamos costurar. Se é uma roupa, uma almofada, um forro de mesa, uma cortina… Cada projeto exige um tecido diferente, e para cada tipo de tecido, você vai usar um tipo de linha, um tipo de agulha e um tipo de tesoura.

Nas minhas pesquisas pela internet sobre o assunto – sim, porque eu sei a prática, mas a teoria estou aprendendo com vocês – , encontrei um curso online de costura gratuito que tem o material teórico bem completo sobre tecidos. Você faz o cadastro no site e visualiza o material para leitura ou consulta, achei muito interessante. Para conhecer o site e fazer seu cadastro é só clicar aqui. Neste material eu encontrei uma tabela onde podemos visualizar de uma forma super fácil o tipo de tecido, a linha e a agulha ideais. E vocês sabem, eu amo uma tabelinha! Reproduzi ela pra vocês:

Tecidos, Linhas e Agulhas_1 Tecidos, Linhas e Agulhas_2

Já as linhas, levando em conta sua matéria prima, são classificadas em Linhas Naturais, que são as linhas de substrato natural mais utilizada hoje em dia é a de algodão; e as sintéticas, produzidas para suprir as necessidades do mercado em relação a linhas mais resistentes e elásticas, começaram a ser feitas à partir de fibras sintéticas e hoje são as mais utilizadas. Já as linhas naturais, feitas de matérias primas naturais, não tem a elasticidade das linhas sintéticas, e se utilizadas no tecido errado, podem arrebentar com o uso do objeto costurado.

Segundo o blog Como Faz, devemos levar em conta na hora de escolher a linha perfeita para cada projeto:

Força – A linha precisa ser tão forte quanto o tecido. Se você usar uma linha fraca em um tecido grosso, ela vai arrebentar. Um bom teste de firmeza pra linha é tentar arrebentá-la com a mão. (Cuidado pra não se cortar!)

Suavidade – Para trabalhar com tecidos finos e leves, procure uma linha bem lisinha. Para tecido mais grossos, linhas mais grossas. Para saber se a linha é bem lisinha, passe o fio com cuidado no lábio. (De novo: Cuidado pra não se cortar!)

Espessura – Você vai precisar de um fio fino para tecidos delicados e um espesso para trabalhos decorativos e bordados. Use linhas mais grossas também para tecidos com trama aberta, assim você tem menos risco de ter um fio puxado depois.

Elasticidade – Se o tecido que você está costurando for mais elástico, a linha vai precisar ser mais elástica também. Para testar a elasticidade de um fio, estique-o e meça com a fita ou a régua o quanto você consegue puxá-lo antes de arrebentar. Depois compare com a elasticidade do tecido.

Cor – Você pode escolher usar uma cor coordenando com as cores do tecido ou até mesmo contrastando. Depende do efeito. Agora, se o tecido tem duas cores, como xadrez ou listrado, uma dica é optar pela cor mais escura. Teoricamente, o olho humano repara mais em um detalhe claro em uma base escura do que o contrário. Usando a cor mais escura você consegue dar uma disfarçada na costura.

Ainda de acordo com o blog Como faz, temos muitos tipos de agulhas também (algumas eu nem sabia que existiam, gente! Esse muito é mesmo muito vasto!), vejam só:

Agulhas de ponta normal (Sharps)

1

Como é: Com buraco arredondado e ponta mais afiada, essa agulha tem um comprimento médio.
Serve para: É a agulha comum, que serve pra quase tudo.
Tamanhos: 1 até 16

Agulhas para acolchoar (Betweens ou Quilting)2

Como é: Agulha mais curta, com o buraco pequeno e redondo.
Serve para: Como essa agulha é mais curta, você consegue costurar mais rápido e com mais precisão. Usadas pra quilting, pequenos pontos em tecidos pesados e costuras finas.
Tamanhos: 1 a 12

Agulhas de ponta redonda (Ball-point)

 3

Como é: A ponta da agulha é arredondada.
Serve para: Costurar peças em tricô ou crochê, tem a ponta arredondada para que ela passe entre os fios da peças com facilidade.
Tamanhos: 5 até 10

Agulhas de bordar (Embroidery)

4

Como é: Igual a uma Sharp, mas com o buraco mais longo.
Serve para: Bordar a mão. O buraco é mais longo para passar mais de um fio da meada ao mesmo tempo.
Tamanhos: 1 até 10

Agulhas para contas (Beading)

 4769846128_9b34fafabd

Como é: Essa agulha é longa e fina.
Serve para: Costurar miçangas, pérolas, paetês e contas no tecido. São tão finas pra poder passar no buraquinho das contas.
Tamanhos: 10 até 15

Agulhas para lã (Chenille)

 6

Como é: Agulha grossa, com o buraco grande e alongado e a ponta mais afiada.
Serve para: Costuma ser usada pra passar fita ou para bordados mais grossos. No buraco dá pra passar várias linhas e a ponta é mais fina pra passar pela trama de tecidos grossos.
Tamanhos: 13 até 26
Tapestry é a da esquerda e Chenille a da direita.

Agulhas para tapeçaria (Tapestry)

Como é: Agulha grossa, com o buraco mais longo e a ponta arredondada.
Serve para: Tapeçaria ou bordados em tecidos grossos, como cânhamo, lona, linhão etc. O buraco é maior para passar vários fios de uma vez só e a ponta é mais grossa e arredondada para passar entre fios da trama, sem danificar o tecido.
Tamanhos: 13 até 28

Agulhas curvadas (Upholstery)

7

Como é: Agulha grossa, longa e curvada.
Serve para: Tapeçaria e costuras grossas em lugares que não dá pra passar uma agulha reta.
Tamanhos: 3 até 12

 Agora, as tesouras. Não existem tantos tipos de tesouras, mas existem algumas dicas que ajudam muito na hora de costurar.

Tenham sempre uma tesoura grande, básica – mas de qualidade, por favor – EXCLUSIVA para a costura, só pra cortar tecido. O corte de outros materiais cega a tesoura. Mas tenha também uma tesoura grande para cortar papel e outros materiais, porque você vai precisar dela na hora de fazer moldes, cortar zíper, espumas…

É muito importante também ter uma tesoura pequena para usar na hora de finalizar as costuras, tanto à mão quanto na máquina. Algumas pessoas usam a tesoura de arremate. Quando eu comprei a minha grande, aproveitei e comprei uma pequena, mais ou menos do mesmo modelo e material da grande porque eu não acho muito prático o jeito de pegar a de arremate quando estamos costurando. Mas cada um se adapta melhor a um tipo de material. Vale a pena pegar, olhar, experimentar as tesouras na loja.

Outra tesoura muito legal de se comprar é a de bordado, como a linda de pássaro, um clássico da costura. A minha ganhei da minha vó, quando ela disse que toda costureira tinha que ter uma dessas. Ela é ótima pra desmanchar aquela costura errada, sabem? Outro equipamento perfeito para desmanchar costura é o Abridor de Casas (ou desmanchador).

A tesoura de picotar é uma paixão e serve, em alguns tecidos e casos, pra finalizar a costura, cortando o tecido de modo que ele não desfie depois.

Tesouras

Tudo escolhido, vamos costurar?

Semana que vem falamos dos pontos básicos de costura à mão!

Vocês tem alguma dica pra gente? Vamos compartilhar nos comentários!

Fontes:

assinatura_mila

 

  • Oi Mila adorei as dicas querida!!!

  • Giovanna Visnardi Rocha Pereira

    Ótimas dicas! Vou sair de licença maternidade logo logo e vou costurar muito!!!

    • É um ótimo passatempo, né Giovanna?
      Bom pra esquecer a ansiedade!

      Bejooo!

  • Francielle Matos Bispo

    Mila para presidente! rsrs
    Adorei essa idéia! Adorei o post! Adorei o site com vários cursos ‘gratix’
    Obrigada por compartilhar!

    • Ebaaa! Eu quero ser presidente! hahahaha
      Legal o site, né? Sempre que eu achar essas coisinhas grátis ou super baratas compartilho com vocês!

      Bejooo!

  • Josiane Borges

    To gostando muito dos seus posts, tanto de designer quanto de costureira.
    Ensina a gente a fezer fuxicos!! é muito bonito e a gente aproveita os retalhos das outras costuras!
    Parabéns
    bjsss

    • Tá anotado, Josiane!
      Fuxicos são ótimos pra começar as lições de costura à mão…

      Bejooo!

  • eryka

    o que é agulha ponta R, SES, SPI e etc??

    • Oi Eryka!
      Vou dar uma pesquisada sobre essas agulhas e te depois posto aqui o que eu achar, ok?

      Bejooo!

  • Cris

    Amigaaaa você salvou minha vida hoje com esse post!
    Parabéns, ficou ótimooo!

  • Gracinda Paço

    Como faço para comprar essas agulhas grandes para aconchoados? Eu tinha duas grandes e uma curvada. Fui roubada e já faz algum tempo que procuro para comprar e não encontro. Podem me dizer onde entrontrr? Moro em Cabo Frio. Antecipadamente agradeço.

  • carla carolina

    Muito interessante! Gostei muito do blog 🙂 Eu sempre gostei muito de moda e resolvi aprender a cortar e costurar para colocar todas as minhas ideias em prática. Me indicaram este curso http://www.aprendum.com.br/curso-de-corte-e-costura-online/ Ele é todo online e super fácil de acompanhar as aulas. Simplesmente ótimo! Fiz todas as aulas e o que paguei pelo curso valeu muito a pena. Deixo como dica para quem quiser aprender a costurar! Abraço