Oi, gente. Tudo certo? Prontos pro fim de semana?

Na pegada do post sobre Cardápio Semanal que a Sam postou semana passada, nós da Lista de Casamento resolvemos continuar nesse papo de alimentação – mesmo porque, pra gente, comer está no TOP 5 da vida! Não sei pra vocês… rsrs.

O assunto de hoje é sobra de comida. Em francês: restô de ontê. Em japonês: soborô de onte, né? hahaha. Comprar e jogar fora, além de uma dó sem tamanho, é um desperdício e uma falta de economia lascada. Economizar está diretamente ligado a não desperdiçar. Jogou fora é dinheiro indo pro lixo, não tem como separar uma coisa da outra.

E como não tá fácil pra ninguém, o que a gente mais quer aqui é dar dicas valiosas pra você fazer o melhor proveito possível do seu orçamento tão apertadinho, tadinho…

Vem com a gente fazer mágica na sua cozinha, vem!

sobra-de-comida-feijao-sopa-

Agora é sopa!

Gente, aqui em casa é um tal de sobrar feijão! Temos o costume de fazer fresco na segunda-feira e ir comendo durante a semana. Mas o prazo máximo pra acabar com ele é sexta-feira, senão não há quem aguente abrir a geladeira depois…

Então, se chega na sexta e ainda tem muito feijão no pote, não há dúvida: é jogar no liquidificador, bater e voilá! Temos uma sopinha deliciosa pra passar o fim de noite 🙂 Acrescentando macarrãozinho e uma linguicinha calabresa, então… É de lamber os beiços e comer rezando!

Sopa-de-FeijãoImagem: Chef de Cozinha.net

 

sobra-de-comida-arroz-bolinho-

Agora é bolinho!

Básico dos básicos: quem não AMA bolinho de arroz??? Dá pra comer como petisco ou junto com a refeição mesmo. No post com 4 receitas sem carne nós já contamos pra você como preparar um bolinho gostoso e rapidinho 😉

Bolinho-de-arrozImagem:  Hiperativo.com

sobra-de-comida-frutas-salada-de-frutas-

Agora é salada de frutas!

Acontece, né? Dá uma dó mais acontece. Frutas são tão sensíveis que, bobeou, elas estragam 🙁

Mas quando você perceber que elas estão maduras demais, quase passando do ponto, pique tudo, misture com um suco de frutas (ou groselha, minha mãe usava muito groselha quando eu era pequena 🙂 ), e se jogue na salada de frutas!

E finjam que eu não falei nada, mas dá pra usar leite condensado também e engordar se deliciar mais ainda 😉

salada-frutasImagem: blog Ntozei

sobra-de-comida-linguica-omelete-molho

Agora é omelete!

Fácil e rápido: linguicinha frita picadinha + ovo batido = omelete de linguiça 😀

~desculpem a falta de texto, levantei e fui lá fazer um pra mim!

omelete-de-linguicaImagem: blog Receitinhas da Terê

 

Agora é molho!

A linguiça já pronta pode, também, incorporar um belo molho para o seu macarrão. Depois do molho com carne moída (bolonhesa) e do molho com salsicha (adoro!), o molho com linguicinha também vai fazer sucesso: se não experimentou ainda, teste!

receita-polenta-ao-sugoImagem: M de Mulher

 

sobra-de-comida-bife-picadinho

Agora é picadinho de carne!

Jantou bife na segunda, almoçou bife na terça e repetiu o bife à noite. Chega uma hora que a gente não aguenta mais a mesma comida, né? Então, diversifique! Pique os bifes em tirinhas (ou como preferir) e faça um bom picadinho de carne, com ou sem molho, com ou sem batatas (eu ficaria com as batatas, amo batata!). Que tal?

receita-picadinho-molho-madeiraImagem: M de Mulher

 

sobra-de-comida-pao-rabanada-torrada

Agora é rabanada!

Quem disse que precisa esperar o Natal chegar pra comer rabanada? Sobrou pão em casa? Não exite! Prepare o ovo, o leite, o leite condensado + açúcar e canela e mande ver 😀 Uma sobremesa diferente, com sabor de uma das épocas mais gostosas do ano…

rabanadaImagem: Casa, Coisas e Sabores

 

Agora é torradinha! 

Outra coisa legal pra fazer com pão amanhecido é cortar todos em rodelas e colocar no forno para torrar. Se quiser algo ainda mais especial, jogue um pouquinho de azeite e orégano antes de levar ao forno 😉 Dá, também, pra colocar tomate e fazer falsa pizza, sabe? Até com queijo vai super bem. Hmmm…

Torrada-de-pão-francês-com-queijo-e-orégano-2Imagem: Girl Stuff 

sobra-de-comida-macarrao-sopa-salada

Agora é sopa!

Não sei vocês, mas eu não gosto de macarrão requentado. Então, quando tem macarrão aqui em casa, deixamos o molho separado e cada um joga no seu prato. Assim, na próxima refeição o macarrão ainda vai parecer novo!

Mas se sobrou macarrão, que tal colocá-lo para compôr uma bela sopa? Sopa aqui em casa é lei: tem que ter macarrão! Então, unimos o útil ao agradável.

Ah! Se sobrou macarrão COM molho, não tenha medo de lava-lo em água quente e usar SIM pra outros pratos. Não fica nem um pouco estranho, viu? Só tenha um pouco de cuidado, pois o macarrão cozido é frágil e pode quebrar.

massas-para-sopas-3Imagem: Cultura Mix.com/Culinária

Agora é salada!

Outra utilidade para a sobra de macarrão: Salada! penne com presunto e queijo, parafuso com atum, gravatinha com legumes… Criativo, saudável (mais ou menos, vai) e delicioso 🙂

receita-salada-de-macarrao-com-mortadelaImagem: M de Mulher

 

 

E, assim, você tira leite de pedra e faz uma comida já pronta se transformar em duas ou três coisas diferentes!

Um beijão e bom fim de semana,

www.ricardoeletro.com.br

assinatura-blog-LDC-rosa

NO COMMENTS