Brrrrrruuuum, que frio!!! Aí onde você mora também está tão gelado como aqui em SP?

Dias frios pedem aquele chazinho no meio da tarde ou aquela sopinha à noite, hmmmm… Mas não dá pra fazer tudo enrolada no edredom, certo?!

Então, como resolver o frio dentro de casa? Como evitar crises respiratórias nesta época do ano?

Se você tem dúvidas como estas, nós, da Lista de Casamento, vamos dar algumas sugestões de como deixar o clima dentro de casa agradável neste outono/inverno.

Dá só uma olhadinha:

aquecedor

Uma das opções para manter os cômodos da sua casa bem quentinhos é o aquecedor, que pode ser: a gás, a óleo, a água, a cerâmica ou incandescente (comumente chamado de elétrico).

A gás

Os aquecedores a gás precisam de muita atenção na instalação. Por isso, se optar por este modelo, contrate um profissional competente. Mais informações aqui ó.

A óleo

Neste modelo de aquecedor, o óleo é aquecido e troca calor com o ar do ambiente. Para que o aquecimento do ar ocorra, o óleo precisa estar quente – por isso este aquecedor demora um pouco mais que os aquecedores elétricos. Os aparelhos de chão são recomendados para uso em ambientes pequenos ou médios, como banheiro ou quarto.

À água

Este aquecedor é parecido com o a base de óleo, mas neste caso o que é aquecido é a água. Essa opção implica instalação de um sistema de calefação, que vai usar gás, óleo ou lenha para aquecer a água, e esta, então, esquentar o ambiente. Caso a sua casa não tenha este sistema de calefação (que é mais comum em prédios), prepare-se para a quebradeira e para os custos – este não é um sistema de aquecimento barato…

À cerâmica

Diferente dos outros modelos de aquecedores, esse aqui absorve o calor gerado, em vez de se dissipar diretamente no ar. Mais barulhento que os demais, emite um som parecido com o de ar condicionado. Pode ser fixado no teto (alguns vêm com controle remoto) e são mais indicados para cozinhas ou banheiros.

Elétrico (incandescente)

Neste modelo de aquecedor, a resistência fica aparente e o calor entra em contato direto com o ar, por isso o aquecimento do ambiente é rápido. Mas cuidado: alguns têm extremidades que aquecem e podem causar queimaduras. São indicados para espaços menores.

Alguns pontos importantes na escolha e no cuidado com o seu aquecedor:

  1. Quanto mais janelas o ambiente tiver, mais potente precisa ser o seu aquecedor.
  2. Pisos frios tendem a ser mais úmidos e também precisam de aquecedores mais potentes.
  3. Já em cômodos com carpete, você pode ter aquecedores com uma potência mais baixa; o carpete costuma deixar o ambiente mais quentinho.
  4. Reserve uma tomada só para o aquecedor.
  5. É importante manter a limpeza e a manutenção que o fabricante orienta.
  6. Mantenha o ambiente ventilado, com as janelas abertas ou um umidificador (alguns aquecedores vêm com esta opção).

climatizador

Este aparelhinho pode salvar o seu nariz, sabia? Isso mesmo, os climatizadores melhoram a qualidade do ar e diminuem os desconfortos causados pelo clima seco. O aparelho também pode ser transportado pra qualquer um dos cômodos, já que são leves e compactos. Ah! E são mais baratos – perfeito, né?

sopa-cha

Estes são fáceis de conseguir! Basta pegar a receita da mamãe, aquecer a água e escolher o sabor: simples! 😀

Está quentinho agora? Esperamos que tenha gostado das dicas.

Bom fim de semana e um beijo…

www.ricardoeletro.com.br

assinatura-blog-LDC-rosa

Obs. A foto principal é do M de Mulher.

NO COMMENTS