Oi, gente!
Tudo bem por aqui?

A dica que eu vim trazer hoje é sempre minha dica nº 1 para quem vem visitar o Espírito Santo, principalmente a Grande Vitória: o Convento da Penha!

Talvez, para nós que moramos por estas terrinhas o Convento da Penha seja até um clichê, mas garanto: é uma experiência incrível! E se você vier ao Espírito Santo e tiver a oportunidade, não pode deixar de agarrá-la!

convento-da-penha-espirito-santo (7)

O Convento da Penha encontra-se no bairro da Prainha, em Vila Velha (separada de Vitória por 3 pontes), há 154 m de altitude.

convento-da-penha-espirito-santo (2)

Foi fundado pelo Frei Pedro Palácios no século XVI, e no ano de 1569 a Capela erguida no alto do cume recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal. Cercado de muitas histórias e mata, o local é um convite para viajar na história de nosso estado.

convento-da-penha-espirito-santo (4)

São duas entradas: o portão antigo, que dá acesso à Ladeira da Penitência e o portão de acesso pela Estrada de Rodagem, que dá acesso à estrada por onde sobem os carros.

Quem tiver disposição e puder, a subida pela Ladeira da Penitência é imperdível. Nela, o visitante sobe por uma estrada de pedras seculares, em contato com toda a fauna e a flora dos arredores do Convento. Mas quem optar por subir de carro, pode tomar a outra estrada, sem problemas.

convento-da-penha-espirito-santo (5)

convento-da-penha-espirito-santo (6)

A vista do chamado Campinho rende fotos e lembranças incríveis. Dali, tem-se uma excelente visão da baía de Vitória, Porto de Tubarão, cidade de Vila Velha, além do 38º BI que encontra-se aos pés do convento. Para quem quiser conhecer a história, há o Museu de Nossa Senhora da Penha, na antiga Casa dos Romeiros, e a Sala do Milagres, onde encontram-se os ex-votos dos fiéis.

expos-mis-servico

O Convento da Penha fica na Rua Vasco Coutinho, s/nº, no bairro da Prainha. As visitas não são cobradas e podem ser feitas diariamente, respeitando-se os horários das missas para a entrada na capela.

Há um serviço opcional de transporte para levar os visitantes da entrada até o campinho. É cobrado R$ 5 por este serviço (valor de ida e volta).

convento-da-penha-espirito-santo (1)

E vocês, já conhece o Espírito Santo? Já visitou o Convento da Penha? Se não, então já sabe: da próxima vez que passar pelas terrinhas capixabas, não deixe de curtir este pedacinho tão importante da nossa história.

Mais informações pelo site do Convento da Penha ou pelo tel. (27) 3329-0420 😉

Beijos e até a próxima!

assinatura_inglid-loris

  • sabrina

    Minha terrinha linda!!! <3