Aqui onde eu moro, sábado é dia de feira ou de sacolão. Mesmo que aí não seja, são nos finais de semana que temos tempo para abastecer geladeira e armários com as compras para a semana. E essa, amigos, é a hora da verdade: quero ver quem vai resistir aos chocolates, bolachas recheadas, nuggets e mais um monte desses cacarecos from hell!

Brincadeiras a parte estou deixando como incentivo uma lista de produtos bacanas para se comprar, seja lá onde você for, com as variações alimentares deles. Deixo também dicas de coisas que você pode adiantar para a semana.

Bora lá!

safra-de-agosto

Há alimentos que encontramos quase o ano todo com facilidade e outros de safra. Vou me concentrar na safra desse mês e no que dá pra fazer com o que você comprar. Vale lembrar que são sugestões. Não gostando de um ou mais alimentos, substitua-os por outros que encontrar.

Couve flor – Não é todo mundo que gosta mas couve flor além de ser feita: empanada, gratinada, recheada, a milanesa, como salada ou só no vapor, você pode fazer um purê super saudável com ela! Sabia disso? Então além de todas essas variações que você já conhecia ainda tem a do purê. Fica aqui a receita 🙂
Como armazenar: Retire as folhas e guarde as flores num saco plástico na geladeira. O bacana é que dura até 5 dias (ou seja, rende várias receitas pra essa semana).

couve-flor

Agrião e Escarola – Gente, cês me perdoa mas eu não suporto nenhum dos dois! hahahahahahaha. Que mancada, né? Mas além de não curtir o amarguinho da escarola o agrião dura muito pouco (máximo máximo 3 dias na geladeira). Mas se você curtir, dá pra refogar ou usar de salada as duas folhas.
Como armazenar: Lave e espere secar as folhas e guarde em um saco plástico ou vasilha.

Laranja – Laranja além de suco vira vitamina, doce, se come in natura e ainda vai para pratos salgados, como a nossa geleia de pimenta de ontem, lembra?
Como armazenar: Fora da geladeira dura até uma semana, fresquinha.

Morango – Praticamente o mesmo da laranja e é uma fruta toda toda, né? “Ai, eu fiz um bolo recheado de morangos para a sobremesa de hoje” Uuuuuuuuuui! hahahahaha. Chiquérrimo!
Como armazenar – Tire da bandeja e guarde em um pote na geladeira por no máximo 4 dias. Só lave e tire o cabinho na hora de usar pra evitar dar fomo. Se você quiser comprar o morango porque tava na promoção e guardar para futuras receitas, pique ou bata-os no liquidificador e guarde no congelador por no máximo uns 20 dias.

morangos-agosto

Mexerica (mais conhecida como bergamota lá no sul). Gente, eu cresci chupando mexerica. Pra mim era um absurdo fazer suco AHHAHAHA sei lá por qual motivo. Anyway, quem não curte, né? Levar mexerica pro trabalho é garantia de dividir uns gominhos.
Como armazenar – Fora da geladeira dura até uma semana também.

Abacaxi – Outro grande amor cheio de variações. Se tiver com preguiça peça pro moço tirar a casca pra você mas, olha só: dá pra fazer doce, suco, frozen, salada de fruta, geleia, assado no churrasco e in natura.
Como armazenar: Com casca dura, madura, dura no máximo 3 dias fora da geladeira. Descascado e picado dura até uma semana na geladeira.

Melão amarelo – Não sei aí mas aqui a gente não tem muito costume de comer. Mas sempre que eu como me arrependo do tempo separados ♥  Sei que meu repertório pra melão é muito básico mas uma saladinha de frutas ou um suco são MUITO bem vindos pra quem quer saúde.
Como armazenar – Fora da geladeira dura de 4 a 6 dias dependendo de quão maduro ele estiver. Picado, na geladeira, o mesmo tempo do abacaxi.

Abóbora – Gente, eu ♥ abóbora! Adoro fazer sopa e refogadinha. É tenso tirar a casca mas eu já compro picada. Descascada não mais porque eu descobri que tem muita fibra e nutrientes nela. Olha só essa receita de bolo com chocolate com casca de abóbora.
Como armazenar – Abóbora madura fora da geladeira dura de 4 a 5 dias.

abobora-japonesa

E há outras frutas e legumes a gosto este mês. Aproveite para trazer um pouquinho para experimentar em receitas novas 🙂

 

adiantando-as-tarefas-da-cozinha

Ainda não estamos falando de preparar todas as refeições e congelar mas, se você já faz isso, tem mais experiência que eu em se adiantar. Mas se não é seu caso, essas dicas são as iniciais. Daí, conforme sua rotina, você vai adicionando outros preparos.

  1. Guarde as frutas picadas;
  2. Cebola, alho, salsinha, cheiro verde e outros temperos também;
  3. Prepare marmitinhas de petiscos saudáveis;
  4.  Crie patês e geleias para passar nos pães dos lanches que vai levar para o trabalho;
  5. Se você compra quilos de carnes variadas, separe as porções em vários saquinhos para guardar;
  6. Bata frutas e congele para ter suco natural sempre.
  7. Monte seu Cardápio da Semana 🙂

Aqui em casa a gente deixa as frutas picadas e em um pote mistura: amaranto, chia, linhaça dourada e quinua. Na hora de comer usa essa mistura, granola e um pouco de mel. É saudável mas diferente do que a gente sempre acha, é gostoso pra caramba.

frutas-picadas-preparacao-para-a-semana (1)

frutas-picadas-preparacao-para-a-semana (2)

frutas-picadas-preparacao-para-a-semana (3)

Opa: tem um iogurte perdido alí no meio e que foi parar na minha tigela. Mas você não viu nada, tá?

Que você tenha um ótimo final de semana e comece mais uma numa pegada totalmente diferente. Eu começo meu dia mais velha e cada vez mais preocupada com o meu futuro. Bora construí-lo de forma cada vez mais saudável, simples e feliz 🙂

Beijos da Sam!

NO COMMENTS