Olha eu aqui de novo!

As dicas de hoje são para aquelas pessoas que não entendem o que acontece com o dinheiro: ele cai na conta bancária e repente ele desaparece! Hahahahaha. Será que você tem muitas dívidas?

Achei um texto bem legal e vou tentar simplificar para vocês. Com ele você pode perceber se está com a síndrome da “individite”, ou seja, da dívida.

A soma das suas despesas ultrapassa 70% do seu salário líquido?

Você não sabe o que é salário líquido? É fácil!

É o seu salário mais as horas extras ou qualquer outra tipo de ajuda financeira que a empresa te dá menos os encargos financeiros (INSS, IRRF…), desconto do vale transporte e refeição, etc, ou seja, o valor que realmente cai na sua conta.

As suas despesas fixas ultrapassam 70% deste valor? Então fique esperto.

“Consumite aguda”

Não consegue controlar o consumo, olha aquela blusinha fofa na loja e não pensa nem se o dinheiro está na conta pra pagar, afinal, vai ficar ótima com a calça que você comprou a semana passada!

Recorre a empréstimos para pagar as contas fixas, como aluguel e mercado, ou até mesmo pede para parentes

Essa é gravíssima, quer dizer que o que você está ganhando não está dando nem para as suas contas fixas, ou seja, tem alguma coisa bem errada! Isso vira uma bola de neve, por que no próximo mês provavelmente você vai ter que pagar as mesmas contas mais o empréstimo que você fez.

Utiliza o cartão de crédito mais o limite da conta bancária para passar o mês

Olhar aquele limite no cartão e no banco é tentador! Por isso se você utiliza o limite do cartão e da conta todos os meses não esqueçam que vocês vão ter que pagá-lo. Emergências acontecem (e não é aquela blusinha linda da loja) e esses limites estão lá apenas para emergência, mas o mais indicado é ter um pézinho de meia para essas emergências!

Agora se você se identificou com alguns, vários ou todos os pontos, possivelmente você está encrencado com as suas contas, e está na hora de ver onde está o problema.

1269975_69331015

precisa-de-ajuda

Para isso existem diversas planilhas na internet e até mesmo aqui o MSG já postou o seu modelinho. Clique aqui para pegar o modelo do MSG.

Eu costumo utilizar o modelinho da Porto Seguro, ela é bem fácil de ser utilizada e separa as contas por categorias (Vestuário, passeios, etc.) Gostou? Ela está disponível no site da porto seguro para download.

Querem mais dicas para organizar as finanças? Estão deixem seu comentário!

Beijos para todos!

 

assinatura_nathalia-pais

  • Claudia

    adorei, mas estou perdida com minhas contas

    • Ainda dá tempo de arrumar as suas contas, pode ter certeza Claudia!

  • Alynne

    Eu tb estou perdida, todo mês que tenho a esperança de me livrar de alguma conta vem outra. E não falo por causa de roupinhas e etc não, é faculdade, matéria extra, aluguel, conserto de carro, iptu… s.o.s rsrs

    • Infelizmente qdo as nossas contas fixas estão acima dos nossos ganhos, o problema é ainda maior, pq ou temos que eliminar uma das contas fixas ou aumentar o nosso ganho, pois só assim conseguimos sair do sufoco.
      Tenha força que com certeza você consegue sair desta.

  • Ingrid Ferreira

    Eu também utilizo a planilha da Porto Seguro!
    Mas fiz algumas adaptações, pra ficar mais adequada a minha realidade
    Depois que passei a usar essa planilha, eu tive uma melhora muito significativa nas minhas despesas, e conseguir ver onde eu tinha que focar a redução de custo.
    Muito útil!
    O link que você passou jogou na página de perguntas frequentes da Porto, talvez seja melhor direcionar mais especificamente.
    Bjos.

    • Obrigada, vou providenciar o link correto!

      Que bom a a planilha também te ajuda! A melhor saída é sempre enxergar aonde estamos gastando, e a planilha sempre nos ajuda!