Imagem: CMMR-MG

Olá pessoal! Como vão as coisas?

Com este post espero esclarecer uma dúvida muito comum hoje em dia, a diferença de curso técnico e curso tecnológico (embora os nomes se pareçam existe uma grande diferença!). Espero ajudar também aqueles que estão indecisos em qual carreira escolher através deste e dos próximos posts!

O curso técnico é um curso de nível médio, ou seja, pode ser feito juntamente com o ensino médio ou após a sua conclusão. Seu conteúdo é voltado para capacitação teórica e prática do aluno, com a utilização de metodologias de ensino voltadas para o mercado de trabalho e para a atuação no exercício da profissão. O aluno que conclui o curso recebe um diploma de profissional técnico.

Outras informações sobre cursos técnicos encontramos no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos AQUI.

O curso tecnólogo é um curso de nível superior, ou seja, somente pode ser feito após a conclusão do ensino médio e possui validade como um curso de bacharelado ou licenciatura. Normalmente tem curta duração, uma média de dois anos de curso. Com o diploma de tecnólogo é possível continuar os estudos com cursos pós-graduação. Seu conteúdo é voltado para atuação de forma inovadora nas atividades do setor tecnológico com visão crítica. O aluno que forma neste curso possuirá diploma de curso superior.

Outras informações sobre cursos tecnológicos encontramos no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia AQUI.

E vocês já fizeram algum curso dessas modalidades? Eu já comecei a fazer Tecnólogo em Jogos Digitais… Mas a engenharia é mais a minha cara ;)!

Dúvidas, críticas e/ou sugestões? Envie um e-mail: [email protected].

Beijocas e até semana que vem!

assinatura_raquelw

  • Camila Tahan

    Oi Raquel, eu fiz curso técnico de Edificações e depois acabei fazendo faculdade de Arquitetura. Acho importante as pessoas fazerem o tecnico no ensino médio, ele foi o que me fez ter certeza do que eu queria fazer da vida! 😀 bjokas

    • Raquel Wittig

      Que legal Camila! Beijos!

  • Acredito que depende muito do que a pessoa quer para o futuro…

    Beijinhos

    • Raquel Wittig

      É sim Fê, mas é bom conhecer as diferenças para escolher com sabedoria né!
      Beijos.

  • Rebeca Rolim

    Oi Raquel! Adoro essa parte que você ficou comprometida a falar. E eu tenho tudo a ver com o post de hoje hehe.
    Sou técnica em edificações, fiz o curso integrado ao ensino médio no Instituto Federal aqui do Ceará. E agora estou fazendo tecnólogo em estradas no IFCE também. Mas o que quero mesmo é engenharia civil.
    Pra completar, estou noiva, então vou casar e ainda estarei cursando a faculdade, preciso das duas dicas!
    Fico pensando em como vou conciliar trabalho, casa, marido, estudos e outras coisas.
    Ótimo post, beijinhos!

    • Raquel Wittig

      Rebeca… fica tranquila, vai dar tudo certo! Eu me casei e ainda éramos estagiários e ainda estamos vivos… hahahaha!

  • Cintia Barbo

    Bem, eu fiz o curso Técnico em Radiologia. Já atuo há 8 anos nessa área (que adoro). Na minha equipe há técnicos e tecnólogos. Na prática, temos a mesma função, a mesma carga horária e o mesmo salário. No entanto, continuar estudando é sempre importante.

    • Raquel Wittig

      Pois é Cíntia, o bom dos dois cursos é que eles são de curta duração… e que ótimo que você adora o que faz! Beijos.

  • Brunna

    Oi Raquel! Eu faço Tecnólogo em Processos Gerenciais, inclusive, estou no último semestre… Comecei a fazer o Técnico em Administração, mas não conclui. Ambos os cursos são muito bons, mas o Tecnólogo no meu caso, ajuda mais, pois já conclui o Ensino Médio e trabalho na área, preciso de algo mais rápido para começar a pós. Quanto a conciliar, é dificil, mas não impossivel: tenho um filho de 3 anos e meu marido fica com ele enquanto estou na faculdade. Aproveitei tb que estou na casa da minha sogra, então deixo para fazer as atividades domésticas no final de semana.

    • Raquel Wittig

      Que legal Brunna, já está chegando a formatura, se dedica mesmo! Para eu formar ainda faltam 2 anos… :-/
      Beijos.

  • Thamires

    Camila Tahan que legal que você fez Edificações. Eu estou no 3ºsemestre, quase concluindo, e meus planos são fazer Designer e Arquitetura. Acho que o técnico é muito bom para sabermos se é isso mesmo que queremos.

  • Eu sou tecnóloga em Gestão Ambiental e pós graduada em Gestão e Tutoria na EAD!!!

    Beijocas

  • Raquel Ribeiro

    Oi Xará! rs
    Minha vida foi bem essa também: fiz curso técnico de turismo junto com o ensino médio, o que abriu minha mente pra muuuitas coisas e logo que saí do técnico consegui meu primeiro emprego (17 anos). Logo depois, passei no curso de Gestão de Turismo no IFSP e estou no meu último semestre (o curso dura 3 anos).

    Acho que o mais legal do curso técnico é que eu fiz super nova, e me abriu a mente pro mundo, pra história, pra cultura, pra preservação ambiental.. E me deu um emprego bacana, bem nova!

    O mais legal do técnólogo é que ele dura pouco, e é extremamente objetivo. Nós aprendemos o que efetivamente faremos no mercado de trabalho. A maior reclamação que ouço de colegas de trabalho hoje em dia é que fizeram um curso de bacharelado, mas chegaram na empresa e não sabiam nem os códigos de aeroporto..

    Recomendo demais os cursos técnicos e técnologos 🙂

  • Rone

    Um aviso: tecnólogos muitas vezes não são reconhecidos pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). E muitas empresas públicas ou privadas não aceitam a modalidade tecnólogo como requisito na hora de contratar ou selecionar por concurso público.
    Estudante de tecnologia (técnico) em Meio Ambiente.