A dica literária de hoje é daquelas histórias que você devora em pouquíssimo tempo, pois são deliciosas de ler. Pertencente ao estilo Chick-Lit, a narrativa é um entretenimento muito fofo, divertido e perfeito para quem quer descansar a mente. Esse tipo de literatura traz sempre romances leves, mostram a mulher moderna, independente e seus problemas usuais. Algumas pessoas não gostam muito do estilo, dizem que é uma leitura vazia, mas eu acho muito interessante e, de certa forma, podemos até aprender com isso.

O livro que vou apresentar a vocês é um exemplo disso afinal, atire a primeira pedra quem nunca passou por uma fase (ou mais que uma) consumista. Daquelas de comprar tudo que vê, ir a todas as liquidações e colecionar itens supérfluos. Economizar e gastar apenas o que é necessário nem sempre são tarefas fáceis, ainda mais com tantas opções e tanta publicidade por aí. É por isso que eu acredito que todas nós tenhamos um pouquinho de Rebecca Bloom, a personagem do livro Os delírios de Consumo de Becky Bloom, da escritora Sophie Kinsella. Becky é uma consumidora compulsiva.

Ironicamente, a jovem londrina é uma jornalista especializada em mercado financeiro que não consegue (de jeito nenhum) economizar nos gastos e organizar suas finanças. Por isso, carrega uma dívida bancária bem gorda por não pagar o cartão de crédito.

Tentando resolver seus problemas financeiros, Becky está sempre envolvida em inúmeras confusões. O livro aborda um assunto super comum na vida de tantas pessoas de uma forma divertida, ao mesmo tempo que traz uma grande lição. Sem contar que se trata de um romance com uma narrativa leve e que não se prende apenas aos aspectos financeiros da vida de Becky, mas também à família, ao amor e à amizade.

Lançado em 2000 (a primeira edição tem 15 anos e não poderia ser mais atual!), o livro é o primeiro de uma série de histórias que vieram posteriormente sobre Rebecca Bloom e deu origem ao filme de mesmo nome (que também é bem divertido e eu recomendo, mas só depois de ler o livro, viu?). Os outros livros da série são Becky Bloom – Delírios de Consumo na 5ª Avenida, As Listas de Casamento de Becky Bloom, A Irmã de Becky Bloom, O Chá-de-Bebê de Becky Bloom e Mini Becky Bloom: Tal Mãe, Tal Filha. Ano passado, Sophie lançou mais dois – Shopaholic to the Stars e Shopaholic on Honeymoon – que ainda não possuem suas edições em português.

Além dessas obras, a escritora Sophie Kinsella também tem outros romances, todos muito gostosos de ler. Eu indico qualquer um deles, principalmente Lembra de mim? e O Segredo de Emma Corrigan, mas essas são histórias que podem ser contadas em outros posts…

Um beijo e até a próxima!

  • Ioná

    Rsrsrsrs andei meio “Rebeca” esses dias… rsrsrs. Ta loco ein… deu vontade de descer agorinha e ir procurar o filme no Netflix, mas, vou obedecer…rsrsrsrsrs primeiro o livro! (Também to meio “FOGO” (Feng Sh…) esses dias kkkkkk lendo 3 livros de uma vez…rsrrs). Bjoooo! Queria ficar por mais por aqui, mas, tenho que ir dormir… tão agitada que o meu sono tá perdido não sei onde…). 🙂