Oi, gente! Tudo bem?

É bom bater perna, passear, comprar, sair pra balada mas, um programinha cultural sempre é bem vindo, não é? E sem essa de achar que cultura é para poucos! A dica de hoje é um espaço bem legal que temos em Goiânia, o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. 🙂 

A transformação do espaço onde hoje funciona o Centro começou a ser pensado pela família proprietária dos antigos Cine e Galeria Ouro em 2005, através de um contato com o Governo Municipal para que a área fosse transformada em duas salas de cinema. A proposta foi ampliada para o que temos hoje configurado como o Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, inaugurado em 2006 e abrigando teatro, cinema, café, loja e biblioteca. Vamos dar uma olhada nos espaços?

teatro

 

centro-municipal-de-cultura-goiania-ouro_1437

A programação semanal do teatro é bem recheada e aberta para todo mundo (todo mundo mesmo, já que o teatro comporta 291 pessoas sentadas!). As segundas-feiras estão agendadas para a produção musical de Goiânia, com o Projeto Segunda Aberta. Nas quintas-feiras, o espaço é das artes cênicas, com o Projeto Temporada Ouro. Nos outros dias, o espaço é livre para as produções locais e nacionais. Diariamente, dá para conferir espetáculos teatrais e de dança, concertos musicais, festivais, palestras e workshops.

 

cinema

centro-municipal-de-cultura-goiania-ouro_1439

Desde sua inauguração, a proposta (bem sucedida, diga-se de passagem) é a de agendar mostras de vários países e partes do Brasil. Até o Otto Guerra, o maior nome da animação do país, já exibiu sua obra aqui! As produções locais também têm espaço garantido, com projetos independentes, obras de alunos universitários e os filmes do Curtas Petrobrás. E os kids também têm vez! O cinema atende as escolas municipais, com exibições de filmes para os alunos, gratuitamente! E sem aperto: aqui, cabem 217 pessoas!

espaco-prosa-e-verso

O espaço Prosa e Verso reúne duas atrações no mesmo local: biblioteca/sala de leitura e lan house. Ali, você pode ler livros disponíveis para o público, utilizar a sala de leitura para estudos ou navegar na Internet (pagando um precinho módico, R$0.50).

centro-municipal-de-cultura-goiania-ouro_1434

 

loja

Claro, não podia faltar, né¿ O Espaço do Artista Goiano comercializa, como o próprio nome diz, livros de autores locais (de editoras e produções independentes), CD’s, DVD’s de artistas locais, muitos deles com incentivos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. E sabe o que é mais legal¿ O espaço não cobra NADA do artista! Ou seja, TUDO o que é arrecadado com a venda dos produtos é repassado, integralmente, para o artista! Mega incentivo, hein!

centro-municipal-de-cultura-goiania-ouro_1435

 

cafe-cultura

E, depois de passar por todos esses espaços, vale curtir um happy hour, porque ninguém é de ferro, né! E nada melhor que tomar um chopp ou apenas bater um papo em um espaço aconchegante que, além de bem bacana, oferece com freqüência lançamentos de livros e discos, palestras, shows e presença de gente cheia de boa conversa! Para quem curte, às terças-feiras se apresentam grupos de blues e, às quintas, o jazz invade o Café Cultura. Só um detalhe: a entrada é franca!!!

centro-municipal-de-cultura-goiania-ouro_1436

Se a idéia era democratizar o acesso à cultura, o Centro está cumprindo, com excelência, a sua proposta! A programação é sempre repleta de atividades culturais diversificadas com entradas (quando cobradas), de no máximo R$2,00!

Mais informações no site

 www.goianiaouro.com

É isso, pessoas!

Espero que tenham gostado da dica de hoje! Cultura e entretenimento são sempre muito bem-vindos, principalmente, reunidos em um mesmo espaços!

 

Beijos e até a próxima!

 

assinatura_luciana-gomides

  • Celina Araujo

    Luciana, adorei a dica e sinceramente não sabia que já está funcionando tudo isso nesse espaço, parabéns pela matéria, aliás as outras matérias também foram excelentes, pois
    agora podemos receber dicas super legais, aguardo anciosa pela próxima matéria.