Imagem: Instituto Federal Goiano

Olá garotas(os)! Como estão?

Dando continuação aos posts sobre estudos, hoje vou esclarecer um pouco o que é o ENEM.

ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, como o próprio nome indica, ele é o processo que avalia o conhecimento adquirido no decorrer do ensino médio. O ENEM, além de ser utilizado em etapas do processo seletivo de algumas instituições de ensino, também possibilita a participação nos programas governamentais SiSU e ProUni  (vou falar deles nos próximos posts).

Cada faculdade optante por usar o ENEM como parte do processo vestibular tem um critério diferente para a sua utilização que deve ser consultado através do manual do candidato ao vestibular. Estes critérios podem ser a escolha do vestibular tradicional ou o ENEM, bônus na nota do vestibular, substituição de alguma etapa, etc. Algumas instituições extinguiram o vestibular e optaram apenas pelo SiSU (utilizado para universidades públicas), a UFMG foi uma das adeptas a partir de 2014. E as instituições particulares oferecem uma porcentagem das vagas para bolsas de estudos utilizando o ProUni.

A nota obtida no ENEM é o fator determinante para ser selecionado para uma bolsa ou ser candidato a uma vaga, ou seja, quanto melhores as notas mais chances. Para entender um pouco mais sobre como funciona as notas no ENEM acesse o Guia do Estudante nesse link AQUI.

O exame ocorre uma vez ao ano, as inscrições são feitas através do site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) que é o órgão responsável pelo ENEM.

Espero ter ajudado e até os próximos posts!

Dúvidas, críticas e sugestões: [email protected]

Beijocas mis amores!

assinatura_raquelw