Como boa baixinha que sou, posso dizer: sempre que eu comprava uma calça nova, precisava levar para uma costureira fazer a bainha. Os modelos vendidos nas lojas (praticamente sem exceção), costumam ser para magras e altas (estilo modelo de passarela) e não encaixam no meu manequim.

Para facilitar o meu trabalho e o de quem se identifica com a minha situação, segue um passo a passo de como fazer a barra da calça à mão e em casa. Assim, além de resolver o problema da peça que arrasta no chão e que vai sendo pisada enquanto caminhamos, economizamos um dinheirinho (o que é sempre bom!).

Em primeiro lugar, decida qual o tamanho ideal da calça. Pense, inclusive, no calçado que você costuma vestir com aquele tipo de calça (sapatilhas, rasteirinhas, tênis ou salto alto). Para facilitar, meça com base em alguma outra peça que você já sabe que serve corretamente. Depois de saber quantos centímetros precisa tirar, deixe mais ou menos 4 cm e corte o restante para não ficar muito tecido sobrando, embolar tudo por dentro da perna e ficar pesando.

Marque, com a ajuda de uma régua ou fita métrica e um lápis, 4 cm na barra, deixando 1 cm na ponta. Dobre (para dentro) esse 1 cm e, depois, os 3 cm restantes, chegando à marca feita com a régua. Na imagem dá pra visualizar direitinho esse passo.

costura-basica-como-fazer-a-barra-da-calça-a-mao (1)

Alfinete a barra para ficar presa e não escorregar na hora de costurar. Depois, coloque a linha na agulha e não se esqueça do nó no fim da linha (dê mais de um pra garantir). Se o tecido for fino, utilize agulha fina; se for mais grossinho, uma agulha um pouco mais grossa. Na dobrinha feita (aquela de 1 cm), finque a agulha e puxe pela primeira vez. Se quiser, passe novamente a agulha pelo mesmo lugar para fortalecer a primeira costura. A partir desse momento, você pode escolher entre dois tipos de ponto para fazer sua bainha.

costura-basica-como-fazer-a-barra-da-calça-a-mao (2)

Um deles é o escondido. A partir daquele primeiro ponto que você já deu, vá dando os outros pegando um pontinho de tecido (fora da bainha) e voltando com a agulha para a bainha. Os pontinhos são feitos sempre exatamente à frente do lugar onde a agulha passa. Observe na imagem como ele acontece.

costura-basica-como-fazer-a-barra-da-calça-a-mao (3)

O outro é o “pé de galinha”. Esse ponto só é possível fazer começando da esquerda para a direita e nunca ao contrário, ou não sairá um ziguezague. Um pouco abaixo do nó inicial e pouco acima da dobra da barra, pegue com a agulha um fio e puxe. Siga fazendo um ziguezague até o final e arremate com três nós. Veja como é feito logo abaixo.

costura-basica-como-fazer-a-barra-da-calça-a-mao (4)

Com a prática, você poderá fazer bainha em todas as calças que precisar e ainda aproveitar o aprendizado para bermudas, saias, vestidos e muito mais.

Beijos e até a próxima!

  • Ioná

    Rsrsrs Que belezinha! Tenho duas calças aqui que estão com fita crepe!!!! Pode rir! é só pra vcs que eu conto! kkkkkkkkkk Fui levar o Deivid no médico essa semana e choveu… adivinha! Voltei até o carro varrendo a calçada! Varrendo messsssmo (aquelas calças de boca mais larga), que raiva! Ah! Cê é baixinha, Sam?! Eu também!!!!!!!!!!! rsrsrsrs Até sei fazer a barra, mas, não tão perfeitinha assim… mas, tava com preguiça (:I ………). Depois dessa não dá mais pra prorrogar! Bora fazer a barra (s) rsrsrsrs

    • Hahahaha, eu sou, amiga! Tenho 1,56 e tô ALOCA fazendo as barras agora depois desse post. Me pediram R$20 em cada calça! Não tem condição!