Fonte Imagem: Caderno de Moda

Hoje inauguramos uma nova sessão no blog: o nosso guia básico de costura!

Mas antes deixa eu contar minha história no mundo da costura pra vocês, né?

Eu nasci entre linhas, agulhas e botões. Enquanto minha mãe trabalhava eu ficava, desde recém nascida, no ‘salão de costura’ da minha avó materna. Não me perguntem por que, mas esse é um dos nomes que se dá aos ateliês de costura aqui no Triângulo Mineiro. Aliás, como eles se chamam na sua cidade?

Continuando a história… minha mãe trabalhou fora por um tempo, mas depois saiu do trabalho, e adivinhem o que ela começou a fazer? Costurar! Ela já havia feito curso de corte e costura e minha avó tinha dado uma máquina ótima pra ela há uns anos atrás! Como minha avó não costurava pra homem nem pra criança, ela indicava esses clientes para a minha mãe, que pegava o serviço. Minha avó paterna também costurava pra fora, então eu nasci numa família cheia de costureiras e não tinha como eu não me interessar por aquele mundo tão cheio de cor, de forma, de coisas diferentes, de criação!

Além dos desfiles, de brincar de cantora – e achar que sabia cantar em inglês – e jogar (MUITO) videogame, minhas brincadeiras favoritas eram fazer roupinhas para as minhas bonecas com os retalhos que ficavam espalhados pelo chão do salão da minha avó e brincar de lojinha de aviamentos com o meu irmão e minha prima. Pensa na bagunça que a gente fazia! Mas era muito gostoso!

E vivendo neste meio, acabei aprendendo sozinha a costurar. Minha mãe não tinha paciência pra me ensinar, então resolvi ir me virar sozinha! E quebrei muita agulha de máquina da minha mãe nessa tentativa (coitado do meu pai que tinha que pagar os reparos quando eu estragava alguma coisa ou desregulava a máquina)! Mas deu certo!

Enquanto estava na faculdade de Decoração, sem poder trabalhar fora porque o curso era integral, tive a ideia de convidar a Cris, meu grude na faculdade e uma das minhas melhores amigas, pra ser minha sócia e fundamos a Super!, um ateliê de bolsas de tecido. Ensinei a Cris a costurar e vendemos muitas bolsas lindas pras meninas da nossa cidade e pro resto do Brasil pela internet! Hoje a Cris continua produzindo bolsas lindas, mas eu sou suspeita pra falar! Acho que vocês deviam clicar aqui e conhecer melhor o trabalho dela.

Mas antes de me mudar pra Uberaba e sair da Super!, eu e a Cris fizemos um Curso de Modelagem que a prefeitura de Uberlândia oferece gratuitamente num projeto que chama Bem Social. No curso nós aprendemos como fazer moldes de roupas para homens e mulheres, tirar medida e montar algumas peças que fizemos os moldes.

Depois do curso me aventurei fazendo umas roupas pra mim e outras pessoas e deu super certo! Claro que eu tenho minhas avós e minha mãe pra tirar qualquer dúvida que eu tiver, mas o curso me deu uma base boa para fazer os moldes, que são relativamente fáceis, mas requerem muita paciência!

Mas chega de falar de mim! Vamos falar de vocês! Qual a experiência de vocês no mundo da costura? Já sabem costurar? Ou morrem de vontade de aprender, mas sempre acharam que não tem jeito pra coisa, não dariam conta? Deixa disso, menina! Qualquer pessoa pode aprender o que quiser com um pouquinho de força de vontade e determinação. Claro que pode ser que você quebre umas agulhas, como eu quebrei. Que os primeiros pontos fiquem feios, que as primeiras costuras fiquem tortas, que você demore a descobrir qual o ritmo de aceleração da máquina ideal… isso tudo aconteceu comigo! Mas são nas tentativas que você adquire experiência, não é mesmo?

Além disso, existem esses cursos em muitas cidades do Brasil. É só procurar. Em alguns casos os cursos não são gratuitos como o nosso foi, mas tem órgãos como o Senac, o Senai, que oferecem os cursos por valores bem legais e ainda te colocam no mercado de trabalho, se você gostar tanto de costurar que acabe descobrindo que nasceu pra fazer isso pra vida toda! Vale a pena procurar saber quais as opções na sua cidade.

Mas se você não tem tempo pros cursos, não se preocupe!

Nós vamos te ensinar o básico da costura pra fazer aí, no conforto do seu lar! Vai ter até passo a passo!

No próximo post você vai aprender sobre linhas, agulhas, tesouras e tecidos.

Se você tem alguma história pra me contar sobre as suas experiências com linha e agulha, manda pra [email protected] . Vamos adorar compartilhar as experiências de vocês por aqui!

Até lá!

assinatura_mila

  • Oi Mila!!!

    Que legal conhecer esse seu lado arteira hehe!!!

    Vou adorar suas dicas, eu tenho muita vontade de aprender a costurar, sei alguns pontinhos básicos que aprendi na net, mas tenho muito mais vontade de aprender mais e mais sobre o tema, vou ficar acompanhando tudo bem de pertinho!!!

    Beijocas querida!!!

    • Oi Pâmela!
      Pois é, eu tenho mtos lados!
      O lado arteira, o lado costureira, o lado decoradora, o lado que ama música, o lado cozinheira… quem sabe um dia não mostro todos pra vocês, né? hehehehe

      Fica de olho então! Vai ter mta coisa legal!

      Bejoooo!

  • Raquel Wittig

    Ei Mila!

    Acredita que eu já trabalhei como ajudante de costureira na minha adolescência?! Amei é claro…

    • Sério, Raquel?
      Você gostava? Então você vai amar nossos posts!

      Bejooo!

  • Thaís

    ai que legal, sempre tive vontade e agora desempregada quem sabe não me animo com os passo a passo de vocês.

    • Claro que vai animar, Thais!
      Você pode deixar sua casa mais linda ainda, e de quebra, quem sabe, arrumar uma nova profissão?
      😉

      Bejooo!

  • Camila Tahan

    Cara Xará.. alem do nome… somos iiguais até fazendo roupinha de boneca quando criança! hehehe… eu amava fazer vestidos para as minhas barbies… 😀 .. tirando isso.. faço as minhas fantasias de carnaval.. desenhos os meus modelitos e mando para costureira, sempre quis aprender a costurar na maquina, bordo miçangas nas camisetas – já vendi muitas blusas assim. E o meu padrinho tem uma confeccao, adoro ficar lá no meio das maquinas, quem sabe um dia eu nao aprendo! bjokas

    • Vamos aprender sim, Xará!
      Pode arregaçar as mangas aí! 😉

      Vê se você arruma uma máquina velha com as tias e avós pra começarmos!

      Bejooo!

  • Mara

    Vou com certeza curtir muito esses posts, apesar de não saber costurar sou apaixonada.
    Sou analista de sistemas mas acho que na verdade deveria ser estilista, pois adoro fazer umas modificações aqui outras ali, tenho estilo próprio e minhas costureiras sofrem com as minhas ideias…

    Espero ansiosa pelos próximos posts

    Bjkas!!

    • Oi Mara!
      Nossa, super te entendo!
      Eu tb deixo minha vó doida quando ela faz roupas pra mim! A gente gosta de coisas diferentes, né?

      Bejooo!

  • Pamella

    Adorei o post, ansiosa para aprender mais essa arte!!!

    • A gente gosta é de fazer arte, né Pamela? hehehehe

      Bejooo!

  • Venho pensando nisso seriamente!! rsrs!! Toda vez que vou a uma costureira fico fascinada com o ambiente!! Num vejo a hora das dicas!!

    • Oi Fabiana!
      Não é fascinante? Tanta cor, forma, textura…
      Espero que você comece a costurar tb!

      Bejooo!

  • Ana C.

    Costuro muito pouco, e amei a ideia!

    • Oi Ana C.!
      Vamos costurar mais então!
      Logo logo tem dias pra te inspirar!

      Bejooo!

  • Giovanna Visnardi Rocha Pereira

    Que delícia!! Minha avó também é costureira e eu nunca aprendi, mas morro de vontade!!! Vou aproveitar muito rsrs! Sucesso e obrigada!

  • Fala pra sua vó te ensinar umas coisinhas, Giovanna!
    Tenho certeza que ela vai adorar saber que você se interessa e valoriza o que ela faz!
    Mas fica de olho aqui que nós vamos te ensinar muitas coisas também!

    Bejooo!

  • Evelin Rosa

    Ameeeeeeeeeeeeei, morro de vontade de fazer um curso 🙂

  • Maristella Santos

    Bacanérrimo!

    Minha mãe também é uma apaixonada por essa arte, mas até pouco tempo não havia tido oportunidade de estudá-la.

    Agora, através do Senai, já fez os módulos de Costura industrial, corte industrial e iniciou a modelagem na última semana! Feliz da vida!

    Bora acompanhar os próximos!

  • Fernanda Lopes

    Acabei de me matricular num curso, vai ser ótimo aprender por lá e por aqui! =D

    • Vanessa Alves Mello

      Olá Fernanda!
      Estou louca para aprender…onde vc. se matriculou?

  • Sabrina Aguiar

    Nossaaaa!!! Eu estou mesmo precisando disso! Eu morro de vontade de aprender a costurar e nunca tenho tempo para fazer um curso. Comprei uma máquina simples o ano passado, até arrisquei algumas coisas mas Jesuis!!! Medo! rs..

    Obrigada por ter essa ideia maravilhosa e compartilhar conosco!

    Bjos.

  • Bruna Oliveira

    Amei a ideia!!! Sei passar a linha pelo buraco da agulha, rsrsrs.

  • Aiiinnn :} que massa! Sou louca pra aprender a costurar, só sei remendar hehehe

  • Oi tmb adoro costurar e seu blog ta fofo … Bjo

  • Vandreia

    Estou me arriscando no mundo da costura me animei lendo que no começo as costuras fica tortinhas, porque é assim que as minhas tem saído,kkk mas com paciência e dediçao quem sabe eu aprendo esta arte, que estou amando…