Olá, leitores do MSG!

Meu nome é Lívia, sou a mais nova colunista do Morando e estou muito feliz de fazer parte dessa equipe. Além dos preparativos para o meu casamento, em janeiro, estou às voltas também com a obra da minha primeira casinha 🙂

Mas pra que deixar simples se a gente pode complicar, né? Meu querido noivo é americano, e tanto ele como a casa estão lá nos EUA! Então, já imaginou discutir obra por skype? Vixe, nada fácil… Ainda mais pra mim, que não sou muito “construtora” e TUDO em relação à obra é novidade.

Pra minha felicidade, meu noivo é um daqueles americanos prendados, que lava, passa, cozinha e, ainda por cima, entende de obra – e meu sogrinho também 😀 Só que, como mão de obra lá é uma facada de sangrar o bolso, até eu estou colocando a mão na massa, no martelo, na chave de fenda etc. etc.etc. nas minhas visitas à casa – e já já vou ter muito DIY (faça você mesmo) pra dividir com vocês!!!

Mas não é que eu acabei curtindo meus dias de trabalhadora braçal? rsrs Até brinquei dizendo que queria ganhar uma luva cor-de-rosa pra esses tipos de trabalho. E ganhei mesmo uma no Valentine’s Day ♥ (vou tirar depois uma foto e postar aqui).

Então, à medida em que as coisas forem acontecendo lá na minha casa, espero compartilhar minhas dúvidas, ideias e projetos aqui com vocês 🙂

Pra começar, vamos falar de decoração?

Atualmente, temos um banheiro no andar de baixo, que vai virar o que eles chamam de “half bathroom” (um meio banheiro, somente com pia e vaso), e outro no sótão, que vai mudar de local devido a problemas no encanamento. E vamos construir um no quarto também, pra ser suíte.

Amo banheiros coloridos, divertidos, e acho que o half bathroom seria um bom lugar pra ousar. Então, estava pesquisando na internet e achei sobre os estênceis de parede.

estencil-banheiro

estencil-banheiro-antes-e-depois

O estêncil fica como um papel de parede, mas você pode mudar mais facilmente caso enjoe, e envolve somente tinta. Estou pensando em decorar o banheiro, mas essa técnica pode ser usada em qualquer outro cômodo da casa.

Com os estênceis podem ser feitos arabescos, contorno com tinta brilhosa, quadradrinhos, bolinhas… Ai, como eu adoro bolinhas (polka dots, como eles chamam por lá) *-*

estencil-bolinha (1)

estencil-bolinha (2)

E pode ser feito na parede, na porta, na lateral de gavetas… Usem e abusem da criatividade de vocês!

estencil-gaveta-e-parede

Pra fazer essa técnica você também pode usar massa corrida e criar desenhos em alto relevo, cobrindo com tinta ou deixando com a cor da massa mesmo.

estencil-alto-relevo-e-parede

Dá pra usar estêncil até mesmo no chão! De madeira, cimento, azulejo…

estencil-chao

estencil-como-fazer

Existem diversas maneiras de fazer…

  1. Comprar um molde de plástico ou metal vazado, já com o desenho pronto, e pintar por cima.
  2. Achar um desenho na internet, imprimir e fazer seu próprio molde vazado.
  3. Fazer um molde de papelão ou outro material, colocar na parede, fazer as linhas de contorno com lápis e pintar por cima (vi um que a pessoa cortou aqueles plásticos de raio-X, sabe? e fez um estêncil com ele)

Dica: comece do meio da parede, pela parte superior. Para pintar a parte vazada do molde, prenda todas as laterais com fita, pois assim não tem risco do molde escorregar. Retire, então, o molde e vá descendo. Dessa forma, quando você for fazer a lateral do que já está pintado e tiver que sobrepor o molde, a tinta já estará seca e não vai borrar.

estencil-como-fazer (1)

estencil-como-fazer (2)

estencil-como-fazer (3)

Espero que vocês tenham gostado das inspirações 🙂 E se alguém já fez ou vai fazer uso dessa técnica, mande foto e compartilhe suas dicas!

Ah! Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever aqui nos comentários ou mandar um e-mail 😉

Beijinhos,

assinatura_livia-mendes

Obs. As fotos são todas de Pinterests

  • Gra

    Nossa, adorei o post. Ansiosa para ver outros de decoração!! 🙂

  • Raquel Albuquerque

    Ah, sou doida para fazer uma parede de bolinhas no meu ape tbm… Como é alugado, nunca animo. Ah, só a título de curiosidade, apesar de não ser muito comum, também temos esse tipo de banheiro no Brasil, eles são chamados aqui de lavabo.