Prontos pra aprender mais sobre costura? Então vamos pro próximo passo!

Pra quem nunca pegou numa agulha e numa linha, sempre rola aquela dúvida: mas será que eu vou dar conta de enfiar essa bendita linha? Será que tem alguma dica especial, o pulo do gato?

Na verdade, esta é uma tarefa bastante simples! Basta pegar a agulha com uma das mãos, encontrar o orifício, e com a outra mão segurar a linha deixando uma ponta de aproximadamente 1,5cm, enfiando a linha no orifício. Se você quiser costurar com a linha simples, puxe aproximadamente 1/3 da linha para dar o nó na parte mais comprida da linha. Se você quiser costurar com a linha dupla, puxe a metade da linha, unindo as duas pontas para dar o nó amarrando-as. Mas como ainda tem pessoas que, por problemas de vista ou outro tipo de dificuldades, não consegue enfiar a agulha com tanta facilidade, existe um acessório muito útil, que é uma mão na roda! Encontrei esta imagem no google que ensina como usar o acessório.

Acessório agulha

Esse acessório costuma vir nos kits de agulhas que compramos nas lojas de aviamentos e até em lojas de produtos da China! Eu sou apaixonada nesse da foto abaixo. Ele é muito fofo e me dá uma nostalgiazinha boa… O outro também é fofo, e eu ganhei da minha sogra e veio do Japão! Bonitinhas demais essas coisinhas mini, né?

Kit Costura

Kit Costura Japa

Mas querem saber o MEU pulo do gato? Eu umideço a ponta da agulha com saliva (dou uma lambidinha mesmo! Hahahaha). Essa tática junta os fios desfiadinhos e facilita muito!

Tem uma técnica de dar nó na ponta da agulha que as pessoas mais experientes fazem, mas eu, nos meus 27 anos no meio das linhas e agulhas, não consegui aprender. Vou transcrever aqui um passo a passo que encontrei no site How Stuff Works pra vocês tentarem aprender comigo! Quem sabe vocês não me ensinam?

‘Fazendo o nó 

Para dar o nó na linha, coloque a ponta do fio reto na parte de baixo do polegar de sua mão esquerda (ou mão direita, se você for canhoto). Segure o fio com seu polegar esquerdo e posicione a ponta da agulha sobre o fio, cerca de 1,5 cm a partir da ponta da linha. Segure a ponta da linha e a agulha no lugar com seu polegar esquerdo. Com a mão direita, envolva a ponta da agulha com o fio bem apertado, duas vezes para um nó pequeno e quatro para um nó maior.

Aperte a linha em torno da agulha entre o polegar e o indicador de sua mão esquerda. Empurre a agulha para cima, entre esses dedos, tanto quanto possível, com o segundo dedo de sua mão direita. Depois, agarre a ponta da agulha com o polegar e o indicador de sua mão direita e deslize o fio que envolve a agulha lenta e suavemente pela agulha, passando por cima do buraco e indo para baixo no comprimento do fio, em um nó apertado.

Corte a linha excessiva abaixo do nó.’

 E agora? Como fazer os primeiros pontos?

Existem alguns pontos básicos, que podem te ajudar na hora de fazer qualquer conserto. Também no site How Stuff Works, encontrei a descrição e os passos de cada ponto. Achei que seria legal colocar escrito com eu encontrei por lá, que seria mais fácil de vocês entenderem. Segui os passos e fiz os pontos assim como fala na descrição pra mostrar pra vocês como fica.

Pesponto: visto de cima, o pesponto parece uma linha contínua de pontos iguais; visto do avesso do tecido, os pontos são duas vezes mais longos que aqueles de cima e se sobrepõem nas pontas. Use um fio único com nó e trabalhe da direita para a esquerda. Insira a agulha pelo lado de baixo das camadas de tecido 1/3 cm para a esquerda de onde sua costura começará. Passe a agulha para o outro lado do tecido até o nó. Insira a agulha 1/3 de cm por trás, onde o fio emerge, isto é, onde sua costura começará. Traga a agulha para cima 1/2 cm além desta inserção e puxe bem a linha. Traga a agulha para cima 1/2 cm além desta inserção e puxe a linha para o outro lado. Continue assim, formando pontos com espaçamento igual com cerca de 1/3 cm de comprimento.

 Pesponto

Alinhavo: o alinhavo é usado para manter duas ou mais camadas de tecido juntas temporariamente, durante provas ou modelagem. Talvez você queira alinhavar uma bainha ou punho para garantir que gostaria do comprimento, antes de completar a bainha com uma costura mais permanente. Use um único fio sem nó, para poder puxá-lo com facilidade e trabalhe da direita para a esquerda. Insira a agulha pelo lado direito e passe a agulha e linha pelo tecido, para dentro e para fora, duas ou três vezes. Pontos de alinhavo podem ter um centímetro ou pouco mais que isso, de comprimento. Puxe o fio parcialmente para o outro lado do tecido, prendendo a ponta sem nó entre seu polegar e o indicador, de modo a não puxá-lo totalmente. Reinsira a agulha e repita o processo. Deixe a linha frouxa na ponta, para poder removê-la com facilidade.

Ponto corrido: o ponto corrido, usado para consertos delicados, costuras visíveis e franzidos é trabalhado de forma muito semelhante ao alinhavo, mas os pontos são menores e uniformes. Prenda o fio nas duas pontas com um nó. Use um fio único com nó e trabalhe da direita para a esquerda. Insira a agulha pelo lado avesso e passe a agulha e linha pelo tecido, para dentro e para fora, de modo uniforme, duas ou três vezes. Puxe a linha para o outro lado com firmeza, mas evite enrugar o tecido.

Alinhavo e Ponto CorridoChuleado: este ponto é usado para prevenir o esfiapamento da borda do tecido. Use um fio único com nó e trabalhe da direita para a esquerda. Insira a agulha pelo lado de baixo do seu trabalho. Puxe a linha através do nó e insira a agulha pelo lado avesso novamente, 1/3 a 1/2 cm à esquerda do nó. Puxe a linha para o outro lado, mas não com muita força ou o tecido se enrugará. Quanto mais propenso ao esfiapamento for o tecido, mais próximos deverão ser os pontos da costura. Mantenha a profundidade dos pontos uniforme e os tornem tão rasos quanto possíveis, sem afastar demais as fibras do tecido.

Chuleado

E aí? Alguma dúvida? O que vocês preferem para a próxima semana: passo a passo de um projetinho costurado a mão ou conhecer a máquina de costura e seus pontos? Vocês que mandam!

assinatura_mila

  • Raquel Wittig

    Ei Mila!

    Eu aprendi um nó quando eu trabalhava como ajudante, não se parece com o que você falou, mas é bem fácil. É só enrolar a pontinha da linha no dedo indicador, com o polegar da mesma mão, segure a linha como se fosse uma pitada de sal, role o polegar sobre o indicador fazendo a linha se enrolar nela mesma, com a outra mão puxe a agulha fazendo a linha se soltar do dedo mas mantenha os dedos pressionados pois isso que finaliza o nó. Não sei se fui clara, mas ele é bem simples… depois você me conta se conseguiu.

    Beijocas!

    • Oi Raquel!
      Acho que é esse q vc tá falando que a minha avó faz! Vou tentar e te falo se der certo!

      Bejooo!

  • Ana C.

    conhecer a maquina por favor!
    bjsss

  • Francielle Matos Bispo

    Que demais Mila! Eu ganhei uma máquina de costura e comecei um curso básico, mas entendo quase nada de costura manual.. Um projetinho costurado a mão antes de começar na máquina eu acharia ótimo! Beijos e parabéns pelo post 😀

  • Adorei que tal começarmos com projetos que não precisem de máquina de costura?

    Beijocas querida!

  • Acho legal colocar em prática a costura a mão antes de ir para a máquina

  • Handerson

    Eita que é um desafio costurar viu, to quebrando a cabeça aqui, quem manda casar com uma mulher que não sabe costurar. bj e obrigado

  • emily

    oi gente, preciso de uma luz eu , sou super criativa e sei criar desenhosde roupas mas nao sei custurar e nem desenhar o que eu faço?

  • Mirelli Freitas

    Milaa, pooor favooor.. “como fazer o nó” deu um nó na minha cabeça! Sempre fiz um nó muito feito em alguns alinhavos que tentei dar na vida. Estou em busca de como fazer um nó decente para então iniciar a tentar costurar. Mas não entendi acima. Tem dica de algum vídeo???